Governador lança programa Banheiro em Casa em Ivaiporã
Parceria da Sanepar com a Cohapar interliga módulos sanitários na rede de água e esgoto
O governador Ratinho Júnior e o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, entregaram em Ivaiporã, nesta quinta-feira (27), as primeiras unidades do programa Banheiro em Casa. Fruto de uma parceria com a Cohapar, o programa vai beneficiar na sua primeira fase cerca de 3.400 famílias.
Ratinho Junior destacou o caráter social do programa e a transformação que ele leva às comunidades. “É muito bonito poder levar um banheiro de qualidade para a população. Segundo o IBGE, há cerca de 30 mil domicílios no Paraná onde as pessoas não têm banheiro dentro de casa ou ainda usam estruturas muito antigas. A ideia é atender essas famílias e oferecer mais qualidade de vida e o mínimo de dignidade para tomar banho e ter um ambiente adequado para higiene”, afirmou.
"Começamos por Ivaiporã este programa fantástico que visa dar mais dignidade para as famílias paranaenses. Temos aqui 14 famílias beneficiadas, que ganharam módulos sanitários com toda a estrutura necessária e já estão interligados na rede coletora de esgoto da Sanepar", reforçou Bley. Ele destacou ainda que os investimentos em obras da Sanepar em execução nos sistemas de água e esgoto de Ivaiporã somam R$ 12 milhões.
O presidente da Cohapar, Jorge Langue, enfatizou que o programa atende inicialmente os municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). "No futuro este programa poderá beneficiar até 20 mil famílias", anunciou.
QUALIDADE DE VIDA - Entre os primeiros beneficiados está o aposentado João Maria de Oliveir. Ele contou que a família utilizava um banheiro improvisado, com fossa rústica e sem pia. “A gente usava só uma patente cavada, era perigoso e complicado. Quando falaram que viria um banheiro de verdade, fiquei muito alegre. Nunca conseguiria construir um desses. Agora muda tudo. É mais seguro, mais limpo e dá até para transformar o antigo espaço em uma lavanderia”, contou.
A família da dona de casa Silvana Vieira de Melo, vizinha de João Maria, também recebeu o módulo. Ela revelou que cresceu sem banheiro e que, por muitos anos, ela e os filhos tomavam banho em bacia ou na cachoeira. “Foi muito sofrimento. Eu esquentava água no fogão para dar banho nas crianças e não tinha descarga, era tudo no balde. As doenças vinham fácil. Hoje, ter um banheiro bonito desses é uma bênção. Nunca imaginei ter algo assim. Mudou minha vida e da minha família”.
O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, destacou a sensibilidade e a vocação social do Governo do Estado para com as famílias paranaenses. Ele lembrou que a ausência ou precariedade dos banheiros em domicílios do município é um problema realmente grave. "Você vai achar casas com essa dificuldade, que não têm um banheiro com qualidade, ligado à rede de água, ligado à rede de esgoto. Algo precário", afirmou. Gil acompanhou a entrega dos primeiros módulos sanitários e comemorou: "é um projeto excelente, e tenho certeza, as famílias estão muito contentes. Agradeço por Ivaiporã ter sido o projeto piloto do Paraná".