Loading spinner
Novo Itacolomi - Lidianópolis - Jardim Alegre - Lunardelli - Godoy Moreira - Marilândia do Sul
Novo Itacolomi, Lidianópolis, Jardim Alegre, Lunardelli, Godoy Moreira, Marilândia do Sul 17-10-2025
Previsão Início 17 Out 2025 - 12:00
Previsão de Normalização 18 Out 2025 - 07:00
Motivo

O abastecimento de água depende de automação movida a energia. A falta de luz interrompe captação, tratamento e distribuição. Por questões ambientais, o uso de geradores é limitado até a retomada da energia.

Falta de energia
Informações

Falta de energia e problemas elétricos causados por fortes ventos e chuvas ocorridos nesta quinta-feira (16) e madrugada de sexta-feira (17).

ENERGIA ELÉTRICA É FUNDAMENTAL – O sistema de abastecimento de água depende da eletricidade para funcionar, pois todo o caminho percorrido pela água envolve em seus processos motores, bombas, válvulas e sistemas de automação – e tudo utiliza energia elétrica. Portanto, quando falta energia, também pode faltar água. E a normalização total do abastecimento de água é mais demorada do que o retorno da luz: a velocidade da luz não se aplica à da água. No período de um segundo, enquanto a luz percorre 300 mil quilômetros, dentro da tubulação a água avança um metro. A orientação é evitar desperdícios. A Sanepar conta com a participação de todos!

Localidades

Novo Itacolomi, Lidianópolis (incluindo o distrito Porto Ubá), Jardim Alegre, Lunardelli, Godoy Moreira e Nova Amoreira (distrito de Marilândia do Sul).

Orientações Importantes

Em situações como esta, é essencial fazer o uso econômico da água. 

Priorize a água tratada para alimentação e higiene. Não desperdice. 

Adie serviços que não sejam essenciais.

 

A Sanepar lembra que é importante que cada imóvel tenha uma caixa-d’água com capacidade adequada às suas necessidades de uso, conforme a recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

Serviços podem ser cancelados e/ou adiados de acordo com as condições do tempo, por razões técnicas ou por motivo de segurança.

 

O Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

 

Para esta e outras informações utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile, o portal Minha Sanepar ou consulte o menu Para Clientes aqui do site.

Postado em: 17/10/2025 - 12:20