ÁGUA

A Sanepar produz e distribui água tratada para 345 municípios no Paraná e um em Santa Catarina (Porto União).

A Sanepar fornece água tratada a mais de 10 milhões de pessoas – 100% dos moradores das áreas urbanas dos municípios atendidos pela Companhia tem acesso a água tratada. Destes, apenas 6,5% não tem coleta e tratamento de esgoto. Em 2020, houve um acréscimo de 79.274  novas ligações, o que representa um crescimento de 2,5% em relação ao ano de 2019.

Para continuar a levar a saúde aos clientes atuais e à demanda crescente, e mitigar os efeitos da crise hídrica, além da manutenção dos atuais sistemas de abastecimento, a Sanepar investiu em 2020 R$ 472,7 milhões.

ÁGUA COM QUALIDADE GARANTIDA

A Sanepar mantém estações de tratamento de água em todo o Estado. Para assegurar o atendimento à legislação quanto aos índices de potabilidade, a Companhia realiza cerca de 622 mil análises da água, desde a captação, saída das estações de tratamento e também nas redes de distribuição. A Sanepar realiza ainda, anualmente, cerca de 7,5 milhões de análises nos laboratórios operacionais durante o processo de tratamento da água, ainda dentro das Estações e nos quatro laboratórios centrais.

Dos 345 municípios atendidos pela Sanepar no Paraná e 1 em Santa Catarina, 53% são abastecidos exclusivamente com águas subterrâneas, 35% por sistemas mistos de águas superficiais e subterrâneas e 12% exclusivamente por mananciais superficiais. A Sanepar opera 1.154 poços em todo o Estado.

A água da Sanepar passa por sistema de tratamento com diversas etapas, desde sua captação e por fim, a mesma recebe cloro e flúor, garantindo potabilidade, qualidade e auxiliando na prevenção de cáries dentárias. A Companhia segue procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água, determinados pelo Ministério da Saúde. O trabalho é realizado nas 168 estações de tratamento de água, 4 laboratórios centrais e 153 laboratórios descentralizados de análise da qualidade da água que a empresa possui no Paraná, a fim de garantir a qualidade da água que distribui. Resultados de alguns parâmetros são divulgados periodicamente no site da empresa, em um Relatório Anual, de forma resumida na conta mensal dos clientes, em atendimento ao Decreto Federal nº 5.440/2005, além da divulgação obrigatória para as Secretarias de Saúde municipais e estaduais e o Ministério da Saúde.

Para garantir os bons resultados, a Sanepar realiza regularmente um diagnóstico dos processos de tratamento de água por meio da aplicação do programa denominado Exceletas(Excelência das ETAs) que consiste em realizar verificações in loco das condições do manancial, das instalações físicas, da performance operacional, da capacitação do pessoal e da gestão operacional.

RESPEITO AO MEIO AMBIENTE

A gestão de seus processos, em consonância com o uso sustentável dos recursos naturais e com a busca pela conformidade legal, são premissas da Sanepar.

A Companhia tem uma visão estratégica estruturada sobre o tema e persegue o uso equilibrado e eficiente desses recursos e a consequente conservação do meio ambiente.

PRESERVAÇÃO

Para garantir a integridade dos processos, a Sanepar destina recursos de maneira continuada em programas de educação ambiental, revitalização de rios, proteção de mananciais, pesquisas e desenvolvimento, controle de emissão de gases de efeito estufa (GEE), gestão de barragens e certificações.

TARIFA SOCIAL E CIDADANIA

Para clientes residenciais de baixa renda. Em 2020, a Tarifa Social beneficiou 196.263 mil famílias, o que equivale a 5% do número de economias residenciais da Sanepar.  Gerando um subsídio de R$ 124,8 milhões no ano, água/esgoto.

Os critérios de aplicação de cada uma das Tarifas Diferenciadas estão disponíveis aqui no site. Clique aqui para acessar.

Dados do Relatório de Administração 2020

*O termo 'economia ativa' é usado para designar todo imóvel, ou subdivisão de um imóvel, que possui uma instalação privada ou de uso comum de serviços de água e/ou esgotamento sanitário cadastrada e faturada pela Sanepar.