Sanepar mobiliza centenas de profissionais durante o verão no Litoral
Com o aumento da população nas cidades litorâneas entre dezembro e fevereiro, as equipes da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) são reforçadas para atender o veranista
O fiscal de campo da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) José Valdir Paz, de 52 anos, transferiu-se há seis anos para Pontal do Paraná e sabe que o verão é a época do ano em que seu trabalho fica mais intenso.
“O consumo aumenta muito e o número de atendimentos que faço diretamente aos clientes também é maior. Em muitas visitas, acontece de o problema ser na casa do cliente, como um registro que estava fechado ou uma ligação incorreta na rede”, conta.
Para assegurar o abastecimento de água, o bom funcionamento das redes de esgoto e estar à disposição para atender a intercorrências, a Sanepar conta com centenas de empregados que se dedicam à operação no litoral entre dezembro e fevereiro, período em que a população das cidades litorâneas do Paraná aumenta exponencialmente.
“A Sanepar é feita de pessoas, nas quais cada colaborador é uma peça fundamental em um conjunto de esforços que nos torna uma empresa de saneamento modelo. Nossa operação no Verão Maior Paraná mostra isso: equipes de todas as áreas empenhadas em oferecer o melhor para os veranistas”, destaca o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.
AUMENTO EXPONENCIAL – Para o supervisor de redes da Sanepar no Litoral, Fabio Akira Schiling, o maior desafio da Companhia é a logística que envolve o aumento da produção de água tratada nestes três meses do ano.
“Criamos uma estrutura complexa para atender uma população que aumenta muito em um curto período. Não é só tratar um maior volume de água; temos toda a logística de reserva dessa água, com instalação de contêineres, o gerenciamento do fluxo de caminhões-pipa e das equipes que atuam, em turnos, 24 horas”, conta Schiling, que trabalha há 12 anos na Sanepar, sendo nove deles nas praias.
Como referência do aumento da demanda, entre Natal e Ano Novo (24 a 31/12/2025), a Sanepar produziu 681 milhões de litros de água para abastecer Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, período em que a população das três cidades foi 16 vezes maior que o número de moradores. O volume foi maior que os 613,7 milhões produzidos no mesmo período de 2024.
PREPARAÇÃO ANTECIPADA - Para atender a toda essa demanda, a Sanepar investiu R$22 milhões em obras, tecnologia e logística no Litoral paranaense antes de os veranistas descerem a Serra do Mar. Durante a temporada, os empregados já estão pensando no próximo verão. “Cada ano é um desafio novo. Já estamos pensando no que acertamos e o que podemos melhorar para a temporada 26/27”, fala o supervisor.
CONVERSA NO PORTÃO – Tem mais gente da Sanepar trabalhando duro durante o verão no litoral do Paraná. A Companhia tem uma linha de frente em contato direto com os clientes, reforçando o atendimento presencial.
Foi criada uma força-tarefa para conhecer melhor o padrão de consumo dos clientes, com visitas aos imóveis. Para isso, empregados da Companhia de outras cidades aceitaram a missão. Entre eles, o agente administrativo Tiago de Souza Oliveira, de 36 anos, que encarou 700 km de Nova Londrina até Matinhos, onde fica até a próxima sexta-feira (13/02).
Ele avalia que o esforço de ficar longe da esposa e da filha de 1 ano e 3 meses vale a pena. “As pessoas se sentem acolhidas quando vamos até elas para perguntar suas dúvidas e orientar sobre o que pode causar a falta d’água. Percebi uma população muito receptiva a colaborar e contribuir”, destaca Oliveira.
Foram instaladas duas Centrais de Atendimento temporárias (Matinhos e Pontal do Paraná) em apoio às outras três centrais permanentes nos dois municípios e em Guaratuba. Só em janeiro, as seis centrais litorâneas realizaram 7 mil atendimentos presenciais, volume maior que a média mensal (de 4,9 mil).
Os empregados saneparianos também atuaram nos dias de shows do Verão Maior Paraná, distribuindo mais de 5 mil copos d’água para o público.
LIMPEZA e VOLUNTARIADO – Mais 180 trabalhadores locais foram contratados pela Sanepar, temporariamente, para atuarem na limpeza das praias. Este ano, eles já recolheram mais de 200 toneladas de lixo e materiais recicláveis deixados na orla paranaense.
Durante os finais de semana de janeiro e fevereiro, 200 empregados da Sanepar, de diferentes setores, têm ido à beira-mar em Matinhos e Pontal do Paraná abordando veranistas, distribuindo material com orientações sobre o uso racional da água e tirando dúvidas dos clientes.