Sanepar e Consulado do Japão fortalecem relações bilaterais
Reunião na sede da Companhia tratou de alianças em projetos e estratégias para o saneamento
O Cônsul-Geral Adjunto do Japão em Curitiba, Rei Oiwa, esteve em reunião com o Diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, nesta quinta-feira (23), para alinhar agendas de cooperação e fortalecer a aliança de projetos e estratégias, nas relações internacionais entre Japão e Brasil, especialmente na área de inovação.
Para Bley, o encontro demonstra o avanço da Sanepar na agenda de inovação, sustentabilidade e internacionalização. “Estamos permanentemente buscando e desenvolvendo parcerias de cooperação técnica, inovação ambiental e novos negócios, aprimorando cada vez mais a expertise da Sanepar, que já é internacionalmente reconhecida”, destaca.
Oiwa ressaltou a importância estratégica das relações bilaterais entre Japão e Brasil, destacando que o governo japonês considera os temas de cooperação tecnológica e ambiental como pautas prioritárias da diplomacia entre os dois países — incluindo as iniciativas de economia circular desenvolvidas na parceria entre a Sanepar e a empresa Kyowa Kako Co. Ltd.
A parceria com a empresa japonesa prevê a aplicação da tecnologia de compostagem hipertermofílica (organismos resistentes a altas temperaturas) aerada no tratamento de lodo de esgoto, e pode vir a ser uma futura oportunidade de negócio conjunta, para transformar o lodo de esgoto em um ativo de valor agregado, com a produção de fertilizante orgânico de alta qualidade.
Na reunião, o Cônsul também renovou o convite para que a Sanepar realize uma visita técnica ao Japão nos próximos meses, com foco em intercâmbio de conhecimento, imersão tecnológica e ampliação da cooperação institucional. O encontro incluiu ainda menção às parcerias trilaterais, como o evento recente no Palácio Iguaçu, realizado em cooperação entre Paraguai e Japão, por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) Paraguai, ampliando o escopo regional da cooperação.
PRESENÇAS – Também participaram da reunião o diretor de Inovação e Novos Negócios, Anatalicio Risden Junior, o especialista em Pesquisa e Inovação, Gustavo Possetti, e o assessor do Cônsul do Japão, Nelson Anzai.