Sanepar integra primeira unidade do Poupatempo Paraná em Curitiba
Companhia estará acessível ao cliente em mais um espaço para oferta de seus serviços
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) passa a integrar o Programa Poupatempo Paraná. A primeira unidade foi inaugurada pelo Governo do Estado na manhã desta terça-feira (07) e funcionará no Shopping Estação, em Curitiba. O Poupatempo é uma central de atendimento multisserviços, reunindo em um mesmo local mais de 200 serviços públicos com o objetivo de facilitar e tornar ágil o acesso. As próximas unidades serão inauguradas em Londrina e Ponta Grossa. Até o fim deste ano, serão 14 novos Poupatempo no estado. A Sanepar estará em todos eles.
"É um novo e importante canal de atendimento da Sanepar com seus clientes. Nosso foco é qualidade em todos os serviços prestados e estar cada vez mais perto das pessoas. Estar atentos às necessidades do cliente, faz parte dessa busca constante da Sanepar pela qualidade, pela excelência", comenta o diretor de Administração da Sanepar, Fernando Guedes, que representou o diretor-presidente, Wilson Bley, na inauguração. Também estiveram na solenidade o gerente de Relacionamento Comercial, Eduardo Valenza, o coordenador de Teleatendimento, Marcio Grevinski Junior, e os empregados Ilza Burda e Gilmar Niel Zavatzky.
A unidade Poupatempo do Shopping Estação funcionará das 8 às 17 horas, sem fechar para o almoço. A entrada é pela Avenida 7 de Setembro, para quem chega antes da abertura do shopping. Além da Sanepar, os cidadãos terão acesso aos serviços de órgãos como Agência do Trabalhador, Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuf), Cohapar, Detran, Procon, Copel, secretarias estaduais de Educação (Seed), da Fazenda (Sefa), Balcão Multisserviços, Balcão de Serviços Digitais e Prefeituras, e vários outros. O atendimento será realizado de forma presencial e digital.
O Governo do Paraná projeta que sejam realizados cerca de 27 mil atendimentos diários - 7 milhões ao longo do ano. O governo estadual investiu R$ 870 milhões no projeto, que deve gerar uma economia de ao menos R$ 2 bilhões. A governança e a gestão do Poupatempo serão feitas pela Superintendência Geral de Governança de Serviços e Dados (SGSD), vinculada à Casa Civil.
ESPALHADO PELO ESTADO - Entre 2025 e 2026 estão previstas 20 unidades do Poupatempo no Paraná: Curitiba - Centro, Curitiba - Boa Vista, Curitiba - Pinheirinho, Apucarana, Arapongas, Araucária, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Colombo, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pinhais, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e Paranaguá.
O atendimento da Sanepar e de alguns órgãos será feito pela empresa CIX Citizen Experience. Dezessete funcionários da CIX estão sendo treinados por técnicos da Sanepar desde setembro para que possam dominar os processos comerciais internos da Companhia. “Como parte da preparação, os colaboradores da CIX também acompanharam o atendimento presencial nas centrais da Sanepar, para observar a rotina, a abordagem com os clientes e os encaminhamentos realizados”, explica Eduardo Valenza. Segundo ele, haverá supervisão da Sanepar no trabalho desses atendentes.
No começo, serão ofertados ao cliente no Poupatempo os seguintes serviços da Sanepar:
· Atualização cadastral;
· Emissão de segunda via da fatura;
· Emissão de declaração de quitação de débitos;
· Cadastro de vencimento alternativo e de endereço alternativo para entrega de fatura;
· Solicitação de verificação da qualidade da água;
· Solicitação de verificação de pressão e falta-d'água no imóvel;
· Solicitação de religação por pagamento (obturador);
· Informação de vazamento na ligação ou no passeio;
· Solicitações de serviços/consertos na ligação;
· Solicitação de deslocamento da ligação de água;
· Orientações sobre canais de relacionamento (site, aplicativo, 0800 200 0115, WhatsApp e e-mail);
· Orientações sobre pagamentos (cartão de crédito, PIX, DAA e agentes arrecadadores);
· Orientações sobre adesão à fatura digital e autoleitura.
A Sanepar possui 368 Centrais de Relacionamento com o Cliente nos 345 municípios onde atua. Entre os canais de atendimento da Companhia, o cliente continua contando com o Serviço de Atendimento feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, pelo WhatsApp (41) 99544-0115 e pelo aplicativo Sanepar Mobile.