Sanepar mobiliza voluntários na limpeza de rios e praias
Ações no Paraná, em parceria com o Sesc, estão em sintonia com movimento mundial de mais de 190 países pela conscientização sobre a importância da água
Cerca de 300 empregados da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) participaram voluntariamente de ações de limpeza de rios e de praias no Paraná, como parte de um movimento mundial pelo cuidado com a água organizado em mais de 190 países que mobiliza milhões de voluntários. O objetivo é fortalecer a conscientização sobre a importância das ações individuais na preservação ambiental e nos cuidados com a água. A Companhia atuou em parceria com o Sesc Paraná, entidade promotora do evento.
A coordenadora do Programa de Voluntariado Corporativo, Lucilene Costa, explicou que a ação está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. “A Sanepar tem envolvido suas práticas, programas e projetos nos ODS, incluindo a mobilização dos voluntários da Sanepar para diversas ações ligadas à sustentabilidade. Nesta ação de sábado, o foco esteve no Objetivo 14, que trata da conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos, protegendo a vida aquática, bem como do Objetivo 6, que visa a garantir o acesso, a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todas e todos até 2030”, afirmou.
A gerente de Saúde do SESC, Luane de Lima, destacou a importância deste grande mutirão para a retirada do lixo de rios, mares e encostas. “Temos diversas ações ambientais e a limpeza é uma atividade totalmente prática, que envolve toda a comunidade no Paraná para retirar o lixo da natureza. Já estamos na quinta edição e essa é uma ação muito importante para mostrar o papel de cidadania do SESC para com a sociedade. A parceria com a Sanepar, pelo seu trabalho, organização e abrangência, é importante para trazer o engajamento da comunidade na preservação da água”, comentou.
EXEMPLO - Em Curitiba, o trabalho se concentrou no mutirão de limpeza do rio Barigui, na Cidade Industrial. Entre os 50 voluntários da Sanepar, a pequena Maria Clara se destacava: aos três anos de idade, com a mãe e o pai, ela era a voluntária mais jovem. “Gosto do trabalho voluntário e do trabalho com o meio ambiente. São coisas que estão na minha vida há anos. Hoje eu quis trazer a minha filha para essa ação e para fazer um plantio porque quero que ela possa começar, desde cedo, a entender a importância da mobilização pelo meio ambiente. Ela já estava vendo sobre o tema na escola, por causa do Dia da Árvore. Então, foi um complemento importante essa prática em família”, contou Sabrina Ricetto Karas, mãe de Maria Clara e voluntária da Sanepar.
Outro empregado da Sanepar presente no evento em Curitiba foi Leonardo Viercisnki, que trabalha no Centro de Controle Operacional de Esgoto. “Esta foi a segunda vez que eu participei dessa ação de limpeza e de plantio. Nós nos preparamos para isso e usamos as luvas adequadas que o Sesc entregou para os voluntários. Com dois filhos pequenos, vejo a importância da conscientização, para o presente e para o futuro. É uma ação importantíssima separar o lixo e dar o destino correto. Precisamos dar bons exemplo para nossos filhos”, disse Leonardo.
Entre diversos tipos de embalagens, entulhos e resíduos às margens do rio Barigui, foram retirados 620 quilos de lixo e resíduos, encaminhados pela prefeitura municipal para um aterro sanitário. Próximo às margens do rio, foram plantadas 80 mudas de árvores nativas.
ABRANGÊNCIA – Voluntários da Sanepar participaram de mutirões de limpeza em rios, córregos e praias e também em plantios de árvores nativas em 23 cidades do Paraná: Apucarana, Arapongas, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Guaratuba, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Matinhos, Nova Londrina, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Rio Negro, São José dos Pinhais, Umuarama e União da Vitória.
A gerente regional da Sanepar de Campo Mourão, Araceli Stela, participou da ação naquela cidade. Para ela, a parceria dos voluntários da empresa é parte compromisso dos empregados em lembrar que cuidar dos rios deve ser um esforço diário. “Hoje estamos aqui, em Campo Mourão às margens do rio, em parceria com o Sesc, para lembrar e reforçar a consciência de que nós devemos cuidar dos nossos rios todos os dias”, disse.
Em algumas cidades, como São José dos Pinhais, Londrina e Arapongas também foram realizadas ações de educação ambiental com jogos e atividades lúdicas e carreata para mostrar a quantidade de lixo retirado das margens dos rios.
COMPROMISSO – Com uma cobertura de 82% nos 344 municípios do Paraná atendidos pela Companhia, a Sanepar evita que diariamente sejam despejados milhares de litros de esgoto sem tratamento em rios, lagos e mares. “A Sanepar tem o compromisso diário de contribuir para a conservação das águas e a atividade principal que evita a poluição das águas é a coleta e o tratamento do esgoto. Todo esgoto coletado pela Companhia recebe o devido tratamento. Ao todo, são 3,48 milhões de unidades conectadas à rede de saneamento, evitando o lançamento de dejetos nos rios”, explica o presidente da Sanepar, Wilson Bley.