Loading spinner

Aplicativo Sanepar tem nova versão, com reforço em segurança e navegação amigável

Enviado por Adriana Brum em

Investindo em ações de reforço na segurança de informações nos meios digitais e em facilitar a vida dos usuários, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) lançou uma nova versão do Aplicativo Sanepar, o aplicativo para tablets e smartphones, que leva os serviços da empresa para a palma da mão do usuário.

Compatível com os sistemas operacionais Android e iOS, a atualização do app foi lançada, nesta quarta-feira (3), e já se encontra disponível para download nas lojas Google Play e AppStore.

NOVAS FUNCIONALIDADES - Com novo visual para uma navegação mais amigável, a plataforma ganhou novas funcionalidades, como o pedido de nova ligação, emissão de declaração de quitação de débitos, solicitação de serviços.

Os serviços oferecidos na versão anterior - geração de segunda via da fatura, verificação do status das faturas anteriores, consultas sobre intervenções que possam interromper o fornecimento de água, acompanhamento de consumo - também estão no novo app.

Todas essas funções também podem ser acessadas pelo portal do cliente Minha Sanepar a partir do site oficial da Companhia. Para chegar ao portal, basta clicar no botão Acesse Minha Sanepar (clientes.sanepar.com.br) na capa do site.

MAIS SEGURANÇA – A grande novidade nos acessos via aplicativo ou pelo site é o reforço na segurança e privacidade dos dados.

“A principal característica do Aplicativo Sanepar não é visível aos olhos, mas reflete uma das principais preocupações da empresa: oferecer segurança ao cliente não só sobre os serviços prestados, mas também às informações dos usuários”, ressalta o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.

A partir de agora, para fazer login e solicitar serviços, o cliente passa a ter uma camada extra de segurança, com o acesso por meio de uma certificação oficial da titularidade com duas opções de acesso: pelo www.gov.br, conta digital do Governo Federal que unifica serviços públicos digitais, ou pela Central de Segurança Governo do Paraná, plataforma digital do Governo do Estado.

Em ambos os meios, o usuário entra na plataforma da Sanepar com comprovação prévia de sua identidade e com a opção de utilizar o login com verificação em duas etapas. O acesso mediante verificação da identidade pode ser armazenado no celular para reconhecimento e login imediato nos próximos usos.

Além disso, as solicitações feitas pelo usuário permanecem salvas no portal Minha Sanepar e no Aplicativo Sanepar, com histórico dos protocolos de forma unificada.

CUIDADO ANTIFRAUDE - A Sanepar reforça a orientação aos usuários para que, ao pedir serviços via internet, acessem apenas o endereço oficial da empresa, o www.sanepar.com.br. Preferencialmente, o acesso deve ser feito digitando a URL no navegador.

Qualquer variação do endereço que não seja www.sanepar.com.br não deve ser acessada, evitando o risco de fraudes. Em plataformas de busca, como o Google, em especial, a atenção deve ser redobrada e o usuário não deve clicar em links patrocinados que usem o nome da Sanepar.

A versão do app entrou no ar nesta quarta-feira (3), com acesso a serviços como geração de segunda via da fatura, consultas de intervenções que possam interromper o fornecimento de água

Cliente
Nova verrsão do aplicativo da Sanepar Nova verrsão do aplicativo da Sanepar
Curitiba
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Trabalho da Sanepar durante a madrugada garante praias limpas e seguras após shows no Litoral

Enviado por Glaydson Angel… em

As equipes da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) recolheram cinco toneladas de lixo das areias de Matinhos, no Litoral do Paraná, no primeiro fim de semana de shows do Verão Maior Paraná 2025/2026. A operação de limpeza foi concentrada na faixa de areia ocupada pelos espectadores, teve início logo após o termino dos shows e seguiu pela madrugada, garantindo que a praia estivesse pronta para os veranistas logo nas primeiras horas da manhã.

Entre sexta-feira (09) e domingo (11), a presença massiva de público — estimado em 722 mil pessoas — exigiu uma logística de precisão. Para garantir a agilidade necessária e liberar a praia limpa ao amanhecer, a Sanepar investiu em tecnologia e mecanização. A força-tarefa noturna contou com oito colaboradores operando duas máquinas saneadoras, um quadriciclo e um trator com carreta.

Além da coleta manual, que foca em itens maiores como latas e garrafas, as máquinas saneadoras revolvem a areia a uma profundidade média de 20 centímetros. O equipamento peneira o solo, retirando resíduos difíceis de captar a olho nu, como cacos de vidro, bitucas de cigarro, tampas de garrafa e microplásticos de embalagens.

Essa varredura profunda não apenas melhora a estética da praia, mas reduz riscos de doenças causadas por bactérias e germes, além de evitar que o lixo chegue ao mar. O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, destaca que a operação foi aprimorada para atender ao novo patamar turístico do litoral paranaense.

"Com o nosso litoral transformado nos últimos anos, hoje talvez seja o maior aglutinador de turistas do estado. A Sanepar segue com seu importante papel: já fazíamos a limpeza de forma contínua durante a temporada, mas aprimoramos isso e fazemos as limpezas de forma rápida, para que quem foi ou não ao show possa curtir a praia pela manhã", afirma Bley.

SANEPAR NO LITORAL  - A limpeza noturna pós-show integra o Plano Operacional da Sanepar para a temporada 2025/2026, que conta com investimentos de R$ 22 milhões. Além da força-tarefa pós-show, a coleta de resíduos é feita diariamente e cobre 48 quilômetros lineares da orla, abrangendo Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.

Os números são impressionantes. Só na madruga do dia 1º de janeiro, após as comemorações do Réveillon, as equipes da Sanepar recolheram 8,8 toneladas de lixo entre garrafas de vidro, copos plásticos e restos de embalagens e de alimentos, latas de alumínio, hastes de fogos de artifícios em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba.

Também integram as atividades da Sanepar na temporada de verão ações de conscientização ambiental durante o dia, com distribuição de sacolinhas para descarte correto, e pontos de hidratação gratuita durante os grandes eventos. O material retirado pela Sanepar das praias do Paraná que for reciclável será destinado a associações de catadores de municípios litorâneos.

Equipes da Sanepar recolheram 5 toneladas de lixo da areia no Palco Matinhos no primeiro fim de semana de shows do Verão Maior Paraná 2026

Cliente
Máquina saneadora realiza o trabalho de limpeza das areais após shows Máquina saneadora realiza o trabalho de limpeza das areais após shows Máquina saneadora realiza o trabalho de limpeza das areais após shows no Litoral do Paraná
Equipes realizam o trabalho de limpeza das areais após shows no Litoral do Paraná Equipes realizam o trabalho de limpeza das areais após shows no Litoral do Paraná Equipes realizam o trabalho de limpeza das areais após shows no Litoral do Paraná
Matinhos
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

@saneparnolitoral: Sanepar cria perfil no Instagram com foco em veranistas e moradores do Litoral

Enviado por Ediane Battistuz em

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) lançou, no sábado (10), um novo perfil na rede social Instagram. É o @saneparnolitoral, com foco em informações para moradores e veranistas que aproveitam a temporada de verão no Litoral do Paraná.  

Ao seguir o novo perfil da Sanepar, será possível se informar sobre o abastecimento de água e saneamento na região por meio de alertas de utilidades públicas, como realização de obras, manutenção e questões emergenciais. O principal objetivo é fortalecer o diálogo com a população, afirma o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley. 

“Nós queremos manter uma relação cada vez mais transparente com nossos clientes e melhorar a experiência de atendimento. Neste contexto, a comunicação é um pilar fundamental. Por isso, criamos esse canal temporário, que irá funcionar somente na temporada de verão para divulgar informações relevantes sobre o abastecimento de água e o saneamento das cidades do Litoral atendidas pela Sanepar”, explica. 

Canais oficiais de atendimento 

O @saneparnolitoral é um canal informativo complementar, que vai fortalecer a divulgação que já acontece nos canais de comunicação oficiais da Sanepar. Confira como obter atendimento para serviços, solicitações e emergências:

- Telefone 0800 200 0115 (ligação gratuita)

- E-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br; 

- WhatsApp (41) 99544-0115.

- Aplicativo Minha Sanepar, disponível nas lojas Google PlayApp Store

- Os serviços oferecidos no Aplicativo Sanepar também estão disponíveis no portal do cliente - Minha Sanepar e no site sanepar.com.br, a partir do menu Para Clientes > Minha Sanepar.

Os modos virtuais de atendimento funcionam 24 horas por dia, todos os dias do ano, incluindo finais de semana e feriados.

Se preferir, o cliente pode ir até uma Central de Relacionamento. Confira locais e horários de atendimento aqui

Objetivo é levar mais informações e dicas essenciais para a população durante a temporada de verão nas praias do Paraná

Cliente
Celular mostra novo perfil da Sanepar no Instagram Celular mostra novo perfil da Sanepar no Instagram Novo perfil da Sanepar no Instagram é focado no Litoral
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Sanepar mobiliza 30 colaboradores para atendimento preventivo no Litoral

Enviado por Chelsea Karina… em

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) reuniu uma equipe com 30 empregados para realização de atendimentos individuais e preventivos no Litoral do Paraná. Equipes da Companhia vão percorrer bairros de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná para ouvir moradores e comerciantes, tirar dúvidas e orientar a população. A força-tarefa começou suas atividades na tarde desta quarta-feira (7) e deve atuar pelos próximos doze dias. 

O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, explica que a iniciativa aposta em uma abordagem pró-ativa dos clientes. “Ao invés de esperar que o morador ou veranista ligue para a Sanepar, nossas equipes vão até os imóveis para identificar demandas, prevenir problemas e realizar ações educativas”, disse Bley. 

Para atender a alta demanda de clientes durante a temporada, a Sanepar dobrou o total de Centrais de Atendimento no Litoral, segundo o gerente geral comercial da Sanepar, Sergio Augusto Portela. “Nós temos três centrais físicas para atendimento da população, mas durante a temporada esse número chega a seis pontos avançados de atendimento presencial. A equipe é formada por 20 colaboradores e agora ganha um reforço de 30 agentes em campo, totalizando 50 profissionais para atender os clientes”, detalhou Portela. 

A equipe da força-tarefa vai atuar em áreas mais afastadas das centrais de relacionamento físico, como o balneário de Pontal do Sul e bairros de Guaratuba. Para garantir a segurança dos clientes, todos os integrantes da força-tarefa estão devidamente identificados com crachá e veículos com a logomarca da Sanepar. O trabalho é realizado em duplas, abordando tanto clientes residenciais quanto comerciais.

Prevenção - O diferencial desta ação é a conversa direta com a população. As equipes aplicam um questionário detalhado para entender a realidade de cada imóvel. Entre os principais objetivos estão:

Atualização cadastral: coleta de telefone celular e e-mail para facilitar a comunicação rápida da Sanepar com o cliente em casos de avisos de parada ou emergências.

Detecção de problemas: verificação in loco sobre a satisfação com o abastecimento, existência de vazamentos ou problemas na rede de esgoto como refluxos ou extravasamentos.

Educação ambiental - Um dos pontos cruciais da força-tarefa é a educação preventiva. As equipes distribuem materiais informativos e orientam os moradores sobre dois temas fundamentais para o verão:

  • A importância da caixa-d’água. A Sanepar detectou que muitos imóveis no litoral possuem reservatórios subdimensionados para a quantidade de pessoas que recebem na temporada. As equipes orientam sobre o tamanho ideal da caixa-d'água (capacidade de reservação) e entregam um guia sobre como realizar a limpeza correta do reservatório.
  • Uso racional da água. Em parceria com a área de Meio Ambiente, são distribuídos folders com dicas de economia, incentivando o reaproveitamento da água da máquina de lavar e o fechamento de torneiras durante atividades básicas de higiene.

"O principal objetivo dessa ação é aproximar o cliente da área comercial da Sanepar. Queremos ouvi-lo, receber sugestões e até reclamações para saber onde podemos melhorar. É um trabalho para aprimorar a experiência do cliente e fortalecer esse relacionamento que é vital para a Companhia", destaca Portela.

A equipe da força-tarefa vai percorrer bairros mais afastados das centrais de relacionamento. O objetivo é atender demandas da população e atuar preventivamente com informações e educação ambiental

Cliente
Atendimento litoral Atendimento litoral
Atendimento litoral Atendimento litoral
Atendimento litoral Atendimento litoral
Atendimento litoral Atendimento litoral
Atendimento litoral Atendimento litoral
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Sanepar traz 26 dicas para o uso consciente da água em 2026

Enviado por Adriana Brum em

Início de ano é sempre um momento que as pessoas se dispõem a criar ou aprimorar hábitos. Além de objetivos pessoais, familiares e profissionais, incluir na lista costumes que contribuam para preservar o meio ambiente é uma boa escolha.

Por isso, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) reúne 26 dicas práticas para as pessoas adotarem o consumo consciente e racional da água, sem desperdícios. Também orienta boas práticas para garantir que a água chegue com qualidade até a torneira.

Ampliar o cuidado com o uso da água é fundamental para preservar esse recurso natural tão precioso. E faz diferença não só no dia a dia, mas também tem impacto no futuro do abastecimento.

SEM DESPERDÍCIO

  1. Feche a torneira ao escovar os dentes ou fazer a barba;
  2. Reduza o tempo de banho e feche o registro ao se ensaboar;
  3. Utilize a máquina de lavar roupas apenas com carga completa;
  4. Reaproveite a água da máquina para limpeza de pisos e calçadas;
  5. Evite lavar calçadas com mangueira; prefira vassoura e balde;
  6. Conserte vazamentos em torneiras, registros e descargas;
  7. Use descargas com sistema de duplo acionamento, quando possível;
  8. Feche a torneira ao ensaboar a louça, reabrindo para enxaguar;
  9. Regue plantas no início da manhã ou à noite, reduzindo a evaporação;
  10. Prefira balde e pano para lavar o carro.

ATENÇÃO EXTRA NO VERÃO

  1. Evite duchas longas após sair do mar ou da piscina, seja em casa ou em duchas públicas;
  2. Retire o excesso de areia antes de usar o chuveiro;
  3. Não utilize mangueiras para lavar áreas externas em casas de veraneio;
  4. Fique atento a vazamentos em imóveis que ficam fechados por longos períodos;
  5. Oriente as crianças sobre o uso consciente da água, mesmo em momentos de lazer;
  6. Não troque a água das piscinas infláveis a cada uso. Basta fazer a limpeza, colocando 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água na piscina.

CHECK LIST 

  1. Confira no site ou aplicativo da Sanepar se há aviso de interrupção programada ou de emergência na sua região. Titulares da fatura também podem autorizar o envio de aviso via mensagem de texto; a solicitação pode ser feita pelo aplicativo;
  2. Verifique se o registro do imóvel está aberto;
  3. Observe se vizinhos também estão sem abastecimento;
  4. Se a falta de água ocorre apenas nos pavimentos mais altos, é necessário avaliar se o sistema interno de pressurização do imóvel está funcionando a contento;
  5. Verifique se o imóvel tem caixa d 'água: ela é essencial para casos de manutenção da rede de distribuição. E confira se ela comporta o volume suficiente para o consumo de pelo menos 24 horas de todas as pessoas que utilizam o imóvel. Considere que cada pessoa utiliza, em média, 150 litros por dia;
  6. Em caso de dúvida, entre em contato com os canais oficiais de atendimento da Sanepar: 0800-200-0115, aplicativo, site (www.sanepar.com.br) ou WhatsApp (41)99544-0115;

CADA UM FAZ SUA PARTE

  1. Manter caixa d’água com capacidade adequada ao número de moradores.
  2. Limpar e desinfetar a caixa d’água periodicamente;
  3. Garantir que a instalação hidráulica esteja em boas condições;
  4. Em edificações com mais de um pavimento, utilizar sistema de pressurização adequado.

Ampliar o cuidado com o uso da água é fundamental para preservar esse recurso natural tão precioso. Adotar hábitos simples e práticos de consumo consciente da água faz diferença não só no dia a dia, mas também tem impacto no futuro do abastecimento

Cliente
Dicas para uso consciente da água em 2026 Dicas para uso consciente da água em 2026
Dicas para uso consciente da água em 2026 Dicas para uso consciente da água em 2026
Dicas para uso consciente da água em 2026 Dicas para uso consciente da água em 2026
Dicas para uso consciente da água em 2026 Dicas para uso consciente da água em 2026
Dicas para uso consciente da água em 2026 Dicas para uso consciente da água em 2026
Dicas para uso consciente da água em 2026 Dicas para uso consciente da água em 2026
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Confira os horários especiais de atendimento da Sanepar neste fim de ano

Enviado por Glaydson Angel… em

As Centrais de Relacionamento da Sanepar de todo Paraná vão funcionar em dias e horários especiais neste fim de ano. Nas vésperas do Natal e do Ano Novo, dias 24 e 31 de dezembro, todas as centrais operam até às 12h. Clientes com pendências ou que necessitem de serviços da Companhia devem buscar atendimento com antecedência para evitar possíveis transtornos. 

Já nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, não haverá expediente na Centrais de Relacionamento da Sanepar, com exceção das cidades de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. No Litoral do estado, em razão do grande fluxo de veranistas, o atendimento acontece em horário normal nestas datas. 

CAPITAL - Em Curitiba, a Central de Relacionamento da Sanepar localizada na Rua da Cidadania Tatuquara estará fechada do dia 22 de dezembro até 4 de janeiro, conforme decreto municipal. O retorno previsto para o atendimento é dia 5 de janeiro. Para obter orientações e informações sobre os serviços durante este período, a população poderá comparecer às Ruas da Cidadania mais próximas: Bairro Novo e Pinheirinho. 

No Bairro Novo, o atendimento personalizado da Sanepar é feito na Rua Tijucas do Sul, 1700. Já no Pinheirinho, o endereço é Avenida Winston Churchill, 2033. Em ambas, o atendimento ocorre das 8h30 às 17 horas e as regras estaduais de abre e fecha são válidas para estas unidades. 

CANAIS DE RELACIONAMENTO –   O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br ou ainda pelo whatsapp (41) 99544-0115. Ao entrar em contato, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Para consultar esta e outras informações, utilize o aplicativo para celular Minha Sanepar ou acesse o site da Companhia: www.sanepar.com.br.

ESPAÇOS DE LAZER – A Sanepar informa que nos dias 24, 25, 31/12 e 01/01 estarão fechados para visitação pública o Museu do Saneamento, Exposição Planeta Água e o Memorial do Rio Iguaçu, em Curitiba, e o Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra (CEAM) e o Reservatório do Carvalho, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.

Nos demais dias do ano, esses espaços permanecem abertos para visitação pública e gratuita. Os agendamentos são necessários apenas para grupos com mais de 20 pessoas. Mais informações e agendamentos de grupo maiores de 20 pessoas, acesse o site: https://e-ambiental.sanepar.com.br/

Nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, não haverá expediente na Centrais de Relacionamento da Sanepar, com exceção das cidades de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba

Cliente
Central de relacionamento Central de relacionamento
Central de relacionamento Central de relacionamento Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra (CEAM)
Central de relacionamento Central de relacionamento Memorial do Rio Iguaçu
Museu do Saneamento e Planeta Água Museu do Saneamento e Planeta Água Museu do Saneamento e Planeta Água
Central de relacionamento Central de relacionamento
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Em quatro dias, Sanepar já retirou 21 toneladas de lixo das praias do Paraná

Enviado por Glaydson Angel… em

Em apenas quatro dias de atuação nas praias do Paraná, as equipes de limpeza coordenadas pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) já retiraram 21 toneladas de resíduos da orla. O trabalho, que teve início no último sábado (19), vem mantendo uma média expressiva de coleta: 5,3 toneladas de lixo removidas por dia.

A operação de limpeza abrange toda a faixa de areia dos balneários paranaenses e conta com a força de trabalho de 181 profissionais contratados temporariamente pela Sanepar. A ação, que chega à sua 13ª temporada, recebeu um investimento de R$ 3,6 milhões. Além de garantir a balneabilidade e o conforto dos veranistas, o projeto movimenta a economia local através da geração de emprego e renda.

Segundo o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, o projeto une o cuidado ambiental ao social. "Sem essas pessoas, seria muito difícil fazer a manutenção com tantos turistas circulando. Saber que estamos contribuindo não só para o meio ambiente, mas também para a renda familiar e a economia local, é muito gratificante", afirma Bley.

Os resíduos coletados incluem desde embalagens plásticas e latas até bitucas de cigarro e restos orgânicos deixados pelos banhistas. Todo o material recolhido passa por uma triagem para garantir a destinação ambientalmente correta, separando o que é reciclável do que deve seguir para aterros.

TREINAMENTO - Antes de iniciar a coleta, as equipes passaram por uma capacitação rigorosa. Em parceria com o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), os trabalhadores receberam orientações sobre como agir ao encontrar animais marinhos (vivos ou mortos) na faixa de areia, além de instruções sobre a preservação da fauna nativa.

Quem observa a areia limpa muitas vezes não imagina as histórias de quem realiza o serviço. É o caso de Rosemari dos Santos, 68 anos, conhecida carinhosamente como "Rosemari da Xepa". Moradora de Pontal do Paraná, ela atua no projeto há dez anos e hoje supervisiona uma equipe de 17 pessoas.

"Amo esse serviço, rendeu bons frutos para minha família, já conquistei carro e casa própria", conta Rosemari, que ganhou o apelido "Xepa" pelo rigor na coleta de bitucas de cigarro, um dos resíduos mais nocivos encontrados nas praias.

INVESTIMENTOS – A limpeza das praias faz parte de um pacote maior de investimentos da Sanepar para a temporada. Estão sendo aportados R$ 25 milhões em ações diretas como reforço de 15 reservatórios contêineres, contratação de 24 caminhões-pipa e 31 geradores de energia elétrica. Além disso, o controle em tempo real das redes foi reforçado com 130 pontos de telemetria, sendo 100 deles na rede de água e 30 na rede de esgoto.

Além do maquinário pesado, a Sanepar aposta em inovação sustentável. Inspirados no sucesso da ecobarreira de Curitiba, colaboradores da Companhia realizaram, de forma voluntária, a instalação de uma ecobarreira em Matinhos, utilizando materiais recicláveis para conter resíduos flutuantes.

Operação de limpeza das areias começou no sábado (20) e mobiliza 181 trabalhadores em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. Em média, foram recolhidas 5,3 toneladas de resíduos por dia

Cliente
Equipes de limpeza da Sanepar fazem a coleta de resíduos na orla da praia em Matinhos Equipes de limpeza da Sanepar fazem a coleta de resíduos na orla da praia em Matinhos Operação de limpeza das areias começou no sábado (20) e mobiliza 181 trabalhadores em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. Em média, foram recolhidas 5,3 toneladas de resíduos por dia
Equipes de limpeza da Sanepar fazem a coleta de resíduos na orla da praia em Matinhos Equipes de limpeza da Sanepar fazem a coleta de resíduos na orla da praia em Matinhos Operação de limpeza das areias começou no sábado (20) e mobiliza 181 trabalhadores em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. Em média, foram recolhidas 5,3 toneladas de resíduos por dia
Equipes de limpeza da Sanepar fazem a coleta de resíduos na orla da praia em Matinhos Equipes de limpeza da Sanepar fazem a coleta de resíduos na orla da praia em Matinhos Operação de limpeza das areias começou no sábado (20) e mobiliza 181 trabalhadores em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. Em média, foram recolhidas 5,3 toneladas de resíduos por dia
Equipes de limpeza da Sanepar fazem a coleta de resíduos na orla da praia em Matinhos Equipes de limpeza da Sanepar fazem a coleta de resíduos na orla da praia em Matinhos Operação de limpeza das areias começou no sábado (20) e mobiliza 181 trabalhadores em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. Em média, foram recolhidas 5,3 toneladas de resíduos por dia
Equipes de limpeza da Sanepar fazem a coleta de resíduos na orla da praia em Matinhos Equipes de limpeza da Sanepar fazem a coleta de resíduos na orla da praia em Matinhos Operação de limpeza das areias começou no sábado (20) e mobiliza 181 trabalhadores em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. Em média, foram recolhidas 5,3 toneladas de resíduos por dia
Equipes de limpeza da Sanepar fazem a coleta de resíduos na orla da praia em Matinhos Equipes de limpeza da Sanepar fazem a coleta de resíduos na orla da praia em Matinhos Operação de limpeza das areias começou no sábado (20) e mobiliza 181 trabalhadores em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. Em média, foram recolhidas 5,3 toneladas de resíduos por dia
Guaratuba
Matinhos
Pontal do Paraná
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Sanepar terá horários de atendimento especiais neste fim de ano

Enviado por Chelsea Karina… em

As Centrais de Relacionamento da Sanepar de todo Paraná vão funcionar em dias e horários especiais neste fim de ano. Nas vésperas do Natal e do Ano Novo, dias 24 e 31 de dezembro, todas as centrais operam até às 12h. Clientes com pendências ou que necessitem de serviços da Companhia devem buscar atendimento com antecedência para evitar possíveis transtornos. 

Já nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, não haverá expediente na Centrais de Relacionamento da Sanepar, com exceção das cidades de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. No Litoral do estado, em razão do grande fluxo de veranistas, o atendimento acontece em horário normal nestas datas. 

CAPITAL - Em Curitiba, a Central de Relacionamento da Sanepar localizada na Rua da Cidadania Tatuquara estará fechada do dia 22 de dezembro até 4 de janeiro, conforme decreto municipal. O retorno previsto para o atendimento é dia 5 de janeiro. Para obter orientações e informações sobre os serviços durante este período, a população poderá comparecer às Ruas da Cidadania mais próximas: Bairro Novo e Pinheirinho. 

No Bairro Novo, o atendimento personalizado da Sanepar é feito na Rua Tijucas do Sul, 1700. Já no Pinheirinho, o endereço é Avenida Winston Churchill, 2033. Em ambas, o atendimento ocorre das 8h30 às 17 horas e as regras estaduais de abre e fecha são válidas para estas unidades. 

CANAIS DE RELACIONAMENTO –   O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br ou ainda pelo whatsapp (41) 99544-0115. Ao entrar em contato, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Para consultar esta e outras informações, utilize o aplicativo para celular Minha Sanepar ou acesse o site da Companhia: www.sanepar.com.br.

ESPAÇOS DE LAZER – A Sanepar informa que nos dias 24, 25, 31/12 e 01/01 estarão fechados para visitação pública o Museu do Saneamento, Exposição Planeta Água e o Memorial do Rio Iguaçu, em Curitiba, e o Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra (CEAM) e o Reservatório do Carvalho, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.

Nos demais dias do ano, esses espaços permanecem abertos para visitação pública e gratuita. Os agendamentos são necessários apenas para grupos com mais de 20 pessoas. Mais informações e agendamentos de grupo maiores de 20 pessoas, acesse o site: https://e-ambiental.sanepar.com.br/

Já o Museu do Saneamento, Exposição Planeta Água, Memorial do Rio Iguaçu, Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra (CEAM) e o Reservatório do Carvalho estarão fechados nos dias 24, 25, 31/12 e 01/01

Cliente
Central de relacionamento Central de relacionamento
Central de relacionamento Central de relacionamento Memorial do Rio Iguaçu
Museu do Saneamento e Planeta Água Museu do Saneamento e Planeta Água Museu do Saneamento e Planeta Água
Central de relacionamento Central de relacionamento
Central de relacionamento Central de relacionamento Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra (CEAM)
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Com Água Solidária e nova tarifa social, Sanepar vai beneficiar 608 mil famílias

Enviado por Glaydson Angel… em

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai implementar, a partir da próxima segunda-feira (15), uma redução de até 50% nas tarifas para 228.137 famílias dos municípios atendidos pela empresa. O programa Tarifa Social de Água e Esgoto foi criado por lei federal e prevê descontos para pessoas de baixa renda no consumo de até 15 m³ de água por mês. Os clientes já inscritos no Água Solidária continuarão com desconto e os dois programas juntos vão beneficiar 608.177 famílias.   

A lei federal prevê que os estados que já possuíam programas sociais de água e esgoto poderiam migrar todos os consumidores para a nova categoria tarifária. No entanto, depois de audiências públicas, o governo do Paraná, a Sanepar e a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) decidiram manter os dois programas. O Água Solidária concede descontos de até 80% para famílias em situação de vulnerabilidade social. 

“Reafirmamos o nosso compromisso com o Programa Água Solidária, política pública pioneira no Paraná, que seguirá ativo com descontos ainda mais vantajosos que o proposto pela lei federal. Isso significa que ninguém perderá direitos já conquistados: os beneficiários do Água Solidária permanecerão com todas as conveniências atuais”, disse o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.    

A nova categoria tarifária de água e esgoto foi definida pela Agepar em agosto e será aplicada de forma automática para os usuários identificados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). 

“Nós cruzamos os dados do CadÚnico com nossa base de clientes e todos que se enquadram nos critérios do Tarifa Social de Água e Esgoto já terão o benefício de forma automática nas faturas emitidas a partir de 15 de dezembro”, explica o diretor Comercial, Bihl Zanetti.      

 

O governador, Carlos Massa Ratinho Junior, e o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, anunciam a implantação da Tarifa Social de Água e Esgoto

 

TARIFA SOCIAL DE ÁGUA E ESGOTO – A nova tarifa social prevê um desconto que pode chegar até a 50% em relação a categoria residencial, dependendo do volume mensal consumido por residência. Depois dos primeiros 15 m³ de água consumidos por mês, o valor será cobrado pela tarifa residencial normal, sem desconto.

Este benefício se destina a famílias com renda per capita de até meio salário-mínimo. Além da renda, os beneficiários precisam estar inscritos no CadÚnico ou ter um familiar que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei federal permite que apenas uma unidade consumidora seja beneficiada pela tarifa social por CPF. 

A Sanepar reforça que, neste momento, os clientes não precisam de nenhum cadastro para terem acesso aos benefícios do Tarifa Social de Água e Esgoto. “Nós adotamos as medidas previstas pela lei e registramos automaticamente os clientes. Posteriormente, o cliente que passar a se enquadrar no perfil poderá buscar nossas Centrais de Relacionamento para ser incluído e toda base deve ser atualizada anualmente”, esclarece Zanetti.  

A lei também prevê situações em que o usuário perde o direito ao benefício, são elas: ligação clandestina, intervenção nas instalações dos sistemas públicos de água e esgoto que possa afetar a eficiência dos serviços, dano proposital nos equipamentos e compartilhamento de instalações com outros imóveis não informados no cadastro.

ÁGUA SOLIDÁRIA – O grande compromisso da Sanepar está na manutenção do programa Água Solidária, criado em 1991, e que beneficia atualmente 380.040 famílias. Este programa oferece um desconto ainda maior, de aproximadamente 80%, para clientes que se enquadram em seus critérios, com consumo de até 10 m³ por mês.

A diarista Vanusa Nascimento Souza é uma das beneficiadas pelo programa Água Solidária. Ela mora há 20 anos com os três filhos no Sítio Cercado, Curitiba. Vanusa conta que se cadastrou no Água Solidária em 2015 e que o desconto faz diferença no orçamento familiar. “É uma ajuda muito boa para mim, porque eu sustento sozinha os meus filhos. Tudo que a gente puder economizar, é um alívio. Antes, minha conta de água era R$ 100, e tinha mês que chegava até a R$ 120. Agora, pago no máximo R$ 30”, contou 

Vanusa sabe a importância de economizar água, tanto para preservação do meio ambiente quanto para garantir o desconto. “A água é importante para nossa vida, por isso a gente controla na hora do banho e eu reutilizo a água da máquina de lavar para limpar a calçada. Assim a gente está ajudando a preservar e manter nosso desconto”, diz. 

EQUILÍBRIO ECONÔMICO – A lei federal que criou a Tarifa Social de Água e Esgoto prevê o reequilíbrio financeiro dos contratos de concessão por meio de subsídio cruzado. Ao criar a nova categoria tarifária, a Agepar estabeleceu um reajuste de 2,7% nas tabelas para os demais usuários, aplicado a partir de 15 de dezembro.  

“Este reajuste mantém o equilíbrio financeiro na prestação e é uma forma solidária de ratear o custo social entre os demais consumidores, garantindo que o direito humano à água potável seja acessível a todos, especialmente às famílias de baixa renda”, disse o presidente da Agepar, Rubens Bueno. 

 

Gerente geral comercial, Sergio Augusto Portela, explica implementação da Tarifa Social

 

 

O programa Tarifa Social de Água e Esgoto foi criado por lei federal e prevê descontos para pessoas de baixa renda no consumo de até 15 m³ de água por mês. Os clientes já inscritos no Água Solidária continuarão com desconto

Cliente
Fatura da Tarifa Social Água e Esgoto Fatura da Tarifa Social Água e Esgoto Programa Tarifa Social de Água e Esgoto vai beneficiar 228.137 famílias
Imagem da diarista Vanusa Nascimento Souza Imagem da diarista Vanusa Nascimento Souza Vanusa conta que se cadastrou na tarifa social da Sanepar em 2015 e que o desconto mensal na fatura faz diferença no orçamento familiar
Governador e diretor-presidente Governador e diretor-presidente O governador, Carlos Massa Ratinho Junior, e o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, anunciam a implantação da Tarifa Social de Água e Esgoto
Governador e diretor-presidente Governador e diretor-presidente O governador, Carlos Massa Ratinho Junior, e o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, anunciam a implantação da Tarifa Social de Água e Esgoto
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Centrais de Relacionamento do Litoral abrem nesta sexta-feira (21) 

Enviado por Glaydson Angel… em

As Centrais de Relacionamento da Sanepar em todo o Paraná fecham na quinta-feira (20), em razão do feriado nacional da Consciência Negra. Na sexta-feira (21), estarão abertas apenas as centrais de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, no Litoral do estado. O funcionamento será em horário normal, das 8h30 às 17 horas, com atendimento presencial por ordem de chegada. Nas demais cidades do estado, as Centrais da Sanepar estarão fechadas na sexta, retomando o atendimento normal na segunda-feira (24).

O gerente-geral comercial da Sanepar, Sergio Augusto Portela, explica que há grande procura pelos serviços da Companhia no Litoral durante feriados, especialmente quando se aproximam as férias de verão. “A demanda é muito alta durante os feriados no Litoral e por isso nossas centrais de relacionamento estarão funcionando normalmente. Nossos clientes poderão procurar atendimento presencial, se preferirem, já que os canais digitais permanecem operando o tempo todo no Paraná, seja ou não feriado”, lembra Portela. 

CANAIS DIGITAIS - O atendimento ao cliente da Sanepar funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, por meio dos canais remotos e digitais. Estes canais oferecem serviços como consulta de débitos, solicitação de religação, e registro de falta d'água ou vazamentos.

Para agilizar o atendimento, a Companhia orienta os clientes a terem em mãos o CPF do titular ou o número da matrícula do imóvel ao utilizar os canais. São canais digitais de Atendimento da Sanepar digitais:

• Telefone (Central de Atendimento): 0800 200 0115 (ligação gratuita de qualquer cidade)

• Site: www.sanepar.com.br (via Chat ou Autoatendimento)

• Aplicativo: Sanepar Mobile (disponível para Android e iOS)

• WhatsApp: (41) 99544-0115

EMERGÊNCIAS E SERVIÇOS - Da mesma forma, o atendimento a ocorrências emergenciais, como vazamentos de água e esgoto, falta d'água e pedidos de religação, será realizado normalmente durante todo o período, assegurando o pronto-atendimento à população.

Os serviços da Sanepar de manutenção, produção e distribuição de água tratada, coleta e tratamento de esgoto funcionarão ininterruptamente, 24 horas por dia, em todas as regiões atendidas.

Endereços das Centrais de Atendimento da Sanepar no Litoral

Guaratuba: Rua Carlos Mafra, 84 – Centro

Matinhos: Rua da Fonte, 264 – Centro

Pontal do Paraná: Rodovia PR 412, 6330 - Ipanema

Nas demais cidades, o atendimento presencial fecha na quinta e na sexta. Pelos canais digitais, o atendimento ao cliente da Sanepar funcionará normalmente 24 horas por dia, sete dias por semana

Cliente
Central de Relacionamento Presencial de Matinhos Central de Relacionamento Presencial de Matinhos Centrais de relacionamento de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná funcionarão das 8h30 às 17h na sexta-feira (21)
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim
Inscrever-se em Cliente