Loading spinner

Sanepar implanta sistema completo de esgotamento sanitário em Rio Bom

Enviado por Giovanna Migot… em

A cidade de Rio Bom, no Norte do Estado, está recebendo importante obra da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Trata-se da implantação de um sistema completo de coleta e tratamento de esgoto, com a instalação de uma moderna estação de tratamento de esgoto (ETE) e 18 km de tubulações, entre rede de coleta, interceptores e emissário. O investimento de R$ 16,534 milhões fará saltar de 0% para 60% o atendimento com o serviço de esgotamento no município já em 2027.

“Estamos trabalhando pela universalização do saneamento no Paraná e, em Rio Bom, vamos chegar aos 60% no ano que vem, já com plano para avançar e universalizar o serviço no município antes mesmo de 2033”, comenta o superintendente Operacional da Sanepar na Região Nordeste, Rafael Leite Gonçalves, sobre o Marco Legal do Saneamento. 

Leite explica que a parte da construção civil da estação de tratamento de esgoto, iniciada no fim de 2025, está visualmente adiantada. Ele esclarece, no entanto, que nos próximos meses devem chegar equipamentos importantes, que compõem partes essenciais do processo de tratamento e que exigirão, para além da instalação física, montagens eletromecânicas robustas para depois entrarem em fase de testes.

“A obra está a todo vapor, mas realmente há ainda muito trabalho pela frente com a instalação de muitos equipamentos e dispositivos. Temos ainda alguns desafios até o fim da obra”, destaca.

BENEFICIADOS E OBSERVADORES – A obra de implantação da rede coletora de esgoto nas ruas de Rio Bom têm sido intensas nestes dias de frio e pouca chuva. O trabalho aplica o sistema de cravação, um método não-destrutivo que evita a abertura de valas, já que instala a tubulação por baixo da terra a partir de dois pontos de acesso e de uma máquina que empurra os tubos pelo subsolo, usando equipamentos hidráulicos. O método evita interrupções de trânsito e a quebra das calçadas ao longo da obra.

As moradoras da Rua Vicentina Nunes de Andrade, no Centro, Leonilda Cilkailo e a filha a Elaine Ridolfi, acompanharam a movimentação da obra em frente ao portão entre os afazeres no quintal de casa.

Questionadas se havia algum transtorno, Elaine respondeu: “Foi bem mais tranquilo, pelo menos não fez buraco, foram passados os canos por baixo da terra, bem mais moderno”. Ela se diz satisfeita com a implantação do sistema de esgoto na cidade, embora não tenha problema com fossa em casa. Reconhece o benefício para a coletividade: “O esgoto que é tratado deixa de contaminar o solo”. 

A algumas quadras dali, Olga Marques de Oliveira, que mora na rua José Raimundo Pântano, tomava um sol em frente o seu imóvel enquanto observava a tecnologia aplicada na obra de implantação da rede da Sanepar. “Estou também admirada de passar o cano por baixo da terra sem quebrar a calçada, sem fazer tanta bagunça, porque eu estava com medo, mas graças a Deus está dando tudo certo”, comenta. 

Ela avalia que a rede de esgoto vai mudar a qualidade de vida na região. “Tem gente já jogando água de tanque, água de pia, água de chuveiro, tudo dentro da rede pluvial”, reclama em relação aos maus hábitos da vizinhança, que geram risco de dengue e contaminação ambiental.

PARA SE LIGAR NA REDE - Ao término da obra, os moradores beneficiados receberão orientação da Sanepar sobre como fazer a ligação correta dos imóveis à rede pública de esgoto. Somente após a autorização para interligar e a assinatura no termo de adesão, poderão eliminar de vez a fossa séptica.

 

Obras têm duas frentes de trabalho, com equipes nas ruas para a implantação de redes de coleta e na construção da estação de tratamento de esgoto

Esgoto
trabalhadores na rua, com maquinários, fazendo obra de implantação de rede trabalhadores na rua, com maquinários, fazendo obra de implantação de rede Método de cravação agiliza implantação da rede de esgoto com passagem da tubulação no subsolo, sem abertura de valetas
maquina fazendo cravação de tubos na calçada, enterrando, diretamente no subsolo maquina fazendo cravação de tubos na calçada, enterrando, diretamente no subsolo Método de cravação agiliza implantação da rede de esgoto com passagem da tubulação no subsolo, sem abertura de valetas
engenheiros com projeto da obra diante de estruturas de concreto em obra de estação de esgoto engenheiros com projeto da obra diante de estruturas de concreto em obra de estação de esgoto Obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário segue em ritmo acelerada em Rio Bom
casal em frente ao seu imóvel, ele alto e vestido roupas de lã, incluindo um gorro, ela bem mais baixa abraçada casal em frente ao seu imóvel, ele alto e vestido roupas de lã, incluindo um gorro, ela bem mais baixa abraçada Olga Marques de Oliveira: “Estou também admirada de passar o cano por baixo da terra sem quebrar a calçada, sem fazer tanta bagunça”
mãe e filha abraçadas na frente de casa, uma senhor com cabelos claros e curtos e a filha sorrindo. no fundo a cachorra caramelo aparece no portão mãe e filha abraçadas na frente de casa, uma senhor com cabelos claros e curtos e a filha sorrindo. no fundo a cachorra caramelo aparece no portão Leonilda Cilkailo e a filha a Elaine Ridolfi, acompanharam a movimentação da obra em frente ao portão
maquina que faz cravação de tubos na calçada maquina que faz cravação de tubos na calçada Moradores acompanham obra e admiram tecnologia que geram quase nenhum transtorno nas calçadas e ruas
maquinários da obra de implantação de rede na rua maquinários da obra de implantação de rede na rua Moradores acompanham obra e admiram tecnologia que geram quase nenhum transtorno nas calçadas e ruas
estruturas de concreto em obra de estação de esgoto estruturas de concreto em obra de estação de esgoto Parte da construção civil da ETE está visualmente adiantada, porém faltam equipamentos importantes que exigirão instalação física e montagens eletromecânicas robustas
estruturas de concreto em obra de estação de esgoto estruturas de concreto em obra de estação de esgoto Obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário segue em ritmo acelerada em Rio Bom
estruturas de concreto em obra de estação de esgoto. ao fundo trabalhador da construção estruturas de concreto em obra de estação de esgoto. ao fundo trabalhador da construção Parte da construção civil da ETE está visualmente adiantada, porém faltam equipamentos importantes que exigirão instalação física e montagens eletromecânicas robustas
Rio Bom
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Sanepar é case de sucesso em investimentos verdes do Tesouro Nacional

Enviado por Glaydson Angel… em

Em fase final de sua ampliação e remodelação, a Estação de Tratamento de Esgoto CIC Xisto, em Curitiba, é um dos exemplos de sucesso do Programa Eco Invest, do Tesouro Nacional. A obra foi escolhida pelo uso de “investimentos verdes” para projetos voltados à sustentabilidade ambiental, mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e redução de gases poluentes na atmosfera.

A unidade está se transformando em uma das várias estações de tratamento de esgoto sustentável que a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está implantando pelo estado e entrou para o portfólio do Tesouro Nacional como um dos cases com os melhores resultados na captação de recursos e na relevância ambiental com o apoio do programa.

Na última quarta-feira (17), a representante da área de Comunicação do Tesouro Nacional, Flávia Matos, entrevistou gestores do projeto na sede administrativa da Sanepar e gravou imagens da Estação CIC Xisto, no bairro Tatuquara.

“Nossa ideia é mostrar os resultados dos principais projetos apoiados pelo Eco Invest Brasil. Queremos mostrar o impacto tanto ambiental quanto social desse projeto da Sanepar para Curitiba e para o Brasil como um todo”, disse Matos.

O conteúdo vai fazer parte do material de divulgação nacional e internacional do Eco Invest e estará nas redes sociais oficiais do programa, do Tesouro Nacional e do Ministério da Fazenda.

ECONOMIA CIRCULAR – Por meio do Eco Invest, a Sanepar captou R$ 375 milhões para as obras, que incluem o aumento na capacidade de operação e a implantação de processos que reduzem o gasto de energia e reaproveitam os resíduos, dentro dos conceitos de Economia Circular e Lixo Zero.

A unidade ganhou uma wetland (conhecida também como “jardim de mineralização", uma Solução Baseada na Natureza) de 25 mil m², ocupados por uma espécie macrófita com grande apetite por nutrientes presentes no lodo (parte sólida do tratamento do esgoto). Enquanto as plantas absorvem os nutrientes, microrganismos se encarregam de decompor a matéria.

A wetland é um modelo com potencial de reutilização de 100% dos resíduos: 98% do lodo é consumido no local por microrganismos e pelas próprias plantas. Os outros 2% resultam em um composto com aspecto de húmus, reutilizável como fertilizante ou na geração de energia térmica ou elétrica.

INVESTIMENTO INOVADOR – O Eco Invest Brasil é um programa do Ministério da Fazenda estruturado em parceria com o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo Clima), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Lançado no final de 2024, visa atrair capital externo para impulsionar projetos estratégicos de indústria verde, recuperação de biomas, mitigação dos efeitos das mudanças do clima e de inovação tecnológica.

A Sanepar foi uma das primeiras empresas a fechar um contrato por meio do programa, com apoio do Banco do Brasil, agente operador da captação dos recursos.

O financiamento foi feito na modalidade blended finance (financiamento misto), combinando recursos do Fundo Clima e da primeira emissão de Nota Comercial Privada da Companhia.

A obra de ampliação e remodelação da Estação de Tratamento de Esgoto CIC Xisto, em Curitiba, fará parte do material de divulgação nacional e internacional do Programa Eco Invest, promovido pela entidade

Socioambiental
Jornalista entrevista técnico da Sanepar, utilizando capacetes e coletes refletivos, observam a vista panorâmica de uma grande obra e tanques de tratamento a partir de uma plataforma metálica amarela elevada. Jornalista entrevista técnico da Sanepar, utilizando capacetes e coletes refletivos, observam a vista panorâmica de uma grande obra e tanques de tratamento a partir de uma plataforma metálica amarela elevada.
Uma equipe de quinze profissionais e autoridades, vestindo capacetes de segurança e coletes refletivos, posa enfileirada sobre a passarela com guarda-corpo amarelo de uma estrutura de concreto na Estação de Tratamento de Esgoto Uma equipe de quinze profissionais e autoridades, vestindo capacetes de segurança e coletes refletivos, posa enfileirada sobre a passarela com guarda-corpo amarelo de uma estrutura de concreto na Estação de Tratamento de Esgoto
Vista aérea da ampla obra de construção da ETE CIC Xisto, com uma grande estrutura retangular de concreto em destaque, guindaste em operação, lagoa ao fundo e tanques de tratamento biológico por Wetland em andamento Vista aérea da ampla obra de construção da ETE CIC Xisto, com uma grande estrutura retangular de concreto em destaque, guindaste em operação, lagoa ao fundo e tanques de tratamento biológico por Wetland em andamento
Vista aérea vertical completa de um tanque de tratamento biológico do tipo Wetland, preenchido por uma densa vegetação verde e delimitado por uma manta impermeabilizante preta e cercas de proteção Vista aérea vertical completa de um tanque de tratamento biológico do tipo Wetland, preenchido por uma densa vegetação verde e delimitado por uma manta impermeabilizante preta e cercas de proteção
Três técnicos vestindo coletes refletivos da Sanepar conversam e analisam documentos à beira de um grande tanque de tratamento biológico tomado por vegetação alta e densa do sistema Wetland Três técnicos vestindo coletes refletivos da Sanepar conversam e analisam documentos à beira de um grande tanque de tratamento biológico tomado por vegetação alta e densa do sistema Wetland
Um trabalhador com macacão de proteção técnica impermeável branca e capacete verde manipula mudas de mudas de vegetação aquática dentro de um carrinho de mão para o plantio no sistema Wetland Um trabalhador com macacão de proteção técnica impermeável branca e capacete verde manipula mudas de mudas de vegetação aquática dentro de um carrinho de mão para o plantio no sistema Wetland
Curitiba
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Atletas esgotam inscrições da etapa mais fria do ano do Circuito Corridas Sanepar

Enviado por Adriana Brum em

Nem a previsão de sensação térmica na casa dos 10°C para este domingo (28) intimidou os corredores de rua em participarem da 4ª etapa do Circuito de Corridas Sanepar, em São José dos Pinhais. Os atletas esgotaram inclusive o lote extra de inscrições e o evento terá 2,5 mil participantes na disputa das provas de 5 km e 10 km.

Com a primeira largada prevista para às 6h30 em frente ao Complexo Esportivo Ney Braga (Rua Dona Izabel A Redentora, 2355, Centro), os participantes vão encarar uma temperatura mínima prevista de 13°C e um vento moderado, na casa dos 25 km/h, o que deixa a sensação de dia gelado ainda maior, na etapa mais fria do Circuito de Corridas Sanepar 2026.

Nada que os atletas não tirem de letra com um bom aquecimento e um reforço na vestimenta para os primeiros quilômetros. Além disso, há quem considere as temperaturas mais baixas mais confortáveis para um bom desempenho.

RETIRADA DOS KITS – Os inscritos devem retirar os kits para a corrida – com chip e número de inscrição – nesta sexta-feira (26), das 10h às 20h, e sábado (27), das 10h às 18h, na loja Decathlon Barigui, em Curitiba (Rua Tobias de Macedo Júnior, 114, Santo Inácio).

Conforme consta em regulamento, não será possível a retirada do kit no dia do evento. As provas são disputadas nas categorias Feminino, Masculino e PcD, além de uma largada para as crianças e caminhada, para os iniciantes.

CIRCUITO – Para este ano ainda estão previstas duas etapas do Circuito de Corridas Sanepar: a próxima prova será em Guarapuava, em 11 de outubro, seguida da última prova do circuito em Umuarama, em 15 de novembro. Mais informações podem ser conferidas no site do evento ().

Este ano, o Circuito já foi realizado nas cidades de Guaratuba, Matinhos e Toledo.

A Corrida Sanepar é realizada pela AENT Associação Esportiva, com patrocínio da Sanepar e apoio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, Fundações Sanepar e apoio das prefeituras dos municípios.

 

Com previsão de temperaturas baixas e sensação térmica em torno de 10°C, os 2,5 mil inscritos para as provas de 5km e 10km do circuito promovido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) podem retirar seus kits na sexta-feira (26) e sábado (27)

Esporte e Cultura
matinhos - corrida sanepar matinhos - corrida sanepar
corrida de rua sanepar em matinhos corrida de rua sanepar em matinhos
Etapa de Matinhos das Corridas da Sanepar Etapa de Matinhos das Corridas da Sanepar Na edição de 2026, as duas primeiras etapas ocorreram em Guaratuba e Matinhos
São José dos Pinhais
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Sanepar leva serviços e educação ambiental a Piraquara nesta quarta-feira (17)

Enviado por Adriana Brum em

O programa Sanepar Perto de Você chega a Piraquara nesta quarta-feira (17), promovendo um dia de oferta de serviços de interesse da população, ações de educação ambiental e diversão para a criançada.

Com início às 9h30, o evento se estende até as 15h, no Ginásio do Centro da Juventude (Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 1951, Recanto das Águas). A iniciativa é realizada pela Sanepar em parceria com a Prefeitura.

Com entrada gratuita e aberto ao público de todas as idades, o evento tem como objetivo principal estreitar as relações da Companhia com a comunidade, fortalecer a parceria com as prefeituras e promover um encontro festivo e educativo entre a empresa e a população.

Os participantes terão acesso a serviços de atendimento aos clientes (como atualização cadastral, orientações sobre ligações de água e esgoto e negociação de débitos), apresentações de maquetes sobre o processo de tratamento de água, além de jogos, brincadeiras e serviços prestados pela administração municipal.

"O Sanepar Perto de Você é uma das estratégias que criamos para nos aproximarmos da população que atendemos com água tratada e com a destinação correta do esgoto”, explica o diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley, idealizador do programa.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Entre as atrações, estão jogos e atividades lúdicas que ensinam sobre a história e a importância do saneamento, além de equipamentos da rotina de trabalho na Sanepar, como hidrômetros e o robô de investigação de rachaduras nas tubulações.

Estudantes vão se divertir com as mascotes da Sanepar, o Aqualino e a Sane, que estarão acompanhados de outros personagens, como o Zé Gotinha, o Mosquito da Dengue, a Tampinha, o Super-Herói Rotariano e o Cachorro Caramelo.

A população pode levar tampas de produtos plásticos para doação no ponto de coleta que será instalado temporariamente no local.

A Sanepar também vai instalar um totem eletrônico de autoatendimento e contar com equipes prontas para tirar dúvidas sobre a prestação do serviço, faturas e débitos.

EDIÇÕES ANTERIORES – O Sanepar Perto de Você foi criado em 2024 e, desde a primeira edição, 26,7 mil pessoas já participaram da iniciativa. O programa já passou pelos municípios de Tijucas do Sul, Agudos do Sul, Contenda, Porto Amazonas, Morretes, Rolândia, Carambeí, Lapa, Palmeira, Campo Magro, Mallet e Balsa Nova.

O programa é resultado da união de esforços da Sanepar com as prefeituras, em parceria com o Governo do Paraná, Rotary Sanepar, Fundação Sanepar (Fusan), Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e instituições locais.

Serviço: Sanepar Perto de Você em Piraquara

Data: 17 de junho de 2026 (quarta-feira)

Horário: das 9h30 às 15h

Local: Ginásio do Centro da Juventude (Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 1951, Recanto das Águas, Piraquara)

Com início às 9h30, o evento promovido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em parceria com a prefeitura, oferece um leque de serviços gratuitos e atividades para todas as idades

Cliente
Crianças aprendem sobre como preservar a água do planeta durante o evento Sanepar Perto de você com jogos e brincadeiras. Crianças aprendem sobre como preservar a água do planeta durante o evento Sanepar Perto de você com jogos e brincadeiras.
Crianças aprendem sobre como preservar a água do planeta durante o evento Sanepar Perto de você com jogos e brincadeiras. Crianças aprendem sobre como preservar a água do planeta durante o evento Sanepar Perto de você com jogos e brincadeiras.
Crianças aprendem sobre como preservar a água do planeta durante o evento Sanepar Perto de você com jogos e brincadeiras. Crianças aprendem sobre como preservar a água do planeta durante o evento Sanepar Perto de você com jogos e brincadeiras.
Crianças aprendem sobre como preservar a água do planeta durante o evento Sanepar Perto de você com jogos e brincadeiras. Crianças aprendem sobre como preservar a água do planeta durante o evento Sanepar Perto de você com jogos e brincadeiras.
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Sanepar estende ações ecológicas por todo o Paraná em junho

Enviado por Carla Bastos Dias em

PARANÁ – Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado hoje (5), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) preparou uma programação especial que vai movimentar todas as regiões do Estado durante o mês inteiro. A iniciativa estende o calendário oficial para dar conta da alta demanda por atividades educativas e sustentáveis promovidas em parceria com prefeituras e entidades locais.

“Atuamos em todo o Paraná e nossos gestores são muito requisitados para ações locais. Por isso, transformamos o 5 de junho em um mês inteiro de trabalho”, explica a gerente de Desenvolvimento Socioambiental da Sanepar, Palloma Costa. “É uma oportunidade de ouro para debatermos com a sociedade temas vitais como o saneamento, a sustentabilidade e o cuidado com a água.”

EDUCAÇÃO NA PRÁTICA - As atividades começaram logo no início do mês no ambiente escolar. Em Cascavel, a Escola Phoenix reuniu cerca de 300 participantes. Já em Ponta Grossa, as ações mobilizaram 150 pessoas na Escola Municipal Zilá e outras 200 na Escola Plauto, onde o aprendizado ganhou um tom lúdico.

"A comunidade sempre nos busca nesta época. É uma ocasião valiosa para conscientizar as crianças sobre o uso racional da água e a preservação ambiental", destaca a bióloga e gestora ambiental da Sanepar na região, Luciana Garcia, que utilizou jogos educativos com os alunos.

PROGRAMAÇÃO DIVERSA - Ao longo de junho, o cronograma da Sanepar inclui o plantio de árvores, visitas guiadas a estações de tratamento de água, palestras em empresas e oficinas de sabão ecológico. Está prevista, ainda, uma visita mediada de servidores públicos de Ponta Grossa ao Museu do Saneamento e à Exposição Planeta Água, em Curitiba.

Para viabilizar o alcance das ações, a Sanepar atua em conjunto com instituições de ensino e órgãos como o Instituto de Água e Terra (IAT) e o Instituto Ambiental de Maringá (IAM). Além da capital e de Ponta Grossa, o roteiro de atividades socioambientais deste ano inclui os municípios de Astorga, Bituruna, Cascavel, Ipiranga, Mandaguari, Maringá, Nova Esperança, Pato Branco e Santa Fé.

Com programação descentralizada, Companhia promove palestras, plantio de árvores e jogos educativos em parceria com municípios e órgãos ambientais

Socioambiental
Jogos educativos fazem parte das ações da Sanepar em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) Jogos educativos fazem parte das ações da Sanepar em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) Jogos educativos fazem parte das ações da Sanepar em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho)
Ações acontecem em todas as regiões do Paraná Ações acontecem em todas as regiões do Paraná Ações acontecem em todas as regiões do Paraná
Aprendizado lúdico sobre cuidado com a água e preservação ambiental Aprendizado lúdico sobre cuidado com a água e preservação ambiental Aprendizado lúdico sobre cuidado com a água e preservação ambiental
Ações acontecem em todas as regiões do Paraná Ações acontecem em todas as regiões do Paraná Ações acontecem em todas as regiões do Paraná
Jogos educativos fazem parte das ações da Sanepar em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) Jogos educativos fazem parte das ações da Sanepar em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) Jogos educativos fazem parte das ações da Sanepar em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho)
Ações na Escola Phoenix contaram com quase 300 participantes Ações na Escola Phoenix contaram com quase 300 participantes Ações na Escola Phoenix contaram com quase 300 participantes
Palestras em empresas também fazem parte das atividades Palestras em empresas também fazem parte das atividades Palestras em empresas também fazem parte das atividades
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Sanepar apresenta detalhes da obra que vai triplicar capacidade de abastecimento em Marilândia do Sul

Enviado por Giovanna Migot… em

A Sanepar está investindo mais de R$ 4,5 milhões na ampliação do sistema de abastecimento de água de Marilândia do Sul, no Norte do Estado. Os detalhes da obra que será iniciada em breve foram apresentados em reunião no gabinete do prefeito Walmir Peres nesta quarta-feira (27).

A obra consiste na interligação de um novo poço com capacidade de produção de mais de 2 milhões de litros de água por dia (l/d). A produção atual é de 1.100 milhões l/d. Para transportar esta água até os reservatórios existentes e distribuir à população, serão implantados de mais de 7 mil metros de tubulações entre adutoras e rede de distribuição, incluindo uma travessia sob a linha férrea. Também serão construídas três novas estações elevatórias.

O superintendente da Sanepar na região Nordeste, Rafael Leite, destaca que esta obra vai resolver, definitivamente, a falta de água que tem ocorrido em horários de elevado consumo, especialmente em fins de semana. “A gente tem hoje uma obra muito importante para solucionar o problema de falta d'água em Marilândia”, pontua.

Ele diz que este grande volume de água dá garantia de crescimento para a cidade. “A obra tem previsão de um ano para ser concluída e vai dar uma segurança para o sistema de água de Marilândia por vários anos, entre 15 a 20 anos”, reforça.

O prefeito comemora e afirma que a cidade está passando por um momento de grande alegria com a chegada desta obra. “Vamos ter um poço que tem um potencial muito grande de água para nossa população e, com certeza, com essa obra, nós vamos sanar todos os problemas do nosso município de falta de água”, comenta.

Peres pede um pouco de paciência para a população em relação à poeira e a alguns impactos no trânsito devido ao corte de ruas e calçadas para a implantação das tubulações. “Eu falo assim que toda obra que é feita é para melhoria; o transtorno tem, mas depois vai compensar tudo com o bem-estar”, observa.

A obra será executada pela empresa Terral Construtora Ltda., que já está articulando a contratação de trabalhadores para os serviços, além da locação de maquinários e equipamentos. Ao todo, a obra deve gerar cerca de 115 empregos diretos e indiretos, movimentando a economia local.

Também participaram da reunião na prefeitura de Marilândia do Sul, o chefe de gabinete, Maicon Nunes, e o assessor da Casa Civil do estado na região, Aquiles Takeda. Pela Sanepar, estavam os gerentes Regional de Apucarana, Luiz Carlos Jacovassi, e Comercial da Região Nordeste, Evelise Kluk, e o coordenador de Obras Nordeste, Henrique da Silva Santos, além de engenheiros e técnicos.

Novo poço produzirá mais de 2 milhões de litros de água por dia. Obra de interligação deve ter início nos próximos 30 dias

Água
autoridades sentadas em reunião no gabinete do prefeito autoridades sentadas em reunião no gabinete do prefeito Em reunião na prefeitura, Sanepar apresenta detalhes da obra que vai triplicar produção de água em Marilândia do Sul
autoridades sentadas em reunião no gabinete do prefeito autoridades sentadas em reunião no gabinete do prefeito Investimento da Sanepar no município soma mais de R$ 4,5 milhões e resolve desabastecimento pontual aos fins de semana
autoridades sentadas em reunião no gabinete do prefeito autoridades sentadas em reunião no gabinete do prefeito Investimento da Sanepar no município soma mais de R$ 4,5 milhões e resolve desabastecimento pontual aos fins de semana
autoridades sentadas em reunião no gabinete do prefeito autoridades sentadas em reunião no gabinete do prefeito Interligação de novo poço terá mais de 7 km de linha de adutora e rede de distribuição, além de três elevatórias de água
autoridades sentadas em reunião no gabinete do prefeito autoridades sentadas em reunião no gabinete do prefeito Interligação de novo poço terá mais de 7 km de linha de adutora e rede de distri-buição, além de três elevatórias de água
Marilândia do Sul
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Parceria de R$ 2,3 milhões do Programa Sanepar Rural beneficia quatro municípios do Paraná

Enviado por Getulio Xavier… em

Os municípios de Campo Bonito, Paulo Frontin, Antônio Olinto e São João do Triunfo assinaram, nesta terça-feira (26), parcerias com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) que totalizam R$ 2,3 milhões em investimentos e vão beneficiar pelo menos 1,7 mil pessoas. Os recursos fazem parte do Programa Sanepar Rural, iniciativa que visa implementar ou ampliar os sistemas de abastecimento de água potável para comunidades que vivem fora dos centros urbanos.

As parcerias foram oficializadas em reuniões dos prefeitos com o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, realizadas na Sede da Companhia, em Curitiba. Durante as agendas para assinatura dos termos de compromisso, Bley destacou “a saúde pública e a dignidade” como os principais impactos sociais do Programa. “Esse trabalho também atende reivindicações da base de deputados para que ocorra uma extensão da atuação da Sanepar para comunidades rurais e que, por meio de parcerias, possam ser investidos recursos para incrementar o saneamento do Paraná, um estado em desenvolvimento pleno”, destaca.

PARCERIAS COM MUNICÍPIOS – As obras do Programa Sanepar Rural são realizadas em regime de parcerias. Nesse sistema, a Sanepar contribui com os estudos técnicos, materiais hidráulicos, equipamentos, treinamento e suporte técnico, ambiental e sócio-comunitário. Os municípios, em contrapartida, disponibilizam o manancial de abastecimento, mão de obra e insumos de construção civil.

COMUNIDADES BENEFICIADAS – Em Campo Bonito, no Oeste do Paraná, serão beneficiados moradores da comunidade rural de Santa Maria. No local, serão implantados 9,6 quilômetros de rede de distribuição de água e 3,1 quilômetros de adutora. Para o prefeito Mario Weber, “a parceria facilitará a vida das famílias que vivem na região”.

Em Paulo Frontin, no Sul do estado, moradores da comunidade do Limoeiro terão um incremento de 6,5 quilômetros de rede de água potável e 2,1 quilômetros de rede adutora. “É um impacto positivo para uma comunidade que há muito tempo espera essa melhoria”, avalia o prefeito Irineu Inácio Zacharias.

Já em Lavador, zona rural de Antônio Olinto, município do Sudeste paranaense, as novas redes de água e adutora beneficiarão 459 pessoas. “O Sanepar Rural é um programa que faz a diferença na vida dessas famílias”, comenta o prefeito Fabio Machiavelli.

Em São João do Triunfo, cidade dos Campos Gerais, os moradores de Faxinais dos Fabrícios e dos Seixas terão instalações de rede de abastecimento de água com aproximadamente 16 quilômetros. Faxinais são comunidades do campo tradicionais, exclusivas do estado do Paraná, que praticam o uso comum da terra, da criação de animais soltos e preservação das araucárias. O prefeito Mário Cezar da Silva ressalta que esse investimento irá beneficiar comunidades carentes no abastecimento de água tratada. “A cidade sofre com estiagem prolongada e essa construção conjunta do Governo do Estado, Sanepar e o município permite oferecer melhor qualidade de vida para a população do campo”.

O deputado estadual Hussein Bakri acompanhou os prefeitos nos atos de assinatura das parcerias. Para o parlamentar, “a Sanepar está presente na vida das pessoas e sua diretoria dá acesso para discutir soluções viáveis para os municípios, com investimentos reais que trazem segurança de uma vida melhor para a população”.

Zonas rurais de Campo Bonito, Paulo Frontin, Antônio Olinto e São João do Triunfo receberão ampliação do sistema de abastecimento de água, orientação técnica e materiais

Água
O prefeito Irineu Inácio Zacharias, da cidade de Paulo Frontin, durante a assinatura do programa Sanepar Rural ao lado do diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley. O prefeito Irineu Inácio Zacharias, da cidade de Paulo Frontin, durante a assinatura do programa Sanepar Rural ao lado do diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley. O prefeito Irineu Inácio Zacharias, da cidade de Paulo Frontin, durante a assinatura do programa Sanepar Rural ao lado do diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley.
O prefeito Irineu Inácio Zacharias, da cidade de Paulo Frontin, durante a assinatura do programa Sanepar Rural ao lado do diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley, e do deputado Hussein Bakri. O prefeito Irineu Inácio Zacharias, da cidade de Paulo Frontin, durante a assinatura do programa Sanepar Rural ao lado do diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley, e do deputado Hussein Bakri. O prefeito Irineu Inácio Zacharias, da cidade de Paulo Frontin, durante a assinatura do programa Sanepar Rural ao lado do diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley, e do deputado Hussein Bakri.
O prefeito Mário Cezar da Silva, de São João do Triunfo, assina termo do Sanepar Rural. O prefeito Mário Cezar da Silva, de São João do Triunfo, assina termo do Sanepar Rural. O prefeito Mário Cezar da Silva, de São João do Triunfo, assina termo do Sanepar Rural ao lado do diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley, e do deputado Hussein Bakri.
O prefeito Mário Cezar da Silva, de São João do Triunfo, assina termo do Sanepar Rural ao lado do diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley. O prefeito Mário Cezar da Silva, de São João do Triunfo, assina termo do Sanepar Rural ao lado do diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley. O prefeito Mário Cezar da Silva, de São João do Triunfo, assina termo do Sanepar Rural ao lado do diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley.
O prefeito Mario Weber, de Campo Bonito, assina os termos da parceria do Programa Sanepar Rural ao lado do diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley. O prefeito Mario Weber, de Campo Bonito, assina os termos da parceria do Programa Sanepar Rural ao lado do diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley. O prefeito Mario Weber, de Campo Bonito, assina os termos da parceria do Programa Sanepar Rural ao lado do diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley.
O prefeito Mario Weber, de Campo Bonito, assina os termos da parceria do Programa Sanepar Rural ao lado do diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley. O prefeito Mario Weber, de Campo Bonito, assina os termos da parceria do Programa Sanepar Rural ao lado do diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley. O prefeito Mario Weber, de Campo Bonito, assina os termos da parceria do Programa Sanepar Rural ao lado do diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley.
O prefeito Fabio Machiavelli, da cidade de Antônio Olinto, assina o termo de parceria do Programa Sanepar Rural ao lado do diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley. O prefeito Fabio Machiavelli, da cidade de Antônio Olinto, assina o termo de parceria do Programa Sanepar Rural ao lado do diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley. O prefeito Fabio Machiavelli, da cidade de Antônio Olinto, assina o termo de parceria do Programa Sanepar Rural ao lado do diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley, e do deputado Hussein Bakri.
O prefeito Fabio Machiavelli, da cidade de Antônio Olinto, assina o termo de parceria do Programa Sanepar Rural ao lado do diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley, e do deputado Hussein Bakri. O prefeito Fabio Machiavelli, da cidade de Antônio Olinto, assina o termo de parceria do Programa Sanepar Rural ao lado do diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley, e do deputado Hussein Bakri. O prefeito Fabio Machiavelli, da cidade de Antônio Olinto, assina o termo de parceria do Programa Sanepar Rural ao lado do diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley, e do deputado Hussein Bakri.
Antônio Olinto
Campo Bonito
Paulo Frontin
São João do Triunfo
Notícia Importada
Desligado
Programas e Projetos
Início
Fim

Museu do Saneamento abre exposição coletiva inédita produzida por crianças

Enviado por Glaydson Angel… em

No último domingo (24/05), o Museu do Saneamento, mantido pela Sanepar, abriu espaço para a sua primeira exposição de obra infantil coletiva de longa permanência. Crianças entre 7 e 10 anos participaram da oficina “Água e Paz: O Direito Universal ao Bem Comum”, uma atividade que integrou a programação oficial da 24ª Semana Nacional de Museus (SNM). Promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o circuito nacional trouxe neste ano o tema “Museus: unindo um mundo dividido”, propondo uma reflexão sobre o papel social dessas instituições diante de cenários de conflito e desigualdade.

A programação no Museu começou com uma visita mediada pelo gestor ambiental Ronaldo Barreto. Durante o percurso, os pequenos e seus familiares conversaram sobre a importância da democratização do acesso à água tratada e ao saneamento como pilares para a saúde, o desenvolvimento social e a harmonia entre os povos. Inspiradas pelo debate, as crianças — acompanhadas por seus pais e responsáveis — utilizaram técnicas de recorte, colagem e desenho para confeccionar um grande painel-manifesto.

CRIANÇAS EXPOSITORAS - A iniciativa marcou o lançamento do projeto “Crianças expositoras – descobertas e talentos em defesa da água”. De acordo com a coordenadora de Patrimônio Histórico e Cultural da Sanepar, Marcia Caiut, a ideia nasceu do desejo de dar protagonismo definitivo à comunidade dentro do espaço cultural.

“Sempre tivemos a intenção de retomar as dinâmicas infantis no Museu e já realizamos diversas ações semelhantes. No entanto, as produções costumavam ir embora com os participantes”, explica Marcia. “Desta vez, o convite foi além: propusemos que as crianças deixassem suas mensagens registradas para o público. Pais e filhos compreenderam perfeitamente a importância de estampar no painel a visão da água como um direito de todos. Essa primeira turma inaugurou o projeto em grande estilo, e a obra coletiva ficará em exposição até o final de junho.”

A coordenadora ressalta que a oficina cumpriu o papel. “Conseguimos conectar o tema nacional da SNM à nossa missão essencial. Tratamos da água sob a perspectiva da paz, relembrando que o museu deve ser uma ferramenta viva de diálogo, conscientização e transformação social”, conclui. A Sanepar já avalia os resultados desta primeira edição para divulgar novas oficinas em breve no site da Companhia.

VISITAS - O Museu do Saneamento, mantido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), está de portas abertas para visitas espontâneas e agendadas. O  acesso para pedestres é feito pela Avenida Victor Ferreira do Amaral, 1.760, no bairro Tarumã, em Curitiba (não há estacionamento para visitantes no local). O espaço abre para visitas de terça a domingo, das 9 às 17 horas, com a última entrada recomendada até as 16 horas.

As visitas ao Museu são gratuitas. É possível fazer visitas individuais ou em pequenos grupos de forma espontânea, sem agendamento. Para grupos a partir de cinco pessoas, o agendamento deve ser feito pelo site www.museuplanetaagua.org.br (acesse o campo “Agende sua visita” e confira as datas e os horários disponíveis). Em dias de lotação, há fornecimento de senhas no local. 

Para conhecer outros espaços de visitação da Sanepar visite o site e-ambiental.sanepar.com.br

Atividade integrou a programação da 24ª Semana Nacional de Museus e marcou o lançamento do projeto “Crianças Expositoras”

Esporte e Cultura
Crianças participam de oficina no Museu do Saneamento da Sanepar Crianças participam de oficina no Museu do Saneamento da Sanepar Crianças participam de oficina no Museu do Saneamento da Sanepar
Crianças participam de oficina no Museu do Saneamento da Sanepar Crianças participam de oficina no Museu do Saneamento da Sanepar Crianças participam de oficina no Museu do Saneamento da Sanepar
Crianças participam de oficina no Museu do Saneamento da Sanepar Crianças participam de oficina no Museu do Saneamento da Sanepar Crianças participam de oficina no Museu do Saneamento da Sanepar
Crianças participam de oficina no Museu do Saneamento da Sanepar Crianças participam de oficina no Museu do Saneamento da Sanepar Crianças participam de oficina no Museu do Saneamento da Sanepar
Crianças participam de oficina no Museu do Saneamento da Sanepar Crianças participam de oficina no Museu do Saneamento da Sanepar Crianças participam de oficina no Museu do Saneamento da Sanepar
Curitiba
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Rotary Corporativo da Sanepar entrega material pedagógico para a Escola Municipal Irmãos Rebouças

Enviado por Carla Bastos Dias em

Aprender a resolver problemas, desenvolver o pensamento crítico e a criatividade e aplicar o conhecimento obtido em sala de aula ficará ainda mais divertido para 640 alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Irmãos Rebouças, localizada no bairro Rebouças, em Curitiba. Kits de robótica, jogos de tabuleiros, estrutura e itens de mercadinho e livros didáticos foram entregues hoje (22) pelo Rotary Corporativo da Sanepar, primeira associação rotariana corporativa do mundo ligada ao saneamento. Na próxima semana, a escola também receberá gibis e outros materiais socioeducativos doados pela Sanepar. 

Durante a entrega, os alunos já tiveram contato com os materiais e estão ansiosos para utilizá-los em sala de aula e aproveitar o aprendizado nas matérias teóricas e provas. “Assim eu já aprendo jogando e me divertindo”, afirma Heloísa de Andrade (10), da quarta série. Suas colegas, Samantha Isabella Fernandez Herrera (9), Emanuelle Ruth Aires (9) e Isabelly Monteiro Lima (9) contam que o item que mais gostaram foi o kit de robótica. “Eu gosto de robótica. Eu nunca tinha experimentado e agora vou experimentar na escola”, declara Samantha. 

Para Miguel Soares Santos (10), o mais interessante foi o kit de robótica movido a energia solar. “A gente não precisa de pilha, então é bastante versátil. Ele tem vários módulos, barco, cachorro, carro e mostra como a tecnologia humana está avançando muito ao longo do tempo. Eu acho que a tecnologia é a esperança do futuro da humanidade. Esses robôs podem ser um tipo de simulador e eu acho que deve ser bom para o meu futuro”, acredita. 

CONHECIMENTO - A vice-diretora Elizamar Marta Belém ressalta que o principal foco é aprendizagem dos estudantes. “A possibilidade de ter esses materiais aqui é um presente, não cabe a alegria do nosso coração. Com esses kits, cada aluno vai ter a oportunidade de fazer essas atividades. A matemática financeira faz parte da nossa vida, eles têm que entender como cuidar do seu dinheiro. E a robótica é o futuro, é interessante que eles saibam que hoje é acessível, que eles podem construir coisas e, quem sabe, brilhar muito”, destaca. 

UNIÃO – Liderado pelo Rotary Corporativo da Sanepar, a doação dos materiais pedagógicos foi possível pela união de clubes de Paranaguá, Ponta Grossa, Irati, Campo do Tenente, Prudentópolis, Pontal do Paraná, Rio Negro, que arrecadaram recursos viabilizados pelo fundo Júlio Moreira, destinado exclusivamente a educação. Foram investidos mais de R$ 8.600,00 na compra dos materiais. O objetivo é promover a melhoria da qualidade do ensino ao tornar as aulas mais dinâmicas e integrar a tecnologia na rotina escolar, preparando as crianças para os desafios que irão enfrentar no futuro. 

Para Gislaine Ceschim, empregada da Companhia e presidente do Rotary Corporativo da Sanepar, a doação de material pedagógico de robótica e matemática financeira é fundamental para o dia a dia das crianças. “Ensinar as crianças a criar responsabilidade financeira e aprender sobre o desenvolvimento da tecnologia vai beneficiar o futuro deles. Estamos investindo na educação de futuros profissionais qualificados”, afirma. Segundo Gislaine, a união dos clubes do Rotary e o apoio da Sanepar foi fundamental. “Nós estamos levando o nome da empresa para o mundo junto com o Rotary. É um conjunto de forças e assim conseguimos impactar a comunidade”, conclui.

 

 

640 alunos serão beneficiados com kits para matemática financeira e robótica. Livros didáticos, jogos de tabuleiro, robôs movidos a energia solar e mercadinho fazem parte do acervo doado

Socioambiental
Rotary Corporativo Sanepar entrega kits pedagógicos na Escola Municipal Irmãos Rebouças Rotary Corporativo Sanepar entrega kits pedagógicos na Escola Municipal Irmãos Rebouças Rotary Corporativo Sanepar entrega kits pedagógicos na Escola Municipal Irmãos Rebouças
Kits de robótica, jogos de tabuleiro, livros didáticos e outros itens vão tornar o aprendizado mais divertido Kits de robótica, jogos de tabuleiro, livros didáticos e outros itens vão tornar o aprendizado mais divertido Kits de robótica, jogos de tabuleiro, livros didáticos e outros itens vão tornar o aprendizado mais divertido
640 alunos terão acesso aos kits de robótica durante as aulas 640 alunos terão acesso aos kits de robótica durante as aulas 640 alunos terão acesso aos kits de robótica durante as aulas
640 alunos terão acesso aos kits de robótica durante as aulas 640 alunos terão acesso aos kits de robótica durante as aulas 640 alunos terão acesso aos kits de robótica durante as aulas
Mercadinho agora passará a fazer parte do ensino de matemática financeira Mercadinho agora passará a fazer parte do ensino de matemática financeira Mercadinho agora passará a fazer parte do ensino de matemática financeira
Mercadinho agora passará a fazer parte do ensino de matemática financeira Mercadinho agora passará a fazer parte do ensino de matemática financeira Mercadinho agora passará a fazer parte do ensino de matemática financeira
640 alunos terão acesso aos kits de robótica durante as aulas 640 alunos terão acesso aos kits de robótica durante as aulas 640 alunos terão acesso aos kits de robótica durante as aulas
Gislaine Ceschim, empregada da Companhia e presidente do Rotary Corporativo da Sanepar, fez a entrega dos materiais pedagógicos para a equipe da Escola Municipal Irmãos Rebouças Gislaine Ceschim, empregada da Companhia e presidente do Rotary Corporativo da Sanepar, fez a entrega dos materiais pedagógicos para a equipe da Escola Municipal Irmãos Rebouças Gislaine Ceschim, empregada da Companhia e presidente do Rotary Corporativo da Sanepar, fez a entrega dos materiais pedagógicos para a equipe da Escola Municipal Irmãos Rebouças
Curitiba
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Água e saneamento levam Curitiba ao topo do ranking de qualidade de vida 2026

Enviado por Chelsea Karina… em

Os indicadores de água e saneamento ajudaram Curitiba a ser eleita, pelo segundo ano consecutivo, a capital com a melhor qualidade de vida do Brasil. O reconhecimento foi consolidado pelo Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2026, no qual a cidade lidera o ranking das capitais brasileiras com 71,29 pontos na escala que vai de 0 a 100. A média nacional ficou em 63,40 pontos. 

No panorama geral, que avalia os 5.569 municípios brasileiros, Curitiba se destaca como a 5ª cidade do País em qualidade de vida,, graças ao desempenho de políticas sociais e ambientais.

Em Curitiba, os resultados positivos no indicador não vêm do acaso. Entre 2015 e 2024, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) investiu R$ 2,33 bilhões na capital, dos quais 70,7% — o equivalente a R$ 1,65 bilhão — foram direcionados exclusivamente para as redes de água e esgoto. O ritmo de expansão do sistema de saneamento deve continuar nos próximos anos, com a previsão de mais R$ 2,5 bilhões em investimentos planejados para o período entre 2025 e 2030.

Para consolidar os índices apresentados e manter o compromisso com a qualidade de vida dos curitibanos, a Sanepar aposta em soluções baseadas na natureza (SBN) e em economia circular. Os principais exemplos dessa estratégia estão na modernização de suas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) CIC-Xisto (Tatuquara), a Atuba Sul (Cajuru) e a ETE Belém. O sistema de abastecimento de água acompanha a evolução por meio de obras estratégicas em várias regiões da cidade, como o novo Reservatório Tatuquara e o projeto da Reserva Hídrica do Futuro, no Rio Iguaçu.

Além da capital, os investimentos também são direcionados às demais cidades e o objetivo final é atingir os percentuais de universalização nas 345 cidades antes da meta nacional, com cerca de R$ 13 bilhões aplicados entre 2026 e 2030. 

RANKING IPS - O modelo do IPS Brasil 2026 avalia três dimensões principais: necessidades humanas básica, fundamentos do bem-estar e oportunidades. A pontuação de Curitiba reflete o desempenho estrutural focado nas necessidades básicas da população, área que alcançou a maior pontuação nas categorias do estudo, com 81,49 pontos. Dentro dessa categoria, foram  avaliados quatro subitens que registraram as seguintes pontuações: Nutrição e Cuidados Médicos Básico (75,43), Água e Saneamento (92,99), Moradia (90,22) e Segurança Pessoal (67,32). 

Água e Saneamento obteve a maior nota na dimensão necessidades básicas da população e ajudou a elevar a capital à casa dos 80 pontos. Para essa composição, o comitê do Social Progress Imperative avaliou atributos fundamentais de infraestrutura urbana da capital: o abastecimento de água via rede de distribuição, o esgotamento sanitário adequado, o índice de abastecimento de água e o controle no índice de perdas de água na distribuição.

Para a Sanepar, o resultado traz validação ao trabalho diário operacional da empresa. “Quando um órgão reconhecido avalia a qualidade de vida dos brasileiros e coloca a capital paranaense no topo, é uma vitória para todos nós. O saneamento é um ponto de destaque no ranking e isso demonstra que estamos cumprindo nosso papel em levar vida digna a todos as pessoas”, comemora o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley. 

TRATA BRASIL - O estudo reafirma dados divulgados anteriormente pelo Instituto Trata Brasil, no Ranking do Saneamento 2026, que declarou a capital paranaense como a única que atingiu a universalização plena do saneamento básico e a única a tirar nota 10 nos quesitos de atendimento pleno (abastecimento, coleta de esgoto e tratamento desses dejetos). 

Além disso, dados demonstram que Curitiba é a única capital entre as 100 maiores cidades do país com 100% de cobertura urbana no abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto.

SOBRE O ÍNDICE - O IPS Brasil 2026 utiliza dados públicos provenientes de fontes oficiais como IBGE, DataSUS e dos ministérios da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social. Os indicadores são organizados em uma pontuação que varia de 0 a 100, medindo diretamente resultados sociais e ambientais, sem considerar indicadores econômicos.

A metodologia foi desenvolvida internacionalmente pela Social Progress Imperative e adaptada no Brasil pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em parceria com a Fundação Avina, Centro de Empreendedorismo da Amazônia, iniciativa Amazônia 2030 e Anattá Pesquisa e Desenvolvimento.

Capital paranaense é líder entre as capitais brasileiras em desenvolvimento social e ambiental, com reconhecimento consolidado pelo Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2026

Reconhecimento
ETA e Captação Passauna ETA e Captação Passauna
ETE Atuba Sul ETE Atuba Sul
ETA e Captação Passauna ETA e Captação Passauna
ETA e Captação Passauna ETA e Captação Passauna
Curitiba
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim
Inscrever-se em Social