Loading spinner

Sanepar é destaque em simpósio nacional sobre wetlands no tratamento de esgoto

Enviado por Chelsea Karina… em

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) participou do 7º Simpósio Brasileiro sobre Wetlands Construídos, evento que abordou a utilização dessa ecotecnologia no saneamento, metodologia já adotada pela empresa.

A diretora de Investimentos da Companhia, Leura Lúcia Conte de Oliveira, participou da abertura do Simpósio, realizado entre os dias 27 e 30 de outubro em Curitiba, e reforçou que a Companhia está atenta à aplicação das wetlands no saneamento como uma excelente opção para o setor.

As wetlands são um Solução Baseada na Natureza (SBN) em que o esgoto fica em um ambiente amplo e aberto, com plantas que absorvem nutrientes e oxigenam o solo e com a ação de bactérias e outros microrganismos na decomposição da matéria orgânica de forma sustentável.

“A Sanepar mantém um programa robusto de investimentos visando a universalização do serviço de saneamento básico, projetando para o ciclo 2025–2029, com a aplicação de quase R$12 bilhões. Entre os projetos em andamento, a tecnologia das wetlands será integrada a sistemas de várias regiões no Paraná”, disse Leura.

Cerca de 50 empregados da Sanepar participaram dos quatro dias do simpósio, entre eles, os engenheiros Aliny Lucia Borges Borba (DIN) e Aurio Bonilha Junior foram palestrantes em minicursos e mesas redondas. “Essa participação massiva de nossos profissionais neste evento reflete o quanto a empresa está acreditando na tecnologia”, destacou o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.

A Sanepar foi referência em vários momentos do Simpósio por sua vanguarda na aplicação tecnologia, com seu primeiro projeto-piloto implantado há cinco anos para o tratamento do lodo (resíduo resultante desse processo).

WETLANDS PARANAENSES - Na Região Oeste, a tecnologia já está integrada ao sistema das cidades de Santa Helena, Assis Chateaubriand e Vera Cruz do Oeste, onde está em operação para tratar o lodo.

 Já em Palotina, Serranópolis do Iguaçu e Curitiba, está em andamento a instalação de wetlands para tratar o lodo. Em Quatiguá, a tecnologia está sendo usada no tratamento de esgoto e em Saudade do Iguaçu, a Sanepar também está com obras para o uso desta tecnologia, que será aplicada no sistema de tratamento de esgoto.

O Simpósio reuniu especialistas, pesquisadores, estudantes, gestores públicos e profissionais do setor para debater os avanços, desafios e aplicações dessa tecnologia sustentável no saneamento e na gestão de recursos hídricos. Organizado por: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, seção Paraná (ABES-PR); Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Universidade Positivo (UP), em parceria com o Grupo Wetlands Brasil e apoio da Sanepar.

PRESENÇA SANEPARIANA - A engenheira Aliny, ao lado da consultora Heike Hoffmann, da empresa Rotária do Brasil, ministrou o minicurso “Wetlands para tratamento de esgoto e lodos: soluções municipais visando à universalização do 

O engenheiro Aurio Bonilha Junior participou da roda de discussão de perspectivas do tema: “Wetlands em Ambientes Urbanos: como tornar as cidades mais resilientes e sustentáveis”, ao lado especialistas de empresas e instituições que apoiam o uso da ecotecnologia no Brasil e responsáveis por diversos projetos e obras já implementados.

De acordo com Aurio, o evento tem um papel importante no incentivo ao desenvolvimento e estudo dessa tecnologia. “Abordamos cases de sucesso da Sanepar, que abrem portas para o uso da tecnologia em vários outros lugares”, disse. O engenheiro destacou que a wetland está deixando de ser uma novidade no Brasil para se tornar uma solução no saneamento. Na Sanepar, tem sido uma opção estratégica para ampliar o acesso ao saneamento, com economia e maior eficiência operacional.”

Sendo uma das empresas pioneiras no Brasil a usar essa solução baseada na natureza (SBN), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) marcou presença apresentando seus cases e com a participação de cerca de 50 empregados no 7º Simpósio Brasileiro sobre Wetlands Construídos, em Curitiba

Socioambiental
Sanepar é destaque em wetlands
Sanepar é destaque em wetlands
Sanepar é destaque em wetlands
Sanepar é destaque em wetlands
Sanepar é destaque em wetlands
Sanepar é destaque em wetlands
Sanepar é destaque em wetlands
Sanepar é destaque em wetlands
Sanepar é destaque em wetlands
Sanepar é destaque em wetlands
Curitiba
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Sanepar busca parceria inovadora no uso das redes de esgoto para passagem de fibras ópticas

Enviado por Glaydson Angel… em

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) segue com o Edital de Chamamento Público N.º 001/2025 – DIN aberto para selecionar um parceiro estratégico focado no desenvolvimento de uma oportunidade de negócio pioneira: a utilização da sua extensa rede de esgoto para a passagem de fibras ópticas. A iniciativa representa uma chance de construir, em conjunto com a Sanepar, um negócio promissor que integra os ativos da Companhia com o setor de telecomunicações.

O projeto, vanguarda na América Latina, contempla uma solução para um dos maiores desafios da expansão da fibra óptica hoje: o alto custo e a complexidade de obras para a instalação de redes subterrâneas. Com mais de 43 mil quilômetros de redes coletoras de esgoto nos municípios onde atua, a Sanepar oferece uma infraestrutura já existente que pode acelerar a conectividade e apoiar a demanda crescente de novas tecnologias no setor.

A oportunidade trazida pela Sanepar quer integrar os setores de saneamento e telecomunicações e promover uma aliança operacional com o setor, oferecendo sua infraestrutura, amparada pela Lei Estadual N.º 20.266 de 2020, que autoriza a Companhia a explorar sua estrutura de redes coletoras para instalação de fibras ópticas. “Nossa busca por processos mais eficientes e inovadores nos levou a uma oportunidade de negócio sinérgica ao nosso core. O uso compartilhado de redes coletoras de esgoto com fibras ópticas potencializa a geração de receitas acessórias e a consequente entrega de valor para a sociedade, criando um ciclo virtuoso que beneficia a Companhia, o parceiro estratégico selecionado e a população que servimos”, afirma o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.

O diretor de Inovação e Novos Negócios, Anatalicio Risden Júnior, destaca que as redes coletoras de esgoto surgem como um ativo estratégico para a instalação de fibra óptica. “Além de ser uma alternativa sustentável e mais segura em relação aos cabos aéreos e oferecer suporte aos avanços com a tecnologia 5G, essa iniciativa impulsiona o desenvolvimento de cidades inteligentes e fomenta a economia compartilhada. Para alavancar esta oportunidade de negócio e atender à crescente demanda por conectividade, a Sanepar avança com seu estruturado, transparente e equitativo processo de seleção visando estabelecer parceria com organizações preparadas para construir um negócio disruptivo no setor de infraestrutura”, afirma Risden.

OPORTUNIDADE 

Para ampliar o alcance e atrair potenciais parceiros globais, a Sanepar, em parceria com a consultoria internacional Alvarez & Marsal, está promovendo reuniões com interessados em participar do Edital de Chamamento Público n.º 001/2025 – DIN.
Podem participar do processo pessoas jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, fundos de investimento e entidades de previdência complementar, tanto de forma isolada quanto em consórcio, desde que atendam aos requisitos especificados no edital. O documento completo está disponível para consulta no site da Sanepar.

Como parte do compromisso com a transparência e o diálogo aberto com o mercado, a Sanepar disponibiliza dois canais de interação com os interessados. No dia 29 de agosto de 2025, das 14h às 15h30, será realizada uma reunião de apresentação do edital, conduzida virtualmente, aberta a todos que fizerem inscrição prévia por meio do formulário eletrônico disponível neste endereço: https://forms.gle/PyRgvaN5D1P6dk7k8 e também no site do edital. Além disso, a Companhia oferece reuniões bilaterais exclusivas, entre os dias 14 de agosto e 1.º de setembro de 2025, que serão realizadas também virtualmente, com duração de até 60 minutos, mediante manifestação prévia de interesse. Para participar dessas reuniões os interessados devem submeter suas intenções preenchendo o mesmo formulário.

INOVAÇÃO 

O projeto de implantação de fibras ópticas nas redes de esgoto tem suas raízes em estudos iniciados pela Sanepar em 2021, em parceria com a Corporação Financeira Internacional (IFC), do Grupo Banco Mundial. Embora o uso de redes de esgoto para instalação de fibra óptica já seja uma prática em algumas partes do mundo, ainda é pouco explorado na América Latina, em especial no Brasil. “Pioneira, inovadora e disruptiva, a Sanepar quer mudar este cenário e alavancar mais este negócio contando com um parceiro que abrace a causa e o benefício”, conclui Risden.

Companhia promove reuniões com empresas interessadas em participar do edital e desenvolver de forma conjunta oportunidade de negócio que integra os setores de saneamento e de telecomunicações

Pesquisa e Inovação
Com mais de 43 mil quilômetros de redes coletoras de esgoto nos municípios onde atua, a Sanepar oferece uma infraestrutura já existente que pode acelerar a conectividade
Com mais de 43 mil quilômetros de redes coletoras de esgoto nos municípios onde atua, a Sanepar oferece uma infraestrutura já existente que pode acelerar a conectividade
Rede de coleta de esgoto Com mais de 43 mil quilômetros de redes coletoras de esgoto nos municípios onde atua, a Sanepar oferece uma infraestrutura já existente que pode acelerar a conectividade
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim
Inscrever-se em 09 - Indústria, inovação e infraestrutura