Loading spinner

Museu do Saneamento abre exposição coletiva inédita produzida por crianças

Enviado por Glaydson Angel… em

No último domingo (24/05), o Museu do Saneamento, mantido pela Sanepar, abriu espaço para a sua primeira exposição de obra infantil coletiva de longa permanência. Crianças entre 7 e 10 anos participaram da oficina “Água e Paz: O Direito Universal ao Bem Comum”, uma atividade que integrou a programação oficial da 24ª Semana Nacional de Museus (SNM). Promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o circuito nacional trouxe neste ano o tema “Museus: unindo um mundo dividido”, propondo uma reflexão sobre o papel social dessas instituições diante de cenários de conflito e desigualdade.

A programação no Museu começou com uma visita mediada pelo gestor ambiental Ronaldo Barreto. Durante o percurso, os pequenos e seus familiares conversaram sobre a importância da democratização do acesso à água tratada e ao saneamento como pilares para a saúde, o desenvolvimento social e a harmonia entre os povos. Inspiradas pelo debate, as crianças — acompanhadas por seus pais e responsáveis — utilizaram técnicas de recorte, colagem e desenho para confeccionar um grande painel-manifesto.

CRIANÇAS EXPOSITORAS - A iniciativa marcou o lançamento do projeto “Crianças expositoras – descobertas e talentos em defesa da água”. De acordo com a coordenadora de Patrimônio Histórico e Cultural da Sanepar, Marcia Caiut, a ideia nasceu do desejo de dar protagonismo definitivo à comunidade dentro do espaço cultural.

“Sempre tivemos a intenção de retomar as dinâmicas infantis no Museu e já realizamos diversas ações semelhantes. No entanto, as produções costumavam ir embora com os participantes”, explica Marcia. “Desta vez, o convite foi além: propusemos que as crianças deixassem suas mensagens registradas para o público. Pais e filhos compreenderam perfeitamente a importância de estampar no painel a visão da água como um direito de todos. Essa primeira turma inaugurou o projeto em grande estilo, e a obra coletiva ficará em exposição até o final de junho.”

A coordenadora ressalta que a oficina cumpriu o papel. “Conseguimos conectar o tema nacional da SNM à nossa missão essencial. Tratamos da água sob a perspectiva da paz, relembrando que o museu deve ser uma ferramenta viva de diálogo, conscientização e transformação social”, conclui. A Sanepar já avalia os resultados desta primeira edição para divulgar novas oficinas em breve no site da Companhia.

VISITAS - O Museu do Saneamento, mantido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), está de portas abertas para visitas espontâneas e agendadas. O  acesso para pedestres é feito pela Avenida Victor Ferreira do Amaral, 1.760, no bairro Tarumã, em Curitiba (não há estacionamento para visitantes no local). O espaço abre para visitas de terça a domingo, das 9 às 17 horas, com a última entrada recomendada até as 16 horas.

As visitas ao Museu são gratuitas. É possível fazer visitas individuais ou em pequenos grupos de forma espontânea, sem agendamento. Para grupos a partir de cinco pessoas, o agendamento deve ser feito pelo site www.museuplanetaagua.org.br (acesse o campo “Agende sua visita” e confira as datas e os horários disponíveis). Em dias de lotação, há fornecimento de senhas no local. 

Para conhecer outros espaços de visitação da Sanepar visite o site e-ambiental.sanepar.com.br

Atividade integrou a programação da 24ª Semana Nacional de Museus e marcou o lançamento do projeto “Crianças Expositoras”

Esporte e Cultura
Crianças participam de oficina no Museu do Saneamento da Sanepar Crianças participam de oficina no Museu do Saneamento da Sanepar Crianças participam de oficina no Museu do Saneamento da Sanepar
Crianças participam de oficina no Museu do Saneamento da Sanepar Crianças participam de oficina no Museu do Saneamento da Sanepar Crianças participam de oficina no Museu do Saneamento da Sanepar
Crianças participam de oficina no Museu do Saneamento da Sanepar Crianças participam de oficina no Museu do Saneamento da Sanepar Crianças participam de oficina no Museu do Saneamento da Sanepar
Crianças participam de oficina no Museu do Saneamento da Sanepar Crianças participam de oficina no Museu do Saneamento da Sanepar Crianças participam de oficina no Museu do Saneamento da Sanepar
Crianças participam de oficina no Museu do Saneamento da Sanepar Crianças participam de oficina no Museu do Saneamento da Sanepar Crianças participam de oficina no Museu do Saneamento da Sanepar
Curitiba
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Rotary Corporativo da Sanepar entrega material pedagógico para a Escola Municipal Irmãos Rebouças

Enviado por Carla Bastos Dias em

Aprender a resolver problemas, desenvolver o pensamento crítico e a criatividade e aplicar o conhecimento obtido em sala de aula ficará ainda mais divertido para 640 alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Irmãos Rebouças, localizada no bairro Rebouças, em Curitiba. Kits de robótica, jogos de tabuleiros, estrutura e itens de mercadinho e livros didáticos foram entregues hoje (22) pelo Rotary Corporativo da Sanepar, primeira associação rotariana corporativa do mundo ligada ao saneamento. Na próxima semana, a escola também receberá gibis e outros materiais socioeducativos doados pela Sanepar. 

Durante a entrega, os alunos já tiveram contato com os materiais e estão ansiosos para utilizá-los em sala de aula e aproveitar o aprendizado nas matérias teóricas e provas. “Assim eu já aprendo jogando e me divertindo”, afirma Heloísa de Andrade (10), da quarta série. Suas colegas, Samantha Isabella Fernandez Herrera (9), Emanuelle Ruth Aires (9) e Isabelly Monteiro Lima (9) contam que o item que mais gostaram foi o kit de robótica. “Eu gosto de robótica. Eu nunca tinha experimentado e agora vou experimentar na escola”, declara Samantha. 

Para Miguel Soares Santos (10), o mais interessante foi o kit de robótica movido a energia solar. “A gente não precisa de pilha, então é bastante versátil. Ele tem vários módulos, barco, cachorro, carro e mostra como a tecnologia humana está avançando muito ao longo do tempo. Eu acho que a tecnologia é a esperança do futuro da humanidade. Esses robôs podem ser um tipo de simulador e eu acho que deve ser bom para o meu futuro”, acredita. 

CONHECIMENTO - A vice-diretora Elizamar Marta Belém ressalta que o principal foco é aprendizagem dos estudantes. “A possibilidade de ter esses materiais aqui é um presente, não cabe a alegria do nosso coração. Com esses kits, cada aluno vai ter a oportunidade de fazer essas atividades. A matemática financeira faz parte da nossa vida, eles têm que entender como cuidar do seu dinheiro. E a robótica é o futuro, é interessante que eles saibam que hoje é acessível, que eles podem construir coisas e, quem sabe, brilhar muito”, destaca. 

UNIÃO – Liderado pelo Rotary Corporativo da Sanepar, a doação dos materiais pedagógicos foi possível pela união de clubes de Paranaguá, Ponta Grossa, Irati, Campo do Tenente, Prudentópolis, Pontal do Paraná, Rio Negro, que arrecadaram recursos viabilizados pelo fundo Júlio Moreira, destinado exclusivamente a educação. Foram investidos mais de R$ 8.600,00 na compra dos materiais. O objetivo é promover a melhoria da qualidade do ensino ao tornar as aulas mais dinâmicas e integrar a tecnologia na rotina escolar, preparando as crianças para os desafios que irão enfrentar no futuro. 

Para Gislaine Ceschim, empregada da Companhia e presidente do Rotary Corporativo da Sanepar, a doação de material pedagógico de robótica e matemática financeira é fundamental para o dia a dia das crianças. “Ensinar as crianças a criar responsabilidade financeira e aprender sobre o desenvolvimento da tecnologia vai beneficiar o futuro deles. Estamos investindo na educação de futuros profissionais qualificados”, afirma. Segundo Gislaine, a união dos clubes do Rotary e o apoio da Sanepar foi fundamental. “Nós estamos levando o nome da empresa para o mundo junto com o Rotary. É um conjunto de forças e assim conseguimos impactar a comunidade”, conclui.

 

 

640 alunos serão beneficiados com kits para matemática financeira e robótica. Livros didáticos, jogos de tabuleiro, robôs movidos a energia solar e mercadinho fazem parte do acervo doado

Socioambiental
Rotary Corporativo Sanepar entrega kits pedagógicos na Escola Municipal Irmãos Rebouças Rotary Corporativo Sanepar entrega kits pedagógicos na Escola Municipal Irmãos Rebouças Rotary Corporativo Sanepar entrega kits pedagógicos na Escola Municipal Irmãos Rebouças
Kits de robótica, jogos de tabuleiro, livros didáticos e outros itens vão tornar o aprendizado mais divertido Kits de robótica, jogos de tabuleiro, livros didáticos e outros itens vão tornar o aprendizado mais divertido Kits de robótica, jogos de tabuleiro, livros didáticos e outros itens vão tornar o aprendizado mais divertido
640 alunos terão acesso aos kits de robótica durante as aulas 640 alunos terão acesso aos kits de robótica durante as aulas 640 alunos terão acesso aos kits de robótica durante as aulas
640 alunos terão acesso aos kits de robótica durante as aulas 640 alunos terão acesso aos kits de robótica durante as aulas 640 alunos terão acesso aos kits de robótica durante as aulas
Mercadinho agora passará a fazer parte do ensino de matemática financeira Mercadinho agora passará a fazer parte do ensino de matemática financeira Mercadinho agora passará a fazer parte do ensino de matemática financeira
Mercadinho agora passará a fazer parte do ensino de matemática financeira Mercadinho agora passará a fazer parte do ensino de matemática financeira Mercadinho agora passará a fazer parte do ensino de matemática financeira
640 alunos terão acesso aos kits de robótica durante as aulas 640 alunos terão acesso aos kits de robótica durante as aulas 640 alunos terão acesso aos kits de robótica durante as aulas
Gislaine Ceschim, empregada da Companhia e presidente do Rotary Corporativo da Sanepar, fez a entrega dos materiais pedagógicos para a equipe da Escola Municipal Irmãos Rebouças Gislaine Ceschim, empregada da Companhia e presidente do Rotary Corporativo da Sanepar, fez a entrega dos materiais pedagógicos para a equipe da Escola Municipal Irmãos Rebouças Gislaine Ceschim, empregada da Companhia e presidente do Rotary Corporativo da Sanepar, fez a entrega dos materiais pedagógicos para a equipe da Escola Municipal Irmãos Rebouças
Curitiba
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Planeta Água: de estação de tratamento a museu interativo

Enviado por Glaydson Angel… em

O primeiro museu interativo e sensorial do Brasil dedicado à preservação da água está localizado em Curitiba. Museu do Saneamento da Sanepar – Planeta Água está instalado na estrutura da primeira estação de tratamento de água (ETA) do Paraná. Com o Dia Internacional do Museu, 18 de maio, o local é celebrado por seu papel para a cultura e a educação.

A ETA Tarumã foi inaugurada em 1945 e desativada em 2004. Pelo seu valor histórico, o local se tornou uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP) do Município de Curitiba. Inicialmente, a estrutura foi utilizada para a exposição do Museu do Saneamento, inaugurado em 2014 para exibição de peças do acervo técnico e operacional da Companhia e em 2022 foi inaugurada a mostra de longa duração Planeta Água.

O funcionário aposentado da Sanepar, Ivo Darolt, 60 anos, viveu parte dessa história de transformação. Dos seus quase 40 anos de trabalho na Companhia, 11 foram como operador na ETA Tarumã. Ele relembra que na época os processos eram manuais e os boletins escritos à mão. Na memória, além da rotina diária, Ivo guarda as amizades que cultivou. “Tenho boas memórias. Sobrava tempo para amizade com os colegas, comentários, tratar das pescarias. O dia a dia era legal”, conta.

Com o encerramento das atividades da ETA, o espaço foi readequado para receber o museu. “Onde eram os filtros, tem vários escritórios, salas de treinamento, auditório. Do tempo que eu trabalhei, os tanques de produtos químicos estão preservados, na parte de baixo tem as tubulações, isso representa bem o que já foi isso aqui. É bem apropriado por ser a ETA mais antiga ter essas visitações para que as pessoas saibam sobre a história do saneamento no Paraná”, acredita

PLANETA ÁGUA - Mais de 119 mil pessoas já passaram pelo local desde a inauguração. Só em 2025, quase 47 mil visitantes viram na prática como a ciência, a biologia, a ecologia, a física, a geografia, a história, a química e a matemática se conectam à vida por meio da água.

A terapeuta ocupacional Camila Roncoleta Baptista, de Jundiaí (SP), veio passear em Curitiba com a família e aproveitou para conhecer o museu. “Muito legal, bonito, bem interativo. Foi uma visita bem bacana. Ainda mais com a Ester, ela tem 7 anos e ficou encantada por ser interativo, poder mexer e tocar. É uma experiência sensorial para as crianças bem legal”, afirma.

Para Camila, além da diversão, o conhecimento promovido pelas exposições do Planeta Água traz reflexões sobre a importância da água. “Temos que cuidar. Se não cuidar, pode faltar algum dia”, observa. Conhecer a história do saneamento também mostrou que o tratamento da água é muito mais complexo do que ela imaginava. “Foi bem bacana ver todo o começo, o maquinário, como funcionava antigamente e como é hoje todo o tratamento da água”, acrescenta.

O aposentado Ivo Darolt acredita que o conhecimento de como é complexo o tratamento e a distribuição da água contribui para o uso consciente. “Até chegar na casa das pessoas tem um longo caminho, demanda muito esforço e investimento. É importante ter essa noção para o uso racional da água”, conclui.

INTERATIVIDADE - A experiência conta com diferentes suportes imersivos e atrações que encantam e promovem reflexões, como a escultura de um esqueleto de uma baleia azul, com 23 metros de comprimento, construída com mais de 40 mil itens de embalagens plásticas. O mapa mundi, com mais de 90 camadas de relevo da Terra e projeções videomapeadas, apresenta assuntos como o deslocamento humano sobre os mares, os lixos nos oceanos e os Rios Voadores da Amazônica.

Realidade aumentada, holografias, vídeos, sons, fotografias, painéis, esculturas e objetos promovem uma experiência completa sobre a relação da água com a vida e a morte. É possível conhecer a fauna e a flora marinhas em monitores com touch screen e ainda calcular a quantidade de água no seu corpo em uma balança interativa.

SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS – De 18 a 24 de maio acontecerá a 24ª Semana Nacional dos Museus, promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. A edição 2026 traz o tema “Museus: Unindo um Mundo Dividido” com o objetivo de promover a reflexão acerca do papel dos museus em um contexto marcado por desigualdades, conflitos e disputas de narrativas.

O Museu Planeta Água participa da comemoração com uma atividade especial no dia 24, das 14h às 16h, voltada para crianças de 7 a 10 anos. Será realizada uma oficina de recorte e colagem para a produção de cartaz com o tema “Água e Paz: o Direito ao Bem Comum”. O cartaz ficará em exposição no Museu do Saneamento. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pela internet. Acesse o link aqui.

Museu Planeta Água
Entrada: gratuita

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h, sendo a última entrada às 16h.

Endereço: Av. Victor Ferreira do Amaral, 1760 - Tarumã. Entrada de pedestres.

É necessário agendamento no site para visitas em grupo. As visitas individuais ou em pequenos grupos pode ser feita de forma espontânea, sem agendamento. Em caso de lotação, são fornecidas senhas no local.

Primeiro museu interativo e sensorial do Brasil com o tema água, o local proporciona uma imersão em todo o saber sobre a importância deste recurso para a vida na terra e apresenta a história do saneamento no Paraná

Socioambiental
 Museu do Saneamento da Sanepar – Planeta Água  Museu do Saneamento da Sanepar – Planeta Água
 Museu do Saneamento da Sanepar – Planeta Água  Museu do Saneamento da Sanepar – Planeta Água
 Museu do Saneamento da Sanepar – Planeta Água  Museu do Saneamento da Sanepar – Planeta Água
 Museu do Saneamento da Sanepar – Planeta Água  Museu do Saneamento da Sanepar – Planeta Água
 Museu do Saneamento da Sanepar – Planeta Água  Museu do Saneamento da Sanepar – Planeta Água
 Museu do Saneamento da Sanepar – Planeta Água  Museu do Saneamento da Sanepar – Planeta Água
 Museu do Saneamento da Sanepar – Planeta Água  Museu do Saneamento da Sanepar – Planeta Água
 Museu do Saneamento da Sanepar – Planeta Água  Museu do Saneamento da Sanepar – Planeta Água
 Museu do Saneamento da Sanepar – Planeta Água  Museu do Saneamento da Sanepar – Planeta Água
 Museu do Saneamento da Sanepar – Planeta Água  Museu do Saneamento da Sanepar – Planeta Água
 Museu do Saneamento da Sanepar – Planeta Água  Museu do Saneamento da Sanepar – Planeta Água
 Museu do Saneamento da Sanepar – Planeta Água  Museu do Saneamento da Sanepar – Planeta Água
 Museu do Saneamento da Sanepar – Planeta Água  Museu do Saneamento da Sanepar – Planeta Água
Curitiba
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

SEMANA NACIONAL DE MUSEUS: Museu da Sanepar abre inscrições de oficina para crianças

Enviado por Glaydson Angel… em

O Museu do Saneamento, em Curitiba, está com inscrições abertas, até o dia 21 de maio, para a oficina "Água e Paz: o Direito ao Bem Comum", direcionada para crianças de 7 a 10 anos de idade. A atividade ocorrerá no dia 24 de maio (domingo), das 14 às 16 horas, nas dependências do Museu, dentro da programação nacional da 24ª Semana Nacional de Museus (SNM).

A atividade é gratuita, envolve recorte e colagem para a produção de cartaz sobre o mesmo tema da oficina. O cartaz ficará em exposição no Museu do Saneamento.

As vagas são limitadas e as crianças participantes devem estar acompanhadas de um adulto responsável, que deve permanecer com a criança durante todo o tempo da oficina. Após a inscrição é necessário aguardar o e-mail de confirmação da vaga e as orientações sobre a participação. As inscrições ocorrem pelo link: https://forms.gle/BML9HU2hax4n7Kz48

PAZ - A oficina infantil da Sanepar é parte das celebrações do Dia Internacional dos Museus (18/05) e da SNM, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em um circuito nacional de eventos para a comemoração desse dia. Nesta edição, considerando o contexto mundial de conflitos, o tema da SNM, definido pelo Ibram, é “Museus: unindo um mundo dividido". O Museu do Saneamento embarca nesse processo, tratando da paz e da água, seu assunto principal, relembrando o papel social dos museus na promoção do diálogo e do conhecimento.

MUSEU - Mantido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), o Museu do Saneamento tem acesso para pedestres pela Avenida Victor Ferreira do Amaral, 1.760, no bairro Tarumã, em Curitiba (não há estacionamento para visitantes no local). O espaço abre para visitas de terça a domingo, das 9 às 17 horas, com entrada permitida até as 16.

VISITAS - As visitas ao Museu são gratuitas e devem ser agendadas para grupos a partir de cinco pessoas pelo site www.museuplanetaagua.org.br (acesse o campo “Agende sua visita” e confira as datas e os horários disponíveis). É possível fazer visitas individuais ou em pequenos grupos de forma espontânea, sem agendamento. Em dias de lotação, há fornecimento de senhas no local. Neste ano, o espaço já recebeu mais de 8 mil visitas, com uma média de 200 pessoas por dia.

Para conhecer outros espaços de visitação da Sanepar visite o site: e-ambiental.sanepar.com.br

Tema da atividade busca a reflexão sobre a água e a paz no mundo. Ação faz parte da programação nacional da 24ª Semana Nacional de Museus (SNM)

Socioambiental
Exposição Planeta Água no Museu do Saneamento da Sanepar Exposição Planeta Água no Museu do Saneamento da Sanepar Exposição Planeta Água no Museu do Saneamento da Sanepar
Exposição Planeta Água no Museu do Saneamento da Sanepar Exposição Planeta Água no Museu do Saneamento da Sanepar Exposição Planeta Água no Museu do Saneamento da Sanepar
Exposição Planeta Água no Museu do Saneamento. Exposição Planeta Água no Museu do Saneamento. Esqueleto de baleia feito com plástico encontrado na natureza é uma das atrações da exposição Planeta Água, no Museu do Saneamento.
Curitiba
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Museu da Sanepar vai abrir também aos domingos

Enviado por Glaydson Angel… em

O Museu do Saneamento da Sanepar passará a receber visitantes também aos domingos, a partir do dia 26 de abril. A ampliação do funcionamento atende uma solicitação do próprio público e, agora, o Museu estará aberto de terça a domingo, das 9 às 17 horas, sendo a última entrada permitida até às 16 horas. Neste ano, o espaço já recebeu mais de 8 mil visitas, com uma média de 200 visitantes por dia. 

O Museu foi inaugurado em 2014 e a visitação já começa pela observação da fachada modernista do prédio. A edificação, de inigualável valor histórico, está formalmente inscrita como uma Unidade de Interesse de Preservação do Município (UIP) por se tratar da primeira Estação de Tratamento de Água de Curitiba, a ETA Tarumã. Inaugurada em 1945, a ETA foi desativada em 2004.

EXPOSIÇÃO - Inicialmente, o Museu funcionava apenas em horário comercial, de segunda a sexta-feira. Havia uma exposição de longa duração de painéis, objetos e elementos ligados à história do saneamento, como a carroça utilizada nos primórdios do serviço de esgotamento em Curitiba, materiais de fundição de tubulações de ferro e uma das lambretas da Sanepar. 

Em junho de 2022, parte desses elementos passou a ocupar uma parte do piso inferior da ETA Tarumã, junto a um núcleo especializado na história do saneamento no mundo, no Brasil e no Paraná, incluindo uma exposição sobre a própria ETA Tarumã. Na parte superior do prédio, foi aberta a nova exposição de longa duração, denominada "Planeta Água”, com mais recursos tecnológicos e uma abordagem multidisciplinar sobre a água.

AGENDAMENTO – As visitas ao Museu são gratuitas e podem ser agendadas pelo site www.museuplanetaagua.org.br (acesse o campo “Agende sua visita” e confira as datas e os horários disponíveis). Também é possível realizar visitas individuais ou em pequeno grupo de forma espontânea, sem agendamento. Em dias de lotação, há fornecimento de senhas no local. O acesso ao Museu é realizado apenas para pedestres pela Avenida Victor Ferreira do Amaral, 1760 - Tarumã - Curitiba/PR. O Museu não possui estacionamento para visitantes.

Para conhecer outros espaços de visitação da Sanepar, visite o site: https://e-ambiental.sanepar.com.br

Com entrada gratuita, o espaço abriga a exposição interativa Planeta Água e também uma área sobre a história do saneamento

Esporte e Cultura
Museu do Saneamento da Sanepar Museu do Saneamento da Sanepar
Museu do Saneamento da Sanepar Museu do Saneamento da Sanepar
Museu do Saneamento da Sanepar Museu do Saneamento da Sanepar
Museu do Saneamento da Sanepar Museu do Saneamento da Sanepar
Museu do Saneamento da Sanepar Museu do Saneamento da Sanepar
Museu do Saneamento da Sanepar Museu do Saneamento da Sanepar
Museu do Saneamento da Sanepar Museu do Saneamento da Sanepar
Museu do Saneamento da Sanepar Museu do Saneamento da Sanepar
Curitiba
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Com apoio da Sanepar, Ilha das Cobras recebe Escola do Mar no Litoral

Enviado por Monica Venson em

A reforma do Parque Estadual Ilha das Cobras, antiga residência oficial de veraneio do Governo do Paraná, foi entregue neste sábado (14). O espaço agora sedia a Escola do Mar, um centro dedicado ao ensino de gastronomia, turismo e preservação ambiental.

O investimento total de R$ 10 milhões foi viabilizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), Secretaria da Educação (Seed), Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e Copel. Os recursos custearam a adequação das edificações, novas instalações elétricas, saneamento básico e o mobiliário pedagógico. 

Para o governador Carlos Massa Ratinho Junior, a entrega é um marco simbólico que reflete a visão inovadora da gestão. “A 'Ilha da Mordomia' se transforma, a partir de hoje, na Escola do Mar. Um lugar que era de descanso de governadores passa a ser um local de oportunidade para centenas de alunos, que poderão se tornar chefs de cozinha ou empreender no setor de pousadas”, destacou.

A Sanepar é parceira do investimento na estrutura com um aporte de R$ 1,1 milhão. “Essa grande parceria tornou possível trazer novas tecnologias para o Litoral. São dois projetos piloto com a instalação de uma unidade de dessalinização que é a primeira da Sanepar e talvez seja o futuro do abastecimento de água no Litoral do Paraná. Também implantamos o sistema de tratamento de esgoto através de wetlands, que é um sistema de tratamento com solução baseada na natureza” afirma o presidente da Sanepar, Wilson Bley. 

A estrutura implantada pela Companhia incluiu a perfuração de dois poços com instalação de equipamentos de dessalinização da água, garantindo assim água potável de qualidade para turistas, estudantes e visitantes. Um sistema ecológico de tratamento de esgoto com zona de raízes, que tem alta eficiência de depuração e é considerado um tratamento ecológico. 

As intervenções garantem o recebimento seguro de visitantes, fortalecendo o uso público sustentável da unidade. Para viabilizar a operação, serão contratados gestores, recepcionistas e vigias florestais. 

Por ser um importante berçário da fauna local, a visitação será controlada mediante agendamento e gerida pelo Instituto Água e Terra (IAT). Uma equipe de 10 profissionais ficará responsável pelas atividades educativas, pesquisas científicas e a condução dos treinamentos.

 “É nossa obrigação manter esse patrimônio preservado e, ao mesmo tempo, torná-lo um potencializador da economia e da educação. Concluímos a infraestrutura. Agora, vamos viabilizar um modelo de gestão, seja compartilhada ou por concessão, unindo capacitação e turismo”, esclareceu o diretor-presidente do IAT, Everton da Costa Souza.

Com a reforma do Parque Estadual Ilha das Cobras, a antiga residência oficial de veraneio do Governo do Paraná agora sedia um centro dedicado ao ensino de gastronomia, turismo e preservação ambiental

Socioambiental
alunos comemoram escola do mar alunos comemoram escola do mar Com apoio da Sanepar, Ilha das Cobras recebe Escola do Mar
Escola do Mar na Ilha das Cobras Escola do Mar na Ilha das Cobras
Ilha das Cobras, mostrando Escola do Mar Ilha das Cobras, mostrando Escola do Mar
Paranaguá
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim
Ano 2025 Reconhecimento Selo SESI ODS 2025 Saiba mais

Jardins de Água e Mel rendem à Sanepar Selo Sesi ODS 2025

Enviado por Emanuele Campo… em

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) teve, mais uma vez, seu compromisso com a sustentabilidade e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas reconhecido, na última quinta-feira (16), com a conquista do Selo SESI ODS 2025, na categoria Ambiental – Indústrias de Grande Porte, concedido pelo Sistema Fiep e Sesi Paraná. O Selo Sesi ODS 2025 destaca a iniciativa da Companhia na implantação de Jardins de Água e Mel, um projeto que integra ações ambientais e sociais. 

O Selo é conferido anualmente a empresas, instituições públicas, organizações da sociedade civil e de ensino que desenvolvem iniciativas que fortalecem os ODS no Estado do Paraná. Alinhados ao ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 15 (Vida Terrestre), os Jardins de Água e Mel são uma proposta inovadora de intervenção socioambiental em obras de saneamento, utilizadas como uma ferramenta de conservação da biodiversidade e de fortalecimento da educação ambiental. 

O projeto é coordenado pela equipe da Gerência de Educação Socioambiental da Sanepar, ligada à Diretoria de Meio Ambiente e Ação Social. Por meio dele, são construídos os jardins, preferencialmente em unidades educacionais, povoados por colônias de abelhas nativas sem ferrão, como as espécies mandaçaias e jataís, transformando o ambiente escolar em um laboratório vivo de aprendizado.

JARDINS DE ÁGUA E MEL - Desde o início do projeto em 2019, a Sanepar já instalou 85 jardins e 591 colônias de abelhas sem ferrão, em 24 municípios do Paraná e em Porto União (SC). Estima-se que o projeto gere benefícios diretos para 34 mil alunos das instituições de ensino que receberam essa ferramenta de apoio às atividades de educação ambiental. De janeiro de 2024 a junho de 2025, o projeto registrou uma significativa expansão, com 47 novos Jardins de Água e Mel implantados somente neste período, com um total de 111 colmeias de abelhas nativas instaladas.

O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky, destaca que o Selo Sesi ODS reafirma o papel da Sanepar como agente de transformação para o desenvolvimento sustentável do Paraná. 

“Os Jardins de Água e Mel são aliados importantes na promoção da biodiversidade e na conscientização da comunidade sobre a preservação dos recursos naturais. A iniciativa demonstra como a Sanepar integra a agenda ambiental à sua responsabilidade corporativa, promovendo um legado sustentável que beneficia diretamente o meio ambiente e a formação dos estudantes”, diz, lembrando que o projeto ainda incentiva o plantio de espécies vegetais nativas e dialoga sobre a segurança alimentar e nutricional na produção de alimentos.

Selo é atribuído às empresas e instituições que fortalecem os ODS no Paraná

Socioambiental
Jardins de Água e Mel - Selo Sesi ODS Jardins de Água e Mel - Selo Sesi ODS
Jardins de Água e Mel - Selo Sesi ODS Jardins de Água e Mel - Selo Sesi ODS
Jardins de Água e Mel - Selo Sesi ODS Jardins de Água e Mel - Selo Sesi ODS
Jardins de Água e Mel - Selo Sesi ODS Jardins de Água e Mel - Selo Sesi ODS
Jardins de Água e Mel - Selo Sesi ODS Jardins de Água e Mel - Selo Sesi ODS
Curitiba
Notícia Importada
Desligado
Programas e Projetos
Início
Fim

Sanepar ensina a cultivar hortas comunitárias

Enviado por Emanuele Campo… em

Com foco no aproveitamento sustentável de espaços urbanos, a Sanepar promove oficinas para incentivar o cultivo de hortas domésticas e comunitárias. Desde o início do ano, já foram implantadas ou revitalizadas dez hortas, nos municípios de Candói, Porto União, Fazenda Rio Grande e General Carneiro.

Utilizar espaços urbanos, mesmo que pequenos, para o cultivo de temperos e hortaliças, é uma forma de contribuir para o uso sustentável do solo. As hortas evitam que o local seja impermeabilizado com instalação de pisos e calçadas, o que facilita a drenagem da água, evita alagamentos e causa impacto positivo na qualidade da água dos rios.

A gestora de Educação Socioambiental da Sanepar, Luciana Garcia, explica que as oficinas da Sanepar são principalmente voltadas a alunos do ensino fundamental e comunidades vulneráveis. Além de proteger o solo e os recursos hídricos, as hortas também estimulam uma alimentação saudável e a compostagem para a produção de alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos, ricos em nutrientes e de baixo custo.

“Nossa intenção é promover o cultivo de hortas domésticas, começando pelas escolas e pequenas comunidades. Porém, com o viés de estimular para que cada participante da oficina propague no seu núcleo familiar o valor desta prática, que é tão simples, tanto em benefício de uma vida mais saudável, quanto para o meio ambiente”, conta.

As oficinas estão associadas ao trabalho socioambiental desenvolvido nas cidades onde a Sanepar tem obras de saneamento. Elas são realizadas de acordo com o interesse de cada município, e contam com o apoio das prefeituras, escolas públicas e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Cada local que recebe a horta ganha também um kit com ferramentas, como pás, enxadas, ancinhos, regadores, mangueiras e bombona para coleta de água de chuva, para que a irrigação da horta também seja feita de maneira sustentável.

MÃO NA TERRA - Nesta semana, 40 alunos da Escola Municipal Professora Tereza Stavny da Silva, em Candói, fizeram o plantio da horta na escola. Antes da prática, a importância da atividade e os seus benefícios foram tema de uma conversa da equipe da Sanepar com as turmas participantes.

A diretora Andreia Pszedzimirski considera que a implantação do projeto foi uma experiência extremamente positiva e transformadora na escola. “Nossos alunos receberam a iniciativa com entusiasmo. A horta se tornou um espaço de aprendizado vivo, onde os estudantes desenvolvem noções de responsabilidade, cuidado com a natureza e alimentação saudável. Sem dúvida, essa ação terá um impacto duradouro na rotina escolar e na formação cidadã de todos os envolvidos”, conta.

A orientadora social do CRAS do bairro Vice -King, em Porto União, Cleide Daiane Rosa, acompanhou a plantação da horta no CRAS. “Foi um sucesso, pois com a soma de pequenos esforços alcançou-se o objetivo de termos a horta. Sabemos que a motivação vem de dentro, mas é potencializada por um ambiente que valoriza as pessoas, como neste momento mágico de aprendizado e troca de conhecimentos”, agradece. Além do CRAS do bairro Vice -King, em Porto União, outras hortas foram preparadas na cidade, no Núcleo de Educação Infantil (NEI) Favo de Mel e na Escola Estadual de Educação Básica Nilo Peçanha, envolvendo ao todo mais de 100 participantes.

Ainda este ano, a Sanepar deve levar oficinas de hortas para as cidades de Mallet, Paulo Frontin, Inácio Martins e Mangueirinha.

 

Projeto levado a vários municípios já revitalizou e implantou dez hortas neste ano

Socioambiental
Plantio em Candói Plantio em Candói
Plantio de hortas Plantio de hortas
Plantio de hortas Plantio de hortas
Plantio de hortas Plantio de hortas
Plantio de hortas Plantio de hortas
Plantio de hortas Plantio de hortas
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Jardim Água e Mel

Enviado por Roberta Miguel… em

O serviço socioambiental Jardim de Água e Mel prevê o cultivo e a disseminação de informações sobre plantas alimentícias não convencionais (Pancs); promove o plantio de sementes diversas; e serve de referência para a criação, ampliação e suporte a hortas escolares, comunitárias e urbanas. Também busca fortalecer práticas de compostagem, de forma a construir valores e atitudes voltadas à conservação ambiental.

Inscrever-se em 04 - Educação de qualidade