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Londrina
Londrina 09-12-2025
Previsão Início 09 Dez 2025 - 17:30
Previsão de Normalização 10 Dez 2025 - 12:00
Motivo

O abastecimento de água depende de automação movida a energia. A falta de luz interrompe captação, tratamento e distribuição. Por questões ambientais, o uso de geradores é limitado até a retomada da energia.

Falta de energia
Localidades

UTILIDADE PÚBLICA - Londrina

Queda de energia no Sistema Tibagi afeta abastecimento de água

A Sanepar informa que, em função da queda de energia que afetou o Sistema Tibagi nesta terça-feira (9), o abastecimento de água em Londrina deve ficar comprometido nas próximas horas. O problema teve início durante a manhã com oscilações no fornecimento de energia e culminou com o desligamento total por volta das 12h30. A Copel informou que segue com duas equipes em campo para resolver o problema e restabelecer a normalidade na rede, no entanto, os reservatórios de água tiveram níveis comprometidos A situação registrada no centro de controle operacional da Sanepar às 17h30 segue a seguinte ordem de alerta e providências:
· Zona Sul – reservatórios atingiram níveis mínimos. Abastecimento já interrompido
· Zona Oeste – reservatórios do Centro de Reservação (CR) Maria Lúcia em níveis muito comprometidos. Interrupção eminente
· Zona Leste e zona Norte – reservatórios em níveis comprometidos. Risco de interrupção nas próximas horas

O Sistema Tibagi corresponde a 65% do volume de água produzido no Sistema Integrado Londrina-Cambé. A população em geral deve priorizar o uso da água tratada para alimentação e higiene pessoal e adiar quaisquer outras demandas do produto.
Os reservatórios que atendem a cidade de Cambé apresentam níveis regulares. Unidades do Sistema Cafezal - na Zona Oeste, CR Bandeirantes, e no Centro de Londrina, CR Higienópolis – seguem operando regularmente.

Todos os esforços estão concentrados para que a retomada total da distribuição da água aconteça o quanto antes, no entanto, as áreas afetadas devem ter o abastecimento regularizado apenas na manhã desta quarta-feira (10).

DISTRITO – O distrito de Maravilha também está com o abastecimento interrompido nesta terça-feira (9) em função de falta de energia no poço e no reservatório de água. A Copel trabalha para restabelecer o serviço no local. A Sanepar está enviando caminhões-pipa para minimizar os impactos.

CAIXA - Os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, diferente do que é recomendado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), podem ficar desabastecidos. A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, pelo e-mail ou ainda pelo whatsapp (41) 99544-0115. Ao entrar em contato, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Para consultar esta e outras informações, use o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse sempre o site da Sanepar: www.sanepar.com.br

Orientações Importantes

Em situações como esta, é essencial fazer o uso econômico da água. 

Priorize a água tratada para alimentação e higiene. Não desperdice. 

Adie serviços que não sejam essenciais.

 

A Sanepar lembra que é importante que cada imóvel tenha uma caixa-d’água com capacidade adequada às suas necessidades de uso, conforme a recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

Serviços podem ser cancelados e/ou adiados de acordo com as condições do tempo, por razões técnicas ou por motivo de segurança.

 

O Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

 

Para esta e outras informações utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile, o portal Minha Sanepar ou consulte o menu Para Clientes aqui do site.

Postado em: 09/12/2025 - 18:18