Loading spinner
0 0

Avisos de Utilidade Pública

Informações Importantes para Você

Aqui, você encontra atualizações rápidas sobre serviços essenciais e outras comunicações importantes que podem impactar a sua interação com nossos serviços. Nosso objetivo é manter você sempre bem informado, minimizando qualquer inconveniente. 

Publicado em: 19/12/2025 - 14:17

OUVIDORIA: Período de recesso no atendimento presencial

Fim: 05/01/2026 - 01:00 am

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informa que o atendimento presencial de sua Ouvidoria estará em recesso do dia 24 de dezembro de 2025 até 04 de janeiro de 2026, retornando o atendimento normal no dia 5 de janeiro de 2026.
Ressaltamos que os demais canais de atendimento permanecem ativos:
Telefone 0800 400 0600 nos dias úteis
Internet(site) e e-mail - 24 horas, 7 dias por semana
Desejamos a todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

Saiba Mais
Publicado em: 04/09/2025 - 11:04

Central de Relacionamento de Paranavaí terá novo horário de funcionamento

Início: 05/09/2025 - 06:00 am Fim: 12/09/2025 - 06:00 pm

A partir desta segunda-feira (8), a Central de Relacionamento da Sanepar, em Paranavaí, terá novo horário de atendimento ao público. O atendimento personalizado funcionará das 8h30 às 17h, sem intervalo para o almoço, de segunda a sexta-feira. A Central de atendimento fica na Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 780.
Além do atendimento personalizado, os clientes também podem solicitar serviços e informações pelos canais virtuais: e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, o telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas, o whatsapp 41 99544-0115, o site www.sanepar.com.br e pelo aplicativo Sanepar Mobile.

Saiba Mais
Publicado em: 01/10/2025 - 09:35

Problemas eletromecânicos após fortes chuvas e queda de energia afetam produção e distribuição de água na cidade

Início: 01/10/2025 - 01:00 am Fim: 01/10/2025 - 11:59 pm

A Sanepar informa que, após queda de energia ocorrida nesta terça-feira (30), devido às fortes chuvas em Cantagalo, houve problema no restabelecimento da energia, seguido de queima da bomba que atende o sistema. As equipes da Sanepar trabalham desde ontem para resolver a situação. Nesta quarta-feira (1.º) está sendo feita a substituição da bomba. Os dois poços do sistema continuam em operação. Com a produção reduzida, a Sanepar pede que se faça uso econômico da água. Priorize a água tratada para alimentação e higiene.

"Diferentemente da energia elétrica, a água não retorna imediatamente após o restabelecimento da energia ou a conclusão dos serviços de manutenção. A regularização é gradual. Durante a maioria das manutenções, emergenciais ou programadas, a tubulação pode ficar vazia e, depois da conclusão dos serviços, o sistema precisa ser recarregado e repressurizado. Redes de distribuição, adutoras e reservatórios voltam a receber água gradativamente", explica o gerente regional da Sanepar, Carlos Alberto Gonçalves. Com a pressão restabelecida, a água começa a voltar aos poucos aos imóveis. Nos locais altos, a normalização é mais demorada.

Não desperdice. Adie serviços que não sejam essenciais. A previsão é de normalização no abastecimento no período da noite, de forma gradativa. Podem ficar sem água durante este período principalmente os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel. A recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é para que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros, suficiente para atender uma família de até quatro pessoas por 24 horas, no mínimo.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br ou pelo WhatsApp (41) 99544-0115. Sempre tenha em mão sua conta de água ou número de matrícula.
Para esta e outras informações utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse o site da Sanepar: www.sanepar.com.br.

Saiba Mais
Publicado em: 02/10/2025 - 16:24

Central de atendimento ao público em Rolândia está sem energia

Início: 02/10/2025 - 04:00 pm Fim: 02/10/2025 - 11:59 pm

A Sanepar informa que a Central de Relacionamento da Sanepar em Rolândia, localizada Av. Pres. Bernardes, 475, no Centro da cidade, está com o atendimento comprometido na tarde desta quinta-feira (02), devido à falta de energia elétrica no local. A concessionária responsável pelo serviço trabalha para restabelecer a energia na região, porém ainda sem previsão de retorno. Com isso, o atendimento presencial da Sanepar está restringido devido à ausência de internet e impossibilidade de acesso aos sistemas.

Os clientes que necessitaram dos serviços da Sanepar podem utilizar os canais de comunicação alternativos como o atendimento telefônico 0800 200 0115, o endereço de e-mail antendimentoaocliente@sanepar.com.br, o aplicativo de celular Sanepar Mobile, o site www.sanepar.com.br ou ainda pelo WhatsApp (41) 99544-0115.

Saiba Mais
Publicado em: 07/10/2025 - 10:16

Desligamento da rede elétrica pode afetar produção de água no sistema

Início: 07/10/2025 - 10:15 am Fim: 10/10/2025 - 12:03 pm

A Sanepar informa que, devido a um desligamento de energia na rede elétrica que atende o sistema de captação em Guarapuava, programado para esta quinta-feira (09), a produção de água deve ficar comprometida. Poderá haver oscilação de pressão na rede e/ou falta-d’água. Os serviços de melhoria da companhia de energia elétrica iniciam às 13 horas e devem ser concluídos até as 18 horas. Caso ocorra desabastecimento, a previsão é de que normalize no período da noite, de forma gradativa.

ENERGIA ELÉTRICA É FUNDAMENTAL – O sistema de abastecimento de água depende da eletricidade para funcionar, pois todo o caminho percorrido pela água envolve em seus processos motores, bombas, válvulas e sistemas de automação – e tudo utiliza energia elétrica. Portanto, quando falta energia, também pode faltar água. E a normalização total do abastecimento de água é mais demorada do que o retorno da luz: a velocidade da luz não se aplica à da água. No período de um segundo, enquanto a luz percorre 300 mil quilômetros, dentro da tubulação a água avança um metro. A orientação é evitar desperdícios. A Sanepar conta com a participação de todos!

USO RACIONAL E CAIXA-D’ÁGUA – A Sanepar reforça que, em situações como esta, é imprescindível que a população colabore com uso racional e econômico da água. A água tratada deve ser priorizada para higiene pessoal e alimentação. Atividades que não sejam urgentes, como lavagem de carros e calçadas, de roupas pesadas, devem ser adiadas. Quem possui caixa-d’água em casa pode não sentir o desabastecimento. De acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade de, pelo menos 500 litros, o suficiente para atender as necessidades de até quatro pessoas no imóvel por, no mínimo, 24 horas.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br ou pelo WhatsApp (41) 99544-0115. Sempre tenha em mão sua conta de água ou número de matrícula.
Para esta e outras informações utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse o site da Sanepar: www.sanepar.com.br.

Saiba Mais
Publicado em: 08/10/2025 - 14:53

Interrupção programada de energia afeta atendimento na Central de Relacionamento da Sanepar em Telêmaco Borba na tarde de quinta-feira (9)

Início: 08/10/2025 - 02:53 pm Fim: 09/10/2025 - 10:00 pm

A Sanepar informa que a Central de Relacionamento de Telêmaco Borba, localizada na rua Vice Pref. Reginaldo Nocêra, nº 68, Centro da cidade, ficará fechada nesta quinta-feira (9), à partir das 14h15, devido à manutenção na rede elétrica programada pela concessionária de energia.

Os clientes que necessitaram dos serviços da Sanepar podem utilizar os canais de comunicação alternativos, como o atendimento telefônico 0800 200 0115, o aplicativo de celular Sanepar Mobile, o site www.sanepar.com.br ou ainda o WhatsApp (41) 99544-0115.

Na sexta-feira (10), o atendimento presencial retorna ao seu horário normal: das 8h30 às 17h.

Saiba Mais

Notícias da Sanepar

Acesse nossa página de Imprensa e se mantenha informado

Saiba mais