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Programa de Integridade da Sanepar

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    Governança

    O compromisso está relacionado ao cumprimento de suas responsabilidades em que a estrutura de governança corporativa está envolta, com o papel de subsidiar e dar os devidos direcionamentos à Companhia.
    No aspecto ambiental, a Sanepar deve cumprir seu papel ancorada no Programa de Integridade, uma vez que os serviços de saneamento prestados são diretamente relacionados ao cumprimento de legislação e à preservação do meio ambiente de forma sustentável.

    As boas práticas de governança convertem diretrizes em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e fortalecer os valores da Sanepar e contribuem para o alcance de padrões de excelência na gestão, com foco em resultados, mas sempre tendo em vista a função social da Companhia.

    Riscos

    O gerenciamento de riscos envolve a identificação detalhada de riscos e seus fatores, avaliação dos potenciais impactos, implantação de medidas de mitigação e planos de tratamento. Esse trabalho é orientado pela Política de Gerenciamento de Riscos e Controles Internos, que estabelece os mecanismos de gestão e controle que visam à preservação e à geração de valor, em alinhamento à Missão, à Visão e aos Valores.

    Os serviços prestados pela Sanepar incluindo tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto, geram impactos sociais e ambientais, positivos e negativos. Além desses impactos, a Companhia enfrenta riscos inerentes à atividade empresarial. Para gerir esses riscos a Sanepar busca, através do processo de Gerenciamento de Riscos identificar, avaliar, monitorar e tratar esses riscos, com a finalidade de auxiliar a tomada de decisão de seus gestores e agentes de governança.

    A gestão dos riscos da Companhia é orientada pela Política de Gerenciamento de Riscos e Controles Internos e categoriza os riscos em: Riscos Corporativos e Riscos Operacionais.

    Instrumentos

    Os instrumentos de integridade instituídos na Sanepar representam o comportamento esperado de todos os agentes de governança, empregados, estagiários, aprendizes, parceiros de negócios, fornecedores e prestadores de serviço em geral, e visam contribuir para que a Sanepar não se desvie da sua Missão, sempre de acordo com os princípios da moralidade e da ética pública pela atuação honesta e correta de todos os envolvidos nas relações trabalhistas, comerciais e empresariais que mantenha.

    Código de Conduta e Integridade, Código de Conduta e Integridade para Terceiros, Regulamento Disciplinar e nossas políticas.

    Comunicação

    Como a Sanepar comunica o seu Programa de Integridade?

    Sabemos que a comunicação é essencial em toda e qualquer relação e no ambiente corporativo a atenção para esse tema é redobrada!

    A Sanepar desenvolve a comunicação em treinamentos periódicos com seus empregados, agentes de governança, estagiários, aprendizes e terceiros utilizando diferentes abordagens para cada área ou conforme a necessidade, com intuito de reforçar a consciência e a cultura de integridade.

    Contamos com este canal de comunicação, assim como nossa intranet, e-mails, alertas de compliance, cartazes, adesivos, gifs nas redes sociais e notícias internas e externas.

    Gestão da Consequência

    Desmistificando o Compliance e a Gestão da Consequência!

    Para tratar da Gestão da Consequência a Sanepar tem instituído em seu Programa de Integridade o pilar da Gestão da Consequência, desta forma todas as situações em casos de violações ao Código de Conduta e Integridade, são tratadas com muita seriedade pela equipe de Compliance, Comitê de Conduta, Gestores e pela Alta Administração da Companhia.

    E de que forma isso tudo acontece?

    A Sanepar por meio do Programa de Integridade dispõe de instrumentos de integridade e Políticas que estabelecem os procedimentos e fluxos a serem adotados.

    Terceiros

    Em 2023 a Sanepar estabeleceu o Programa de Integridade para Terceiros, um documento que expressa por meio dos pilares: Ambiente Íntegro, Due Diligence, Compromissos de Integridade e Monitoramento, as diretrizes a serem seguidas pelos Terceiros da Companhia, para que todos que atuem em nome Sanepar se sintam, vivam e ajam sendo “A cara da Sanepar”.

    Diversidade

    A diversidade trata da pluralidade humana quando se consideram questões de gênero, etnia, geração, orientação sexual, condições físicas e crenças, entre outras.

    Para a Sanepar o pilar da Diversidade contribui para um ambiente mais inclusivo e justo, refletindo os princípios de respeito e equidade. Por acreditar nisso a Sanepar constituiu o Comitê Existir, que atua em demandas corporativas para o cumprimento do disposto na Política de Diversidade, Equidade e Inclusão.

    Toda situação que possa gerar constrangimento, ferir a legislação ou normas internas deve ser relatada no Canal de Denúncias.

    Monitoramento

    O monitoramento do Programa de Integridade assegura que as práticas e as políticas estabelecidas pela Sanepar estejam sendo efetivamente cumpridas por seus empregados, agentes de governança, estagiários, aprendizes e terceiros.

    No monitoramento é possível identificar falhas ou áreas de risco, garantindo que os controles internos funcionem adequadamente.

    O monitoramento visa promover a melhoria contínua do nosso Programa de Integridade, ajustando processos e estratégias conforme necessário.