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Minhas Responsabilidades

Mulher jovem usando óculos, sentada à mesa da cozinha com o notebook aberto sobre a mesa e analisando uma pilha de documentos de papel

Na relação com a Sanepar, você cliente também desempenha um papel essencial para que os serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto ocorram com qualidade, segurança e continuidade. Nesta página, apresentamos de forma clara e objetiva as principais responsabilidades do cliente, conforme previsto na legislação e nas normas da Companhia. Ao cumprir com esses deveres, você contribui para o bom funcionamento dos serviços, sistemas, preserva os recursos hídricos e fortalece a relação de respeito e colaboração entre a Sanepar e a sociedade.

Manter seu cadastro em dia é essencial!

Manter seus dados cadastrais atualizados é fundamental para garantir uma comunicação eficiente conosco. Informações como nome do titular, CPF/CNPJ, telefone e e-mail devem ser mantidas corretas e atualizadas para que você receba avisos importantes, comunicações, faturas e demais orientações relacionadas à sua unidade de consumo. 

Para manter seus dados cadastrais atualizados é rápido e fácil,  basta você acessar sua área logada no Minha Sanepar e fazer as atualizações necessárias.

Já em casos de mudança de responsável pelo imóvel, é essencial realizar a alteração de titularidade o quanto antes. Esse procedimento garante que a responsabilidade pelas contas e obrigações fique vinculada corretamente ao novo usuário, evitando cobranças indevidas ou inconsistências no histórico de consumo.

Sempre que houver qualquer alteração de titularidade, você pode realizar através do nosso Whatsapp,  e-mail: atendimentoaocliente@sanepar.com.br ou comparecer em uma das nossas Centrais de Relacionamento. Confira aqui a Central mais próxima de você!

Confira os documentos necessários para alteração:

Responsabilidade no Pagamento da Fatura

Efetuar o pagamento da fatura dentro do prazo de vencimento é uma das responsabilidades do cliente e contribui para a continuidade dos serviços prestados pela Sanepar. O não pagamento pode resultar em cobranças de juros e multa por atraso, inscrição em órgãos de proteção ao crédito e, conforme previsto na legislação vigente, na suspensão do fornecimento de água.

A Sanepar disponibiliza diversas formas de pagamento para facilitar sua rotina: boleto bancário, débito automático, PIX, entre outros canais digitais e presenciais autorizados. Além disso, é possível solicitar a fatura digital e acompanhar o histórico de consumo e pagamentos pela área logada em Minha Sanepar ou aplicativo Sanepar Mobile.

Manter o pagamento em dia é um ato de responsabilidade e colaboração com a gestão eficiente dos recursos hídricos e dos serviços oferecidos.

Conheça mais sobre as formas de pagamento

Diga não às ligações clandestinas!

Fraudes, como ligações clandestinas ou intervenções indevidas no hidrômetro, são práticas ilegais que comprometem a qualidade e a continuidade dos serviços, colocam em risco a saúde da população e causam prejuízos a toda a coletividade.

A prática de “gato de água” ou qualquer forma de violação no sistema de abastecimento é considerada crime, conforme previsto no art 155, § 4º, II do Código Penal Brasileiro, além de sujeitar o infrator a multas, cobrança retroativa, sanções administrativas, a pena prevista para furto é de reclusão de um a quatro anos.

O cliente é responsável por zelar pela integridade da ligação do imóvel, garantindo que não haja nenhuma irregularidade. Caso perceba qualquer anormalidade, comunique imediatamente à Sanepar.

Integridade também se mede na forma como usamos nossos recursos. Preserve o que é de todos!

Integridade, Ética e Responsabilidade Compartilhada

A Sanepar oferece diversos canais para que você possa exercer seu papel como cidadão, contribuindo para a melhoria dos serviços e para a integridade da Companhia. Veja abaixo como registrar sua manifestação de forma segura e sigilosa:

  • Denúncia de furto de água ou irregularidades nas ligações de água e esgoto

Caso identifique situações como ligações clandestinas ou outras irregularidades, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800 200 0115. Sua colaboração é essencial para garantir um serviço justo e de qualidade para todos.

  •  Reclamações, denúncias, críticas ou sugestões sobre os serviços prestados

Como cliente, você pode registrar manifestações relacionadas à prestação dos serviços diretamente com a Ouvidoria da Sanepar, por meio do site:

Acesse aqui

  •  Denúncias relacionadas à integridade

Situações como corrupção, fraude, discriminação, assédio, desvio de conduta, uso indevido de recursos ou qualquer outro ato que viole o Código de Conduta e Integridade da Sanepar devem ser comunicadas ao nosso Canal de Denúncias.

Esse canal é independente, sigiloso e seguro, garantindo que sua denúncia seja recebida, analisada e encaminhada de forma imparcial. O anonimato é 100% assegurado.

Você pode denunciar casos como:

  • Corrupção, suborno ou fraude

  • Assédio moral ou sexual

  • Discriminação, preconceito ou ameaças

  • Conflito de interesses ou favorecimentos

  • Uso indevido de bens da Companhia

  • Irregularidades em contratos ou licitações

  • Violação de leis, normas internas ou danos ao meio ambiente

O Canal de Denúncias está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, pelos seguintes meios:

Sua participação fortalece a transparência, a ética e o compromisso da Sanepar com a sociedade.