Minhas Responsabilidades









Manter seu cadastro em dia é essencial!
Manter seus dados cadastrais atualizados é fundamental para garantir uma comunicação eficiente conosco. Informações como nome do titular, CPF/CNPJ, telefone e e-mail devem ser mantidas corretas e atualizadas para que você receba avisos importantes, comunicações, faturas e demais orientações relacionadas à sua unidade de consumo.
Para manter seus dados cadastrais atualizados é rápido e fácil, basta você acessar sua área logada no Minha Sanepar e fazer as atualizações necessárias.
Já em casos de mudança de responsável pelo imóvel, é essencial realizar a alteração de titularidade o quanto antes. Esse procedimento garante que a responsabilidade pelas contas e obrigações fique vinculada corretamente ao novo usuário, evitando cobranças indevidas ou inconsistências no histórico de consumo.
Sempre que houver qualquer alteração de titularidade, você pode realizar através do nosso Whatsapp, e-mail: atendimentoaocliente@sanepar.com.br ou comparecer em uma das nossas Centrais de Relacionamento. Confira aqui a Central mais próxima de você!
Confira os documentos necessários para alteração:
Responsabilidade no Pagamento da Fatura
Efetuar o pagamento da fatura dentro do prazo de vencimento é uma das responsabilidades do cliente e contribui para a continuidade dos serviços prestados pela Sanepar. O não pagamento pode resultar em cobranças de juros e multa por atraso, inscrição em órgãos de proteção ao crédito e, conforme previsto na legislação vigente, na suspensão do fornecimento de água.
A Sanepar disponibiliza diversas formas de pagamento para facilitar sua rotina: boleto bancário, débito automático, PIX, entre outros canais digitais e presenciais autorizados. Além disso, é possível solicitar a fatura digital e acompanhar o histórico de consumo e pagamentos pela área logada em Minha Sanepar ou aplicativo Sanepar Mobile.
Manter o pagamento em dia é um ato de responsabilidade e colaboração com a gestão eficiente dos recursos hídricos e dos serviços oferecidos.
Diga não às ligações clandestinas!
Fraudes, como ligações clandestinas ou intervenções indevidas no hidrômetro, são práticas ilegais que comprometem a qualidade e a continuidade dos serviços, colocam em risco a saúde da população e causam prejuízos a toda a coletividade.
A prática de “gato de água” ou qualquer forma de violação no sistema de abastecimento é considerada crime, conforme previsto no art 155, § 4º, II do Código Penal Brasileiro, além de sujeitar o infrator a multas, cobrança retroativa, sanções administrativas, a pena prevista para furto é de reclusão de um a quatro anos.
O cliente é responsável por zelar pela integridade da ligação do imóvel, garantindo que não haja nenhuma irregularidade. Caso perceba qualquer anormalidade, comunique imediatamente à Sanepar.
Integridade também se mede na forma como usamos nossos recursos. Preserve o que é de todos!
Integridade, Ética e Responsabilidade Compartilhada
A Sanepar oferece diversos canais para que você possa exercer seu papel como cidadão, contribuindo para a melhoria dos serviços e para a integridade da Companhia. Veja abaixo como registrar sua manifestação de forma segura e sigilosa:
Denúncia de furto de água ou irregularidades nas ligações de água e esgoto
Caso identifique situações como ligações clandestinas ou outras irregularidades, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800 200 0115. Sua colaboração é essencial para garantir um serviço justo e de qualidade para todos.
Reclamações, denúncias, críticas ou sugestões sobre os serviços prestados
Como cliente, você pode registrar manifestações relacionadas à prestação dos serviços diretamente com a Ouvidoria da Sanepar, por meio do site:
Denúncias relacionadas à integridade
Situações como corrupção, fraude, discriminação, assédio, desvio de conduta, uso indevido de recursos ou qualquer outro ato que viole o Código de Conduta e Integridade da Sanepar devem ser comunicadas ao nosso Canal de Denúncias.
Esse canal é independente, sigiloso e seguro, garantindo que sua denúncia seja recebida, analisada e encaminhada de forma imparcial. O anonimato é 100% assegurado.
Você pode denunciar casos como:
Corrupção, suborno ou fraude
Assédio moral ou sexual
Discriminação, preconceito ou ameaças
Conflito de interesses ou favorecimentos
Uso indevido de bens da Companhia
Irregularidades em contratos ou licitações
Violação de leis, normas internas ou danos ao meio ambiente
O Canal de Denúncias está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, pelos seguintes meios:
Telefone gratuito: 0800 580 3756
Sua participação fortalece a transparência, a ética e o compromisso da Sanepar com a sociedade.