Loading spinner
0 0

Tratamento de Esgoto

Devolvendo Água Limpa à Natureza

Conheça o processo de tratamento de esgoto da Sanepar. Uma etapa fundamental do saneamento, que transforma o esgoto coletado em água tratada, protegendo nossos rios e a saúde de todos.

Nosso Compromisso: 100% de Tratamento

Todo Esgoto Coletado é Esgoto Tratado

Na Sanepar, temos o compromisso de tratar 100% de todo o esgoto coletado em nossa rede. Por meio de 269 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) espalhadas pelo Paraná, operamos um sistema complexo e tecnológico para remover as impurezas e garantir que a água possa retornar ao meio ambiente sem causar poluição. Este é um dos pilares do nosso trabalho para a conservação dos recursos hídricos e a promoção da saúde pública.

Como Funciona o Tratamento de Esgoto?

Tecnologia e Inovação a Serviço do Saneamento

A Sanepar adota uma ampla variedade de tecnologias de tratamento de esgoto, que vão desde soluções de menor complexidade, aplicadas em pequenos sistemas, até métodos avançados e de alta eficiência utilizados em grandes centros urbanos.

Abaixo, apresentamos uma ilustração de um sistema de tratamento típico utilizado pela companhia:

Imagem do fluxo de tratamento de esgoto.

Nem todo esgoto é igual: Efluentes Não Domésticos (END)

Você sabia que o esgoto da sua casa é bem diferente do esgoto gerado por indústrias, hospitais ou comércios? O que chamamos de Efluentes Não Domésticos (END) são resíduos líquidos com características físicas, químicas ou biológicas que os diferenciam do esgoto comum.

Enquanto o esgoto residencial é composto, em sua maioria, pela água que usamos no banho, na cozinha ou na lavanderia, os END podem conter substâncias bem mais complexas e perigosas, como:

  • Metais pesados e substâncias tóxicas
  • Óleos, graxas e solventes
  • Excesso de nutrientes e outros poluentes

Essas substâncias exigem um tratamento especial antes que o efluente possa ser descartado na rede pública. O descarte inadequado desses resíduos pode causar sérios danos ao meio ambiente e à saúde pública. 

Guia prático para descarte de efluentes por caminhão limpa-fossa

Se você é responsável por uma empresa de limpeza de fossas e precisa descartar efluentes (resíduos líquidos) na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Sanepar, conheça os procedimentos para gerar os documentos necessários: Carta de Anuência e o Contrato de Prestação de Serviços.

Passo 1: Vistoria e documentos necessários

Para começar, a Sanepar fará uma vistoria na sua empresa. O prazo para a vistoria é de até 10 dias após a sua solicitação. Para dar continuidade ao processo, será necessário providenciar os seguintes documentos:

Documentos da empresa:

  • Contrato Social ou Estatuto e suas alterações.
  • Cartão CNPJ.
  • Certidão Simplificada da Junta Comercial (atualizada).

Documentos do representante legal:

  • Documento de identificação com foto (RG ou CNH) e comprovante de endereço.

Informações do caminhão:

  • Cópia do documento do(s) veículo(s) (atualizada).
  • Certificado Volumétrico do caminhão (emitido por uma empresa certificada pelo INMETRO).
  • Dados do sistema de rastreamento da frota.

Outras informações:

  • Estimativa de volume de descarte mensal. Se sua empresa for mais antiga, use a média dos últimos 24 meses. Se for nova, faça uma estimativa.
  • Matrícula de uma conta de água da Sanepar (em nome do sócio ou da empresa) para que a cobrança seja feita.
  • Uma lista de aterros sanitários alternativos, caso os efluentes sejam recusados na ETE por não estarem em conformidade com os padrões da Sanepar.

Observação: A Sanepar pode pedir outros documentos se achar necessário.
 

Depois de avaliar todos os documentos e verificar se o caminhão está de acordo com as leis do Paraná (Lei nº 13.331/2001 e Decreto nº 5.711/2002), a Sanepar emitirá a Carta de Anuência.

 

Passo 2: Assinatura do contrato e cobrança pelo descarte

Com a Carta de Anuência em mãos, a Sanepar irá preparar o Contrato de Prestação de Serviços. Você será avisado para realizar a assinatura eletrônica (digital).

O valor da cobrança será calculado mensalmente, de acordo com o volume (em m³) de efluentes despejados na ETE no mês anterior. Os valores serão cobrados na matrícula da Sanepar que você informou no Passo 1.

Dúvidas ou mais informações sobre descarte de efluentes?

Se você representa uma empresa e precisa de mais informações, entre em contato com a equipe da Sanepar: 

WhatsApp: (41) 99544-0115
Telefone: 0800-200-0115
E-mail: atendimentoaocliente@sanepar.com.br
Pessoalmente: Nas Centrais de Relacionamento da Sanepar.

Qualidade Atestada em Laboratório

Como garantimos a eficiência do nosso tratamento? Conheça o rigoroso processo de análises laboratoriais que monitora a qualidade do esgoto tratado em todas as nossas ETEs.

Ver a Qualidade do Esgoto

Do Esgoto a Novos Recursos: O Lodo Tratado

O que acontece com o material sólido que sobra do tratamento? Descubra como transformamos o lodo de esgoto em um recurso valioso para a agricultura e para a geração de energia.

Conheça a Destinação do Lodo