Tratamento de Esgoto
Nosso Compromisso: 100% de Tratamento
Todo Esgoto Coletado é Esgoto Tratado
Na Sanepar, temos o compromisso de tratar 100% de todo o esgoto coletado em nossa rede
Como Funciona o Tratamento de Esgoto?
Tecnologia e Inovação a Serviço do Saneamento
A Sanepar adota uma ampla variedade de tecnologias de tratamento de esgoto, que vão desde soluções de menor complexidade, aplicadas em pequenos sistemas, até métodos avançados e de alta eficiência utilizados em grandes centros urbanos.
Etapa Preliminar: A Base de Todo Tratamento
De modo geral, o processo se inicia com a remoção de sólidos grosseiros e areia por meio do gradeamento e do desarenador. Essa etapa é essencial para preparar o esgoto para as fases seguintes de purificação.
Diversidade de Processos de Tratamento
Após a etapa preliminar, o esgoto segue por diferentes tecnologias, conforme as características locais. Entre as principais, estão processos biológicos e físico-químicos, reatores anaeróbios, sistemas de lodos ativados, processos híbridos (MBBR) entre outros.
Abaixo, apresentamos uma ilustração de um sistema de tratamento típico utilizado pela companhia:
Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Belém
Nem todo esgoto é igual: Efluentes Não Domésticos (END)
Você sabia que o esgoto da sua casa é bem diferente do esgoto gerado por indústrias, hospitais ou comércios? O que chamamos de Efluentes Não Domésticos (END) são resíduos líquidos com características físicas, químicas ou biológicas que os diferenciam do esgoto comum.
Enquanto o esgoto residencial é composto, em sua maioria, pela água que usamos no banho, na cozinha ou na lavanderia, os END podem conter substâncias bem mais complexas e perigosas, como:
- Metais pesados e substâncias tóxicas;
- Óleos, graxas e solventes;
- Excesso de nutrientes e outros poluentes.
Essas substâncias exigem um tratamento especial antes que o efluente possa ser descartado na rede pública. O descarte inadequado desses resíduos pode causar sérios danos ao meio ambiente e à saúde pública.
Guia prático para descarte de efluentes por caminhão limpa-fossa
Se você é responsável por uma empresa de limpeza de fossas e precisa descartar efluentes (resíduos líquidos) na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Sanepar, conheça os procedimentos para gerar os documentos necessários: Carta de Anuência e o Contrato de Prestação de Serviços.
Passo 1: Vistoria e documentos necessários
Para começar, você deverá solicitar à Sanepar uma "Vistoria para Empresa de Caminhão Limpa Fossa". O prazo para a vistoria é de até 10 dias após a sua solicitação. Para dar continuidade ao processo, será necessário providenciar os seguintes documentos:
Documentos da empresa:
Contrato Social ou Estatuto e suas alterações.
Cartão CNPJ.
Certidão Simplificada da Junta Comercial (atualizada).
Licença de Operação ou Alvará da Prefeitura.
Documentos do representante legal:
Documento de identificação com foto (RG ou CNH) e comprovante de endereço.
Informações do caminhão:
Cópia do documento do(s) veículo(s) (atualizada).
Certificado Volumétrico do caminhão (emitido por uma empresa certificada pelo INMETRO).
Dados do sistema de rastreamento da frota.
Outras informações:
Estimativa de volume de descarte mensal. Se sua empresa for mais antiga, use a média dos últimos 24 meses. Se for nova, faça uma estimativa.
Matrícula de uma conta de água da Sanepar (em nome do sócio ou da empresa) para que a cobrança seja feita.
Uma lista de aterros sanitários alternativos, caso os efluentes sejam recusados na ETE por não estarem em conformidade com os padrões da Sanepar.
Observação: A Sanepar poderá solicitar outros documentos se achar necessário. Depois de avaliar todos os documentos, emitirá a Carta de Anuência.
Passo 2: Assinatura do contrato e cobrança pelo descarte
Após a emissão da Carta de Anuência, a Sanepar irá preparar o Contrato de Prestação de Serviços. Você será avisado para realizar a assinatura eletrônica (digital).
O volume despejado na estação (m³) será cobrado mensalmente na fatura de água indicada no Passo 1.
Dúvidas ou mais informações sobre descarte de efluentes?
Se você representa uma empresa e precisa de mais informações, entre em contato com a equipe da Sanepar:
WhatsApp: (41) 99544-0115
Telefone: 0800-200-0115
E-mail: atendimentoaocliente@sanepar.com.br
Pessoalmente: Nas Centrais de Relacionamento da Sanepar.
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