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Tratamento de Esgoto

Devolvendo Água Limpa à Natureza

Conheça o processo de tratamento de esgoto da Sanepar. Uma etapa fundamental do saneamento, que transforma o esgoto coletado em água tratada, protegendo nossos rios e a saúde de todos.

Nosso Compromisso: 100% de Tratamento

Todo Esgoto Coletado é Esgoto Tratado

Na Sanepar, temos o compromisso de tratar 100% de todo o esgoto coletado em nossa rede. Por meio de 269 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) espalhadas pelo Paraná, operamos um sistema complexo e tecnológico para remover as impurezas e garantir que a água possa retornar ao meio ambiente sem causar poluição. Este é um dos pilares do nosso trabalho para a conservação dos recursos hídricos e a promoção da saúde pública.

Como Funciona o Tratamento de Esgoto?

Tecnologia e Inovação a Serviço do Saneamento

A Sanepar adota uma ampla variedade de tecnologias de tratamento de esgoto, que vão desde soluções de menor complexidade, aplicadas em pequenos sistemas, até métodos avançados e de alta eficiência utilizados em grandes centros urbanos.

Abaixo, apresentamos uma ilustração de um sistema de tratamento típico utilizado pela companhia:

Imagem do fluxo de tratamento de esgoto.

Nem todo esgoto é igual: Efluentes Não Domésticos (END)

Você sabia que o esgoto da sua casa é bem diferente do esgoto gerado por indústrias, hospitais ou comércios? O que chamamos de Efluentes Não Domésticos (END) são resíduos líquidos com características físicas, químicas ou biológicas que os diferenciam do esgoto comum.

Enquanto o esgoto residencial é composto, em sua maioria, pela água que usamos no banho, na cozinha ou na lavanderia, os END podem conter substâncias bem mais complexas e perigosas, como:

  • Metais pesados e substâncias tóxicas;
  • Óleos, graxas e solventes;
  • Excesso de nutrientes e outros poluentes.

Essas substâncias exigem um tratamento especial antes que o efluente possa ser descartado na rede pública. O descarte inadequado desses resíduos pode causar sérios danos ao meio ambiente e à saúde pública. 

Guia prático para descarte de efluentes por caminhão limpa-fossa

Se você é responsável por uma empresa de limpeza de fossas e precisa descartar efluentes (resíduos líquidos) na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Sanepar, conheça os procedimentos para gerar os documentos necessários: Carta de Anuência e o Contrato de Prestação de Serviços.

Passo 1: Vistoria e documentos necessários

Para começar, você deverá solicitar à Sanepar uma "Vistoria para Empresa de Caminhão Limpa Fossa". O prazo para a vistoria é de até 10 dias após a sua solicitação. Para dar continuidade ao processo, será necessário providenciar os seguintes documentos:

Documentos da empresa:

  • Contrato Social ou Estatuto e suas alterações.

  • Cartão CNPJ.

  • Certidão Simplificada da Junta Comercial (atualizada).

  • Licença de Operação ou Alvará da Prefeitura.

Documentos do representante legal:

  • Documento de identificação com foto (RG ou CNH) e comprovante de endereço.

Informações do caminhão:

  • Cópia do documento do(s) veículo(s) (atualizada).

  • Certificado Volumétrico do caminhão (emitido por uma empresa certificada pelo INMETRO).

  • Dados do sistema de rastreamento da frota.

Outras informações:

  • Estimativa de volume de descarte mensal. Se sua empresa for mais antiga, use a média dos últimos 24 meses. Se for nova, faça uma estimativa.

  • Matrícula de uma conta de água da Sanepar (em nome do sócio ou da empresa) para que a cobrança seja feita.

  • Uma lista de aterros sanitários alternativos, caso os efluentes sejam recusados na ETE por não estarem em conformidade com os padrões da Sanepar.

Observação: A Sanepar poderá solicitar outros documentos se achar necessário. Depois de avaliar todos os documentos, emitirá a Carta de Anuência.

Passo 2: Assinatura do contrato e cobrança pelo descarte

Após a emissão da Carta de Anuência, a Sanepar irá preparar o Contrato de Prestação de Serviços. Você será avisado para realizar a assinatura eletrônica (digital).

O volume despejado na estação (m³) será cobrado mensalmente na fatura de água indicada no Passo 1.

Dúvidas ou mais informações sobre descarte de efluentes?

Se você representa uma empresa e precisa de mais informações, entre em contato com a equipe da Sanepar: 

WhatsApp: (41) 99544-0115
Telefone: 0800-200-0115
E-mail: atendimentoaocliente@sanepar.com.br
Pessoalmente: Nas Centrais de Relacionamento da Sanepar.

Qualidade Atestada em Laboratório

Como garantimos a eficiência do nosso tratamento? Conheça o rigoroso processo de análises laboratoriais que monitora a qualidade do esgoto tratado em todas as nossas ETEs.

Ver a Qualidade do Esgoto

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