Manutenção e Serviços de Esgoto









Pedido de segundo ponto
Se você precisar de um ponto adicional de esgoto, seja para um novo banheiro ou outro tipo de construção, nossa equipe pode ajudá-lo a solicitar o serviço.
Para solicitar um ponto adicional, será realizada uma análise prévia de viabilidade no local, juntamente com a elaboração de um orçamento. Esse serviço deve ser solicitado pelo titular da matrícula ou por um representante legal.
Veja se a rede de esgoto já chegou até você
Você já sabe se existe rede de água e esgoto em frente ao seu loteamento? Antes de construir, é importante verificar a disponibilidade das redes de água e de esgoto para atender um loteamento. Caso não haja rede de esgotamento sanitário na localidade, é necessário o uso de fossa séptica no imóvel. Nos municípios atendidos pela Sanepar, essa informação pode ser consultada na Central de Relacionamento mais próxima, ou no ato de solicitação do Projeto Hidrossanitário (PHS).
Solicitação do Projeto Hidrossanitário (PHS)
O Projeto Hidrossanitário (PHS) é um conjunto de documentos e estudos necessários para a análise e viabilidade de ligações de água e esgoto em empreendimentos como loteamentos, prédios e estabelecimentos comerciais ou industriais.
Para solicitar o projeto, é essencial seguir um manual que define as etapas e os requisitos, incluindo o preenchimento de formulários, apresentação de croquis do imóvel e outros documentos técnicos, como cálculos de consumo de água e dimensionamento das instalações. O protocolo do PHS deve ser feito digitalmente por meio do e-protocolo (eprotocolo.pr.gov.br).
Nosso time está disponível para ajudar no que for necessário para garantir que sua obra siga todas as regulamentações e normas de saneamento. Acesse aqui e entenda detalhadamente sobre o PHS.
Verificação de vazamento na rua ou calçada
Um vazamento de esgoto na rua ou na calçada pode trazer riscos aos moradores da região e afetar o meio ambiente. Se você avistar um vazamento, informe imediatamente a Sanepar. Envie o endereço e foto do local pelo nosso Atendimento WhatsApp, que nossas equipes de manutenção irão ao local para reparar o problema. Reportar vazamentos na via pública contribui para proteger a saúde de todos e preservar o nosso meio ambiente!
Vistoria Técnico Operacional (VTO)
Quando há necessidade de ajustes, liberação do laudo de habite-se ou emissão de carta de anuência, a Vistoria Técnico Operacional (VTO) deverá ser solicitada. Essa vistoria permite garantir que tudo esteja em conformidade com os padrões de segurança e eficiência.
Deslocamento da ligação
Em alguns casos, pode ser necessário o deslocamento da ligação de esgoto. Nossa equipe pode realizar essa alteração para garantir que o esgoto flua corretamente e sem prejuízos para sua casa. Para solicitar o deslocamento, será realizada uma análise prévia de viabilidade no local, juntamente com a elaboração de um orçamento. Esse serviço deve ser solicitado pelo titular da matrícula ou por um representante legal.
Ajuste na altura ou caimento da ligação
Se a altura ou o caimento da sua ligação de esgoto precisar de ajustes, a Sanepar pode realizar as mudanças necessárias para garantir que o sistema funcione perfeitamente. Esse tipo de ajuste pode ser importante para evitar problemas futuros e garantir que o esgoto seja corretamente escoado.
Serviços no DTI
Dispositivo Tubular de Inspeção (DTI) é um item instalado fora do imóvel, que serve para inspecionar, avaliar e monitorar a ligação do esgoto do imóvel à rede. Ele é essencial para as vistoriais técnico operacionais (VTOs), para verificar se o esgoto está corretamente conectado à rede coletora (RCE). Alguns serviços no DTI podem ser necessários para garantir o correto fluxo do esgoto e para que o sistema continue funcionando de maneira eficiente.
Refluxo de esgoto no imóvel
Se você estiver enfrentando refluxo de esgoto em imóvel, é fundamental acionar a Sanepar para que possamos identificar a causa e resolver o problema. Essa situação pode ocorrer devido a falhas na rede ou outras condições, e nossa equipe está pronta para solucioná-la com rapidez.
Ressarcimento por danos
Se você sofrer danos relacionados ao serviço de esgoto, como vazamentos ou entupimentos causados por falhas no sistema, você pode solicitar um ressarcimento por danos. Nossa equipe está disponível para orientar sobre o processo e garantir que o problema seja resolvido adequadamente.
Dúvidas?
Caso precise de orientações para qualquer serviço de manutenção de esgoto detalhado nesta página ou outras dúvidas, nossa equipe está à disposição para ajudar pelo Atendimento via WhatsApp, telefone 0800-200-0115 ou em nossas Centrais de Relacionamento.