Meu Consumo








O hidrômetro é um aparelho que mede o volume de água consumido em um imóvel, seja residencial ou comercial. Também conhecido como "relógio de água", sua função é registrar a quantidade de água que passa por ele, permitindo que se calcule o quanto de água determinado imóvel recebe e consome.
Sua instalação é feita na entrada da tubulação de água do imóvel. Conforme a água passa, pequenos mecanismos se movimentam, atualizando os números no visor em metros cúbicos (m³). Mensalmente esses números são “lidos” para que se possa calcular o volume consumido e registrar essa medida na Fatura, garantindo uma cobrança coerente com o foi consumido pelo cliente.

Entenda como é medido o consumo
Para acompanhar e controlar seu consumo de água, é fundamental que você entenda como funciona a medição do abastecimento do seu imóvel. Compreender a dinâmica do abastecimento é essencial para um uso mais consciente e também para evitar surpresas na fatura. Confira algumas informações importantes:

Histórico de consumo
Acompanhe o histórico do seu consumo de água de maneira simples e acessível. Criar uma rotina de monitorar seu histórico ajuda a identificar padrões e situações fora do comum, facilitando também o controle de gastos.
Para isso, basta acessar sua conta no aplicativo Sanepar Mobile ou no portal do cliente Minha Sanepar (clique aqui).
Nestes dois ambientes você visualiza o histórico dos últimos 5 meses em formato de gráfico, facilitando a comparação entre os períodos. Além disso, é possível simular o consumo do próximo mês, ajudando no planejamento e no controle dos seus gastos.
Mais transparência e autonomia para você acompanhar de perto seu consumo!
Autoleitura
Quer acompanhar de perto essa dinâmica, para se certificar do que está sendo consumido? Você mesmo pode fazer a leitura do seu imóvel! Conheça a Autoleitura.
Com o serviço de Autoleitura, você tem a autonomia de registrar o seu próprio consumo de água, evitando estimativas e garantindo a precisão da sua fatura. Para realizar a autoleitura, basta acessar o aplicativo Sanepar Mobile ou no portal do cliente Minha Sanepar, e seguir as orientações de como fazer o cadastro.
Investigue vazamentos internos
Caso observe um aumento inesperado no seu consumo, pode ser sinal de um vazamento interno. No Guia do Cliente você encontra algumas orientações sobre como identificar e investigar possíveis vazamentos em sua residência ou empresa. Confira aqui!
Os vazamentos são os grandes vilões do consumo de água. Detectar e corrigir rapidamente esse tipo de escape é essencial para evitar desperdício e custos adicionais. Verifique as condições da suas instalações hidráulicas onde costumam ocorrer vazamentos:
• Ramal – vazamento externo (água da rua);
• Cavalete – hidrômetro, cotovelos, tubetes;
• Caixa-d'água – pode ocorrer vazamento na boia da caixa-d’água desregulada;
• Encanamento interno – válvulas, caixas de descarga, torneiras e tubulação.
Atenção: a Sanepar e seus empregados e terceirizados não realizam serviços de investigação de vazamento dentro da casa do cliente! Procure uma empresa ou profissional capacitado para esse tipo de serviço.
Consumo consciente
A Sanepar incentiva o uso consciente da água. Ao monitorar seu consumo, você pode tomar decisões mais sustentáveis sobre o uso responsável da água, contribuindo para a preservação dos recursos naturais e gerando economia na sua fatura. Pequenos ajustes no seu dia a dia podem fazer toda a diferença!