Loading spinner
0 1

Qualifique sua Marca

Por Que Qualificar Sua Marca na Sanepar?

Ao qualificar sua marca, você garante dois benefícios cruciais:

Credibilidade junto à Sanepar: Sua empresa será vista como um parceiro confiável e de alta qualidade.

Agilidade em futuros processos: A qualificação simplifica e acelera suas interações e participação em futuras oportunidades com a Sanepar.

Não perca tempo! Torne Sua Marca Qualificada na Sanepar em apenas 3 Passos Simples

Como solicitar a Qualificação de Marca na Sanepar

    Garanta que seu processo seja aprovado de primeira!

    Baixe os documentos A e B nos anexos desta página e siga rigorosamente as instruções do normativo IA/MAT/0182.

    Os documentos devem preparados em formato eletrônico.

     

     

    Envia sua documentação para o Controle da Qualidade da Sanepar:

    E-mail: qualificacao@sanepar.com.br

    Ponto de Atenção:

    Sua solicitação somente será processada com a documentação completa, devidamente preenchida e assinada.

     

    O prazo para conclusão do processo de qualificação é de até 60 dias. O prazo poderá ser estendido para casos especiais como:

    • Materiais com ensaios complementares

    • Equipamentos para testes de campo

    • Produtos importados

    • Ensaios laboratoriais externos

    Em caso de dúvidas, entre em contato com o Controle de Qualidade da Sanepar: 

    E-mail: qualificacao@sanepar.com.br

    Telefone: +55 (41) 3330-7649

    Nossa equipe está pronta para garantir que sua qualificação seja um sucesso!

     

    Como consultar as Marcas Qualificadas na Sanepar

    Para produtos padronizados, consulte o Catálogo de Materiais e em caso de dúvidas, acesse o tutorial disponível nesta página.

    Para produtos não padronizados, acesse o documento E no campo Anexos desta página.

    Perguntas Frequentes

      Sim, após a análise e aprovação da documentação pela área técnica, a Sanepar poderá solicitar o fornecimento de amostras para inspeção, testes e ensaios, que serão realizados por um período de tempo previamente acordado. As amostras deverão estar devidamente identificadas e rotuladas com os dados do interessado. A responsabilidade e os custos de envio/entrega das amostras são do requisitante/interessado, e a entrega deverá ser feita com nota fiscal sem custos. A amostra poderá sofrer avarias durante os testes em campo ou bancada.

      Fonte: ia/mat/0182

      Para produtos químicos, além dos documentos listados no item 2 nos itens 1.1 (Requerimento), 1.2 (Certidão Conselho de Classe), 1.3 (Documentação Fiscal), 1.4 (Especificações Técnicas), 1.5 (Atestados) e 1.6 (Programa de Qualidade), é necessário apresentar:

      Laudo de Atendimento aos Requisitos de Saúde (LARS) e Relatório Final atualizado. Importante: No LARS, o endereço e nome do fabricante devem ser os mesmos do local de fabricação, não os do distribuidor ou da revenda no Brasil. Para produtos destinados ao tratamento de água potável.

      CBRS: Comprovante de Baixo Risco à Saúde. Para produtos destinados ao tratamento de água potável.

      Certificado de Análise Físico-Química.

      Certificado de Qualidade dos produtos emitido pelo fabricante.

      Licença de operação vigente.

      Fonte: ia/mat/0182

      Para iniciar o processo, o interessado deve encaminhar os seguintes documentos para o endereço eletrônico qualificacao@sanepar.com.br:

      Requerimento e Termo de Compromisso de Qualificação Prévia de Marca para Materiais e Equipamentos na Sanepar (normativa IA/MAT/181.D), preenchido e assinado pelo interessado. Se for para produtos químicos, deve-se listar apenas um item/produto por requerimento.

      Certidão de Registro da Pessoa Jurídica no Conselho de Classe competente (ART, CREA ou CRQ), bem como certidão do responsável técnico. Para materiais ou equipamentos importados, deve-se apresentar o registro do distribuidor ou representante autorizado.

      Documentação de Regularidade Fiscal, que inclui prova de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), prova de regularidade com o INSS (Certidão Negativa de Débitos relativos aos Tributos Federais e a Dívida Ativa da União) e prova de regularidade relativa ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), mediante a apresentação do Certificado de Regularidade do FGTS (CRF).

      Especificações Técnicas do Material, apresentadas através de catálogos técnicos, manuais de operação/instalação/manutenção, desenhos técnicos, fotos e outros documentos. Caso o material ou equipamento possua uma Especificação Básica da Sanepar (EB) com Folha de Dados, esta deve ser encaminhada preenchida e assinada, indicando o nome do documento, capítulo, página e/ou item onde as informações podem ser confirmadas. Não serão aceitos links da Internet ou termos genéricos como "sim", "atende", "OK".

      Atestados de Fornecimento ou Capacidade Técnica do Produto:

      Para equipamentos utilizados no tratamento de água ou esgoto, devem possuir atestados emitidos por empresas de Saneamento ou indústrias que possuam sistemas de tratamento de efluentes em suas plantas.

      Para outros materiais, devem apresentar atestados emitidos por pessoa jurídica de direito público ou privado, preferencialmente de Companhias de Saneamento, especificando o material fornecido.

      Observação importante: Não serão aceitos atestados de empresas que revendam o material, de empreiteiras que instalaram o equipamento, ou de empresas do mesmo grupo ou do próprio interessado. Somente serão aceitos atestados emitidos por usuário final.
       

      Programa de Qualidade, focado em todas as etapas do processo produtivo, devendo conter no mínimo os seguintes tópicos: Recepção da matéria-prima, Transformação, Controle da Qualidade (produto acabado), Rastreabilidade e Registros. Caso o interessado possua Certificação ISO 9001, poderá apresentar cópia do certificado.

      É um processo que visa orientar o fabricante (ou representante/distribuidor autorizado) sobre os procedimentos e documentos obrigatórios para iniciar a análise e qualificação prévia de marcas no Catálogo de Materiais da SANEPAR (CMS). É um procedimento que tem como objetivo avaliar se um produto atende aos requisitos técnicos que a Sanepar exige. Essa qualificação se aplica a materiais ou equipamentos adquiridos pela SANEPAR, pelas empresas por ela contratadas, e também por empreendimentos que serão incorporados aos sistemas da SANEPAR.

      Fonte: ia/mat/0182

      Catálogo de Materiais da Sanepar

      O Catálogo de Materiais centraliza os materiais e equipamentos passíveis de aquisição. Para garantir agilidade e precisão na sua qualificação é fundamental identificar os itens pertinentes com sua respectiva codificação.

      Catálogo de Materiais

      Licitações Abertas

      Acompanhe em tempo real os editais e processos de contratação em andamento na Sanepar.

      Licitações

      Diferença entre Qualificação e Certificado de Registro Cadastral (CRC)

      Qualificação prévia de marcas: Conforme RILC, Art. 101, II, é o procedimento de qualificação de marcas ou produtos permanentes e que pode ser utilizado em qualquer licitação. As marcas ficam disponíveis no Catálogo de Materiais da Sanepar - CMS.
       

      Certificado de Registro Cadastral (CRC): Conforme RILC, Art. 101, III,  é o procedimento de cadastramento de empresas, neste caso as empresas cadastradas recebem o CRC - Certificado de Registro Cadastral emitido pela GAQS - Gerência de Aquisições. Empresas regularmente cadastradas podem ter documentos dispensados quando dos procedimentos licitatórios, se assim o edital regulamentar.