Documentos









Você conhece o Guia do Cliente?
É nele que você encontra todas as informações essenciais sobre seus serviços de água e esgoto de forma clara e acessível:
Seus direitos e deveres como titular da conta;
Detalhes sobre a qualidade da água fornecida;
Explicações sobre o funcionamento de ligações de água e esgoto;
Orientações de meios digitais e canais de atendimento disponíveis;
Este guia foi pensado para tirar suas dúvidas de forma prática e rápida evitando a necessidade de buscar documentos avulsos!
Quer saber mais sobre a sua ligação?
Se você precisa de informações relacionadas à sua matrícula, como o tempo de ligação ou outros dados do seu contrato, é possível solicitar esses documentos de forma online e segura. Por questões de segurança e sigilo, essas informações só podem ser consultadas pelo titular cadastrado na ligação durante o período solicitado.
O atendimento também pode ser feito, por meio do nosso sistema de Ouvidoria (SOS) ou preenchendo o formulário eletrônico disponível no Portal da Transparência. Basta informar seus dados e a solicitação será encaminhada. O prazo para resposta é de até 20 dias corridos, podendo ser prorrogado por mais 10, se necessário.
As informações são disponibilizadas através do canal de Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). Esse canal existe para garantir transparência e facilitar o acesso a dados e documentos de forma rápida e segura.
Precisa comprovar que está em dia com a Sanepar?
Fornecemos o documento de Declaração de Quitação de Débitos de maneira simples e rápida. Esse documento tem validade legal e pode ser utilizado como comprovante de pagamentos realizados em anos anteriores, substituindo a certidão negativa de débitos. A emissão da declaração está respaldada pela Lei nº 12.007, de 29 de julho de 2009, que garante a transparência e o direito do cidadão ao acesso às informações relativas a seus débitos e pagamentos.
Você pode emitir essa declaração de forma prática e segura diretamente pela área logada do Minha Sanepar.
Importante: A declaração confirma apenas a ausência de débitos no período selecionado e pode ser emitida por Matrícula ou por CPF/CNPJ, garantindo que você tenha um comprovante oficial, fácil de obter e com validade para diversas finalidades.
Precisa de uma cópia da sua fatura já paga?
Você pode emitir a 2ª via de uma conta já paga diretamente aqui pelo portal Minha Sanepar, de forma simples e rápida. Esse documento pode ser útil para comprovação de pagamento em diversas situações, como reembolsos, prestação de contas ou arquivamento pessoal.
Para gerar, basta acessar a área logada, escolher o ano e a referência desejada e selecionar a opção de download.
Documentações complementares que podem ser exigidas no momento de solicitar uma ligação:
- Declaração de Localização de Lote
A Declaração de Localização de Lote é um documento emitido pelos órgãos municipais (geralmente, pelas prefeituras ou pelas secretarias de urbanismo) que certifica a localização exata de um lote de terreno dentro de um determinado município.
É um documento importante para quem precisa formalizar a localização de um terreno, seja para regularizar um imóvel, financiar uma construção ou realizar transações imobiliárias. Esse documento também pode ser exigido para solicitar a ligação de água e esgoto em algumas cidades do Paraná.
Cidades que exigem para realizar nova ligação: Umuarama, Santa Terezinha de Itaipu e Porto União - SC
- Guia amarela
A Guia Amarela é um documento utilizado em algumas cidades, como Curitiba, para garantir que a instalação de redes de água e esgoto atenda às normas e regulamentos locais. Ela funciona como uma autorização ou um comprovante de que o projeto de infraestrutura está aprovado pela prefeitura e pela Sanepar, antes da execução da obra.
Quer saber todos os documentos obrigatórios para solicitar sua ligação?
Acesse: Ligação de água e Ligação de esgoto