0 0

Jovem Trabalhador

 

Cerca de 400 jovens estão atualmente vinculados ao nosso quadro de pessoal. São aprendizes e estagiários que, além de agilizar pequenas demandas das diversas áreas de trabalho em mais de 40 cidades, oxigenam nosso ambiente corporativo com novos pontos de vista, avanços conceituais e tecnológicos, e que fomentam nossa criatividade e capacidade de adaptação.

Na Sanepar temos orgulho de incentivá-los nesse início de trajetória, como facilitadores do processo de aprendizagem dessa juventude sobre o Mercado de Trabalho, de forma segura, agregadora e qualificada, contribuindo para um futuro melhor.

Uma convivência geracional pautada pelo respeito e pela Política da Diversidade, Equidade e Inclusão da Companhia. 

Conheça nossos programas que oportunizam uma primeira experiência de trabalho para aprendizes de ensino médio e estagiários de ensino superior, e confira as formas de ingresso.

Aprendiz

 

Através do Programa de Sociaprendizagem, regulamentado pela Lei do Trabalho nº 10.097/00, pelo Decreto  nº 9.579/2018 e pela Portaria nº 3.872/2023, oferecemos vagas para Jovens Aprendizes em diversas localidades de atuação da Companhia. Com este Programa, incentivamos a profissionalização de adolescentes, promovendo o ingresso dos jovens estudantes de ensino médio em sua primeira experiência no mercado de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento social.

O recrutamento, a seleção e a contratação em Carteira de Trabalho são realizados exclusivamente pela Espro, empresa parceira contratada pela Sanepar. Para candidatar-se, é preciso ter entre 14 e 24 anos, cursar ou ter recém-concluído o ensino médio e cadastrar-se no Portal Espro. A carga horária varia de 20 a 30 horas semanais. As vagas são distribuídas no Estado do Paraná, conforme a necessidade da Sanepar. A seleção acontece periodicamente, em datas divulgadas junto à Espro.

Estágio

 

Na Sanepar, oferecemos de vagas de estágio para estudantes cursando nível técnico subsequente e superior universitário, de acordo com as normas da Lei 11.788/2008 e o Decreto Estadual 5293 de 29/07/2020.

A atividade é coordenada via sistema da Central de Estágio, pertencente ao Departamento de Recursos Humanos e Previdência da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência – DRH/SEAP, por intermédio da Divisão de Estágio – DE.

As vagas são disponibilizadas conforme demanda corporativa,  e divulgadas na Central de Estágio, do Governo do Estado. Para candidatar-se, é preciso cadastrar-se no site da Central,  para vaga específica na área de atuação do estudante. A seleção e a contratação são feitas pela Sanepar, por intermédio da CE.

Para candidatar-se, é preciso se cadastrar na página do agente de integração Central de Estágio.

Um compromisso com a empregabilidade do amanhã

O número de vagas fornecidas a Jovens Aprendizes é significativo na Sanepar. O total de inscritos é maior do que a cota legalmente exigida, calculada sobre o número de empregados ativos. Até o momento, mais de 1.600 aprendizes já passaram pelo Programa, contabilizando um investimento anual médio de R$ 6,3 milhões.

Além de atender a requisitos legais, a iniciativa é também um compromisso nosso com a prioridade pública de empregabilidade na sociedade. Um engajamento manifesto com nossa adesão ao Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes - uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Organização Internacional do Trabalho (OIT) para a construção de uma política pública de inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade até 2030.

Porque nós acreditamos nas próximas gerações de profissionais!

O Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes é um dos compromissos que amparam nosso Programa de Estágios e de Jovens Aprendizes.

Saiba mais