Como Pagar








Com PIX, você paga sua conta quando e onde quiser!
Nossas faturas de água e esgoto, tanto impressas quanto digitais, contam com um QR Code que permite o pagamento via Pix de forma rápida e segura. Com isso você tem mais praticidade para quitar sua conta diretamente pelo aplicativo do seu banco no celular, sem precisar se deslocar.
Importante: o QR Code para pagamento via Pix está sempre presente em uma fatura - seja impressa ou digital. Ele não é enviado separadamente. Mesmo quando solicitado pelo WhatsApp, o código é encaminhado por meio de uma nova fatura digital. Fique atento para evitar golpes!
Lembrando que a Sanepar nunca envia links para pagamento por e-mail ou SMS. E nunca solicita transferências bancárias nem pagamentos em dinheiro, mesmo ao executar serviços na sua ligação. Qualquer cobrança relativa a serviços é sempre incluída diretamente na próxima fatura. Confira aqui dicas para fugir de golpes e fake news, clicando aqui.
Pague sua fatura com cartão de crédito de forma simples e segura!
Mais uma facilidade para você manter suas contas em dia: agora é possível pagar sua fatura com cartão de crédito, direto pela nossa nova plataforma online.
Com poucos cliques, você escolhe a referência e opta por pagamento à vista ou parcelado. Com isso é possível regularizar pendências sem burocracia, parcelando o saldo em até 12 vezes, utilizando até três cartões de crédito diferentes. O pagamento facilitado, em ambiente seguro e totalmente digital, pode ser feito de onde você estiver, sem sair de casa.
Ideal para quem precisa de mais flexibilidade ou quer organizar melhor o orçamento do mês.
Toda a transação é realizada em ambiente protegido, com dados criptografados e autenticados.
Após o pagamento, você recebe o comprovante na hora, e seu débito é processado pelo sistema.
A página exige apenas login e senha, a partir de cadastro na Central de Segurança do Governo do Paraná ou no Gov.br – plataformas dos governos estadual e federal que garantem a identificação do cidadão que acessa serviços digitais. A autenticação dupla dá maior segurança para o cliente.
Importante: Os pagamentos com cartão de crédito têm taxas cobradas pela administradora do cartão. Observe as taxas para seu melhor controle financeiro. Encargos da Sanepar referente a pagamentos em atraso, como juros e multa, são lançados em fatura futura.
Inicialmente, a modalidade está disponível apenas para Pessoa Física, ou seja, matrículas cadastradas no CPF. Mas fique tranquilo! Em breve, o serviço será estendido também para Pessoa Jurídica matrículas vinculadas ao CNPJ, ampliando o acesso à funcionalidade para todos os perfis de clientes.
Acesse agora e pague com cartão de crédito pela nossa plataforma:
Débito Automático: pagamento programado com seu banco
Com o débito automático, você não precisa se preocupar em lembrar da data de vencimento da conta. O valor é debitado automaticamente da sua conta corrente, sempre na data certa, evitando atrasos e garantindo mais comodidade para sua rotina.
Para cadastrar o débito automático, é simples:
- Acesse o aplicativo ou internet banking do seu banco;
- Procure pela opção de "débito automático";
- Selecione Sanepar como empresa beneficiária;
- Informe o número da matrícula que consta na sua fatura de água.
Pronto! A partir do próximo vencimento, o valor da fatura será debitado automaticamente da sua conta.
Fique atento ao seu saldo bancário na data programada para o pagamento. Se necessário, solicite a alteração da data de vencimento da sua fatura para melhor adequar a cobrança ao seu calendário financeiro.
Presencialmente, em estabelecimentos credenciados
Se você prefere deslocar-se para pagar sua fatura pessoalmente, a Sanepar conta com uma vasta rede de parceiros credenciados, chamados Agentes Arrecadadores, e locais que possuem totens de autoatendimento onde você pode pagar sua fatura! São bancos, lotéricas, mercados, farmácias e pequenos comércios que possuem autorização para a receber os pagamentos em nome da Sanepar. Confira o local mais próximo de você na página Onde Pagar, clicando aqui.
Mas lembre-se: Nossos atendentes não recebem pagamento! Nas Centrais de Relacionamento você conseguirá efetuar pagamentos apenas pelos Totens de Autoatendimento.
Precisa da 2ª via da sua fatura? A gente te ajuda!
Sabemos que imprevistos acontecem às vezes a fatura se perde ou simplesmente não está por perto quando você precisa. Pensando nisso, oferecemos diferentes formas de acessar a 2ª via da sua conta, de forma prática e rápida. Estamos sempre buscando facilitar o seu dia a dia e tornar o atendimento cada vez mais simples, do seu jeito.
Escolha a opção que melhor atende à sua necessidade e tenha sua fatura sempre à mão!
2º via simplificada:
A 2ª via simplificada é uma versão básica da sua fatura, ideal para quem precisa apenas das informações essenciais para efetuar o pagamento. Nela, constam os principais dados, como valor, vencimento, código de barras e QR Code para pagamento via Pix. É possível emitir a segunda via neste formato de forma rápida pelo site, confirmando seus dados.
2º via detalhada:
A 2ª via detalhada apresenta todas as informações completas da sua fatura, incluindo o histórico de consumo, dados do imóvel, leitura, composição dos valores cobrados e outros detalhes importantes.
Essa versão está disponível na área logada do Portal Minha Sanepar, e também no aplicativo da Sanepar, garantindo mais segurança e praticidade no acesso.
2º via de conta paga:
A 2ª via de conta paga é indicada para quando você precisa consultar ou comprovar o pagamento de uma fatura já quitada.
Essa via também está disponível na área logada do site - Minha Sanepar, e no aplicativo, com todas as informações da fatura e a indicação de que o pagamento foi realizado.
Aconteceu um imprevisto e atrasou seu pagamento?
Saiba as o que acontece e como evitar o corte!
Manter as contas em dia é essencial para garantir a continuidade do serviço e evitar transtornos. A fatura é considerada em atraso quando o pagamento não é realizado até a data de vencimento. Após 31 dias de atraso, começa o processo de notificação com "aviso de débito", colocando uma fita adesiva em seu hidrômetro - um serviço de alerta que gera cobrança! Com 40 dias do vencimento, o telefone cadastrado pelo responsável da matrícula recebe um SMS alertando sobre o débito e a possibilidade da suspensão do abastecimento. Por isso, manter o cadastro atualizado é fundamental para receber qualquer aviso! Mas atenção: não enviamos links para pagamento por SMS ou e-mail. Mesmo para contas em atraso, uma nova fatura é gerada, podendo ser paga nas modalidades já descritas. Caso o pagamento não seja efetuado até 48 dias de atraso, o abastecimento é suspenso temporariamente, até a regularização do débito. Durante esse período a próxima fatura é enviada com reaviso pagável. Somente se houver mais de uma fatura acumulada, o reaviso de pendência é enviado em formato de informativo não pagável, sendo necessário procurar uma de nossas Centrais de Relacionamento para negociar os débitos.
Estamos sempre disponíveis para ajudar e orientar sobre as melhores formas de evitar o corte e regularizar a situação de forma simples e rápida.
Conte com a gente!
Trazemos um nova oportunidade!
Seus débitos podem ser regularizadas na visita do agente de corte!
Agora você pode quitar suas faturas vencidas diretamente com o agente de corte, no momento da visita, evitando a interrupção do abastecimento de água. Esse serviço está disponível exclusivamente durante o processo de corte.
O pagamento pode ser feito com cartão de débito ou crédito, à vista ou parcelado, com emissão de comprovante no ato.
Para esta modalidade presencial, na porta de casa, não são aceitos pagamentos em dinheiro ou via PIX nesse momento.
Para sua segurança, todos nossos agentes estão devidamente uniformizados, usam crachá com foto e veículos identificados com a logomarca da Companhia ou com a expressão “A serviço da Sanepar”.
O serviço está disponível atualmente nas cidades de: Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Itaperuçu, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná .
Importante: ao ser ampliado o atendimento para novas cidades, será informado neste canal.
Se estiver com dúvidas sobre débitos, consulte o aplicativo Sanepar Mobile ou no portal do cliente Minha Sanepar (clique aqui)
LEMBRE-SE: se preferir, você pode negociar os débitos antes da visita nos nossos canais de atendimento.