O abastecimento de água depende de automação movida a energia. A falta de luz interrompe captação, tratamento e distribuição. Por questões ambientais, o uso de geradores é limitado até a retomada da energia.
Desligamento de energia na rede elétrica que atende o sistema de Lajeado Bonito, distrito de Ortigueira.
ENERGIA ELÉTRICA É FUNDAMENTAL – O sistema de abastecimento de água depende da eletricidade para funcionar, pois todo o caminho percorrido pela água envolve em seus processos motores, bombas, válvulas e sistemas de automação – e tudo utiliza energia elétrica. Portanto, quando falta energia, também pode faltar água. E a normalização total do abastecimento de água é mais demorada do que o retorno da luz: a velocidade da luz não se aplica à da água. No período de um segundo, enquanto a luz percorre 300 mil quilômetros, dentro da tubulação a água avança um metro. A orientação é evitar desperdícios. A Sanepar conta com a participação de todos!
USO RACIONAL E CAIXA-D’ÁGUA – A Sanepar reforça que, em situações como esta, é imprescindível que a população colabore com uso racional e econômico da água. A água tratada deve ser priorizada para higiene pessoal e alimentação. Atividades que não sejam urgentes, como lavagem de carros e calçadas, de roupas pesadas, devem ser adiadas. Quem possui caixa-d’água em casa pode não sentir o desabastecimento. De acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade de, pelo menos 500 litros, o suficiente para atender as necessidades de até quatro pessoas no imóvel por, no mínimo, 24 horas.
Serviços programados poderão ser cancelados ou adiados de acordo com as condições climáticas, por razões técnicas, de segurança ou por motivos de força maior.
Distrito Lajeado Bonito.
Em situações como esta, é essencial fazer o uso econômico da água.
Priorize a água tratada para alimentação e higiene. Não desperdice.
Adie serviços que não sejam essenciais.
A Sanepar lembra que é importante que cada imóvel tenha uma caixa-d’água com capacidade adequada às suas necessidades de uso, conforme a recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Serviços podem ser cancelados e/ou adiados de acordo com as condições do tempo, por razões técnicas ou por motivo de segurança.
O Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.
Para esta e outras informações utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile, o portal Minha Sanepar ou consulte o menu Para Clientes aqui do site.