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67% das vistorias encontram irregularidade na ligação de esgoto

Caixa de gordura fora do padrão e água da chuva ligada à rede de esgoto são os problemas mais comuns nos imóveis vistoriados

13/08/2015

Nos últimos sete meses, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) fez 22.839 vistorias nos sistemas internos de esgotamento sanitário de imóveis residenciais, comerciais e industriais de Maringá. Deste total, cerca de 67% apresentaram algum tipo de irregularidade. As mais comuns são caixas de gordura fora do padrão, lançamento da água de chuva na rede coletora da empresa, esgoto despejado na galeria pluvial e esgoto não interligado à rede coletora.

O número de irregularidades é muito elevado e preocupante. “Quando os ramais internos e as ligações de esgoto não estão de acordo com a orientação da Sanepar, o esgoto vai chegar às valetas, às galerias pluviais e aos córregos urbanos sem tratamento, causando poluição ambiental”, esclarece o gerente regional da Sanepar, Valteir Galdino da Nóbrega.

Outro problema grave causado pelos moradores é o lançamento de água de chuva na rede coletora, o que sobrecarrega as tubulações, provoca extravasamentos e refluxos, e interfere no processo de tratamento. A falta da caixa de gordura, instalação fora do padrão, ou a falta de manutenção periódica também prejudicam a rede coletora e o sistema de esgotamento sanitário. “A gordura lançada na rede de esgoto se acumula nas tubulações e provoca entupimentos. Com isso, o esgoto pode retornar para dentro dos imóveis”, explica Nóbrega.

O esgoto industrial também causa sérios problemas. O sistema de tratamento adotado nas estações não é compatível com o esgoto gerado pela indústria. Para ser lançado na rede da Sanepar deve passar por pré-tratamento. Se isto não for feito, os resíduos químicos existentes neste tipo de esgoto prejudicam a eficiência do processo de tratamento do esgoto doméstico, comprometendo a qualidade e o meio ambiente.

VISTORIAS – Durante a vistoria, além de verificar a situação da caixa de gordura, os técnicos adicionam corante em vasos sanitários, pias, tanques e ralos para identificar o destino do esgoto e da água de chuva. Se o imóvel não está com a ligação correta, o proprietário é notificado, recebe orientações e tem prazo de 30 dias para fazer a adequação. Após este período, os funcionários da empresa retornam para nova vistoria e se a ligação não tiver sido corrigida o morador pode ser multado até a devida regularização.

Os clientes que têm dúvida sobre a situação ou forma de construção do sistema interno de esgotamento sanitário do seu imóvel podem entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 0800-200-0115, pelo site www.sanepar.com.br ou nas centrais de relacionamento da empresa.

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