0 1

Gestão Ambiental

Nosso Compromisso com a Gestão Ambiental

Na Sanepar, o cuidado com o meio ambiente é essencial em nossas operações. Conheça nossas práticas de gestão de riscos, licenciamento, compensação e as certificações que validam nosso compromisso.

Gestão de Riscos e Impactos Ambientais - Prevenção e Mitigação de Riscos Ambientais

A Sanepar reconhece que suas operações geram impactos ambientais, tanto positivos quanto negativos. Por isso, mantemos uma gestão responsável dos riscos a que estamos expostos, com o objetivo de prevenir e mitigar qualquer efeito adverso. Nossas ações buscam garantir a conformidade com a legislação e a preservação do ciclo da água na natureza, mesmo em áreas cada vez mais urbanizadas.

Licenciamento e Compensação Ambiental

Conformidade e Respeito à Legislação

Todas as nossas obras e operações seguem um rigoroso processo de conformidade legal. A obtenção de licenciamentos ambientais é uma etapa fundamental para projetos estratégicos, garantindo que todas as normas sejam cumpridas. Em 2024, obtivemos importantes licenciamentos, como:

  • Anuência do IBAMA e Autorização de Supressão de Vegetação para o reservatório da Barragem do Miringuava, em São José dos Pinhais.
  • Licenciamento para implantação de novos Sistemas de Esgotamento Sanitário em 10 municípios, incluindo Campina da Lagoa, Capitão Leônidas Marques e Juranda, entre outros.

Além disso, desenvolvemos Planos de Gestão Socioambiental, como o realizado para a comunidade impactada pelas obras de ampliação da ETE Atuba Sul, para informar, orientar e mitigar os impactos durante a execução dos projetos.

Certificações Ambientais

Qualidade Atestada por Normas Internacionais

Buscamos a validação de nossas práticas por meio de certificações reconhecidas, que atestam nosso compromisso com a excelência na gestão ambiental. Pelo terceiro ano consecutivo, mantivemos zero não conformidades em nossas auditorias.

Nossas principais certificações incluem:

  • ISO 14001 no Aterro Sanitário de Cianorte.
  • ISO 14001 nos sistemas de água e de esgoto de Foz do Iguaçu (desde 2019).