0 0

Nossa História

Imagem do painel de Poty Lazzarotto pintado no reservatório Alto da XV em Curitiba

 

A trajetória da Sanepar é marcada por transformação, inovação e compromisso com a saúde pública e o meio ambiente. Desde sua criação, em 23 de janeiro de 1963, a Sanepar atua como protagonista no desenvolvimento do saneamento básico no Paraná, contribuindo para a qualidade de vida da população e para o crescimento sustentável do estado.

Ao longo de sua história, a Companhia expandiu sua atuação, investiu em tecnologia e estabeleceu parcerias que fortaleceram seu papel como referência nacional no setor. A busca pela excelência e pela universalização dos serviços de água e esgoto sempre esteve no centro de sua missão.

Nos anos 2000, a Sanepar consolidou sua atuação como empresa de economia mista com capital aberto, adotando as melhores práticas de governança corporativa e transparência. Em 2017, ingressou no Nível 2 da B3, reforçando seu compromisso com a ética e a responsabilidade perante investidores e a sociedade.

Com os desafios do Novo Marco Legal do Saneamento (Lei 14.026/2020), a Sanepar intensificou investimentos e modernizou processos. Até 2029, a empresa prevê R$ 11,8 bilhões em investimentos para ampliar redes, reduzir perdas de água e garantir o acesso ao esgotamento sanitário em todos os municípios atendidos.

Nos últimos anos, a Sanepar foi reconhecida internacionalmente por suas práticas sustentáveis e inovadoras, incluindo o Prêmio Campeões do ODS 6 da ONU, destacando-se como referência global na universalização do saneamento.

De uma empresa regional à liderança nacional e internacional no setor, a história da Sanepar é uma narrativa de progresso coletivo, sustentabilidade e compromisso com o futuro.

 

Mais que uma história, um legado de cuidado com a água, com as pessoas e com o planeta.

 

Memória

A história do saneamento básico no Paraná inicia no século XIX.

Mas, é somente a partir do ano de 1908, com a operação do Reservatório do Alto São Francisco, em Curitiba, que a população começa a ver os benefícios da água encanada. A partir daí, inicia uma série de obras para implantar sistemas de abastecimento de água em outras regiões do Estado.

Confira abaixo detalhes dessa história, que está intrinsecamente ligada à história da Sanepar.

Memória Sanepar

1871

Chafariz da Praça Zacarias

Inaugurado o primeiro chafariz público da Capital. O encanamento ligava o olho d´água da Praça da Misericórdia, atual Praça Rui Barbosa, ao chafariz onde hoje localiza-se a Praça Zacarias.

1903

Assinatura de contrato para obras em Curitiba

Assinatura do contrato para a realização de obras de saneamento em Curitiba, entre o Governo do Paraná e a Companhia de Melhoramentos de São Paulo.

1908

Inaugurado primeiro sistema de abastecimento

Inaugurado o primeiro sistema de abastecimento de água, ligando a represa do Carvalho, nos mananciais da serra (foto), ao Reservatório do Alto São Francisco, em Curitiba.

Reservatório Alto São Francisco

Reservatório Alto São Francisco (na foto): recebia água vinda da represa do Carvalho, nos mananciais da serra.

1º sistema de coleta e tratamento de esgoto

Entram em operação as “Instalações Bacterianas”, o primeiro sistema de coleta e tratamento de esgotos, na Rua Engenheiros Rebouças, onde atualmente é a sede

1917

Criação da Secção de Água e Esgotos do Estado

Por meio de decreto, o Governo do Estado torna os serviços de água e esgoto de Curitiba competência exclusiva do Estado e cria a Secção de Água e Esgotos.

1919

Contratação do engenheiro Saturnino de Britto

O Governo do Estado contrata o engenheiro Francisco Saturnino Rodrigues de Britto, o “Pai da Engenharia Sanitária do Brasil”, para a elaboração do projeto de ampliação do sistema de abastecimento de água e de esgotos de Curitiba.

1928

Inauguração do Reservatório Batel

Inaugurado o Reservatório Batel, parte do projeto de ampliação do sistema de água e esgotos de Curitiba.

Criação do Departamento de Água e Esgotos (DA

Criado o Departamento de Água e Esgotos (DAE). A partir de então, o saneamento básico do Estado ganha impulso com a instalação das secções de água e esgotos em Ponta Grossa (1934), Jacarezinho (1938), Cambará (1941), Irati (1942) e Morretes (1942).

1945

ETA Tarumã

Entram em operação as duas primeiras Estações de Tratamento de Água do Paraná: a ETA Tarumã, em Curitiba (foto), e a ETA de Castro.

ETA Castro

Inauguração da Estação de tratamento de Água Castro

1958

Abastecimento público com adição de flúor

A Estação de Tratamento de Água do Tarumã inicia o abastecimento público com adição de flúor, método coletivo mais eficiente para o controle e prevenção da cárie dentária. A capital paranaense foi a primeira no Brasil a ter esse benefício.

1963

Criada a Agepar

Sancionada a Lei Estadual 4.684, autorizando o Governo do Estado a constituir a Companhia de Água e Esgotos do Paraná (Agepar).

1964

Alterada a denominação social para Sanepar

Pela Lei 4.878, foi alterada a denominação social de Agepar para Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

1969

Sistema Iguaçu

Inaugurado o Sistema de Abastecimento de Água Iguaçu. Inicialmente a ETA tinha capacidade de tratar 1.000 litros de água por segundo.

1972

Adesão ao Planasa

A Sanepar aderiu ao Plano Nacional de Saneamento (Planasa), iniciando efetivamente suas atividades de operação, manutenção e administração dos sistemas de abastecimento de água e sistemas de esgotos do Paraná.

1979

Barragem do Cayuguava

Inaugurada a Barragem do Cayuguava (também conhecida como Piraquara I), a primeira grande barragem para acumulação de água no Paraná.

1980

Inauguração da ETE Belém

Entra em operação a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Belém, em Curitiba.

1981

Implantação do atendimento 195

Implantação do “Sistema de Atendimento Telefônico – 195”.
Nota: atualmente o número para contato com a Sanepar é o fone 0800 200 0115.

1982

SGM

Implantação do Sistema Gerencial de Manutenção (SGM), que proporcionou uma visão integrada no atendimento às demandas diárias de serviços.

1986

Inauguração do Sistema Passaúna (1ª Etapa)

Inaugurada a primeira etapa das obras do Sistema de Abastecimento de Água Passaúna.

1988

Pioneirismo na entrega instantânea de contas

Implantação do sistema de leitura e entrega de contas de forma simultânea, modelo pioneiro no setor de saneamento no Brasil.

1991

Novas políticas

Adotadas as políticas de Meio Ambiente, Qualidade Total e Patrimônio Histórico e Tecnológico do Saneamento.

Tarifa Social

Instituída a Tarifa Social, para famílias de baixa renda.

O Sistema Tibagi entra em operação

Entra em operação o Sistema Tibagi, para atender os municípios de Londrina e Cambé, considerado um dos mais avançados sistemas de abastecimento de água do Sul do país.

1992

Sistema Passaúna - Entrega da 2ª Etapa

Entrega da segunda etapa das obras do Sistema Passaúna. Ao final das obras, a oferta de água tratada foi ampliada em mais 2.000 litros por segundo.

1993

30 anos da Sanepar

Comemoração dos nossos 30 anos, com o lançamento do livro "Sanepar ano 30: Resgate da memória do saneamento básico do Paraná"

1996

Programa de Educação Ambiental

Lançado oficialmente o programa de Educação Ambiental da Companhia de Saneamento do Paraná.

1997

Sanepar recebe a certificação ISO 9002

A Sanepar é a primeira empresa de saneamento da América Latina a receber a certificação NBR ISO 9002:1994 para um sistema produtor de água, a Unidade de Produção Itaqui, em Campo Largo.

A Sanepar recebe PNQS

Ano de criação do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS). A Sanepar é premiada com Troféu Nível I, para a Unidade de Cornélio Procópio. Desde então, acumulada troféus conquistados por regionais de todo o Estado. Apenas em 2007 não teve nenhuma unidade inscrita no prêmio.

1998

Inauguração da ETE Atuba Sul

Inaugurada a Estação de Tratamento de Esgoto Atuba Sul, a maior do Estado, com capacidade para tratar 1.450 litros de esgoto por segundo, atendendo a uma população de 580.000 habitantes.

1999

Foz do Iguaçu recebe a certificação ISO 14001

O Sistema de Foz do Iguaçu recebe certificação pela ABNT NBR ISO 14001:1996. É o primeiro das Américas a conquistar o certificado ambiental para os processos de água e esgoto (Do rio ao rio).

2002

ETA Iraí entra em operação

Entra em operação a Estação de Tratamento de Água (ETA) Iraí, considerada a maior do Paraná.

2 milhões de ligações de água

Atingimos a marca de 2.000.000 de ligações de água realizadas pela Sanepar.

Aterro Sanitário de Cianorte

Sanepar assume a gestão do Aterro Sanitário de Cianorte e inicia as atividades na área de gestão de Resíduos Sólidos Urbanos.

Pioneiros no fornecimento de "Água Industrial

A Sanepar, de forma pioneira, passa a fornecer “água industrial” por meio da Estação de Tratamento de Água Industrial Araucária. A água captada no rio Iguaçu possibilitava o reúso, preservando a água de melhor qualidade para o consumo humano.

2004

100 anos do Saneamento no Paraná

Comemoração dos 100 anos do Saneamento no Paraná, com o lançamento do cartão telefônico referente à data.

2006

1 milhão de ligações de esgoto realizadas

Atingimos a marca de 1.000.000 de ligações de esgoto realizadas pela Sanepar (em todo o Estado).

2007

A primeira fatura em Braille

Emissão da primeira fatura em Braille (para pessoas com deficiência visual), seguindo determinação da Lei Estadual Nº 15.427.

Produção de energia elétrica por gás metano

Sanepar inaugura em Foz do Iguaçu o projeto piloto de produção de energia elétrica a partir do gás metano na ETE Ouro Verde.

Centenário do 1º sistema de abastecimento

Centenário do primeiro sistema de abastecimento de água que engloba o Reservatório São Francisco e o Reservatório do Carvalho nos Mananciais da Serra.

Inauguração do Sistema Miringuava

Inauguração do Sistema Miringuava, garantindo o abastecimento da região metropolitana de Curitiba por mais 20 anos.

Inauguração da Barragem Piraquara II

Finalizadas as obras de construção da Barragem Piraquara II. O sistema integrado de abastecimento recebe um incremento de 1.140 litros de água por segundo.

2010

2,5 milhões de ligações de água

Atingimos a marca de 2.500.000 ligações de água em todo o Paraná.

Gestão do Aterro Sanitário de Apucarana

Sanepar assume a gestão do Aterro Sanitário de Apucarana.

Certificação ISO 9001 é ampliada

Ampliação do escopo de Campo Largo para a Unidade Regional de Londrina Cambé (URLC) e Unidade de Serviço Industrial de Londrina (USID-LD) pela ABNT NBR ISO 9001:2008.

2012

Atingimos 1,5 milhão de ligações de esgoto

Atingimos a marca de 1.500.000 ligações de esgoto realizadas em todo o Estado.

Aterro Sanitário de Cornélio Procópio

Sanepar assume a gestão do Aterro Sanitário de Cornélio Procópio. (foto da região central do município em destaque)

A Sanepar passa a atuar nas redes sociais

Novos canais de comunicação com os clientes são implantados e a empresa passa a atuar nas redes sociais.

Educação ambiental nas praias do litoral do P

A Sanepar desenvolve um projeto de educação ambiental nas praias do litoral do Paraná. Junto com a conscientização, cerca de 10 toneladas de lixo por semana foram destinados corretamente.

2013

Rio Branco do Sul

Sanepar assume os serviços de saneamento básico em Rio Branco do Sul.

50 anos da Sanepar

Comemoração dos 50 anos. A Sanepar chega ao cinquentenário como referência entre as melhores empresas de saneamento do País.

ISO 14001 para Aterro Sanitário de Cianorte

O Aterro Sanitário de Cianorte recebe a certificação NBR ISO 14001:2004. Administrado pela Sanepar, é o primeiro do Paraná a receber a certificação que garante que o aterro opera dentro das mais rígidas normas ambientais.

2014

Inauguração do Espaço Tarumã

Inaugurado o Espaço Tarumã, no prédio da primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) de Curitiba, onde estão localizados o Museu do Saneamento, o Centro de Tecnologias Sustentáveis Sanepar e o Centro de Treinamento.

Centenário do Reservatório Botuquara

A Sanepar comemora o centenário do Reservatório Botuquara, em Ponta Grossa, com a entrega da execução do seu restauro e revitalização do paisagismo. A partir de dezembro esse importante patrimônio histórico, novamente, é aberto à visitação pública.

2015

Revitalização do Rio Iguaçu

Criação do Grupo Gestor de Revitalização do Rio Iguaçu, instituído pelo decreto 1589/2015, com grande participação da Sanepar. As ações ambientais desenvolvidas também atingem os seus afluentes.

2016

Sistema piloto de tratamento de água do mar

O sistema piloto foi instalado na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Praia de Leste, no município de Pontal do Paraná (litoral do Estado) e pode ajudar a encontrar respostas avançadas para o tratamento de água ou esgoto, inclusive para a dessalinização de água salobra. Além dos profissionais da Sanepar, o estudo tem apoio de pesquisadores da University of North Texas, dos Estados Unidos, da University College London, da Inglaterra, e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

ONU recomenda Programa da Sanepar

Programa de uso agrícola do lodo de esgoto da Sanepar é recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como prática sustentável e exemplo para o mundo.

2017

Sanepar conquista o troféu Quíron Bronze

A Sanepar conquista, no âmbito corporativo, o troféu Quíron Bronze do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS). As boas práticas de gestão e os resultados de desempenho conferiram pela primeira vez o prêmio a toda Sanepar.

Sanepar passa a operar no ambiente Regulado

A AGEPAR passa a regular os serviços de saneamento no Paraná, beneficiando os consumidores ao equilibrar a relação entre prefeituras, prestadores e usuários. A regulação busca garantir qualidade nos serviços, cumprimento de metas, repressão a abusos econômicos e definição de tarifas justas, assegurando o equilíbrio dos contratos e a segurança para investimentos.

Sanepar adere aos ODSs

A Sanepar adere aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda socioambiental da Organização das Nações Unidas, e adota programa de equidade de gênero.