Carta de Serviços ao Usuário









A Carta de Serviços ao Usuário é a declaração de nossos vínculos com você, cliente Sanepar. Aqui reunimos tudo que você precisa saber sobre nossa relação comercial: serviços disponíveis, direitos e deveres, como solicitar serviços, canais de atendimento, tarifas e cobranças, formas de pagamento, e muito mais.
Por que a Carta de Serviços é importante?
A Carta de Serviços foi criada para garantir a transparência e a qualidade do nosso trabalho. Ela é uma ferramenta fundamental que assegura seus direitos e fortalece a nossa relação de confiança. Com essas informações, você tem a segurança de saber exatamente o que esperar da empresa, padrões de qualidade, como acompanhar e fiscalizar nosso trabalho, em uma jornada conjunta de vivenciarmos uma sociedade mais justa e sustentável.
Este é mais um marco do nosso compromisso com a excelência, entregando um saneamento que vai muito além do básico.
Sobre a Sanepar
Bases Institucionais
Propósito, missão, visão, valores e políticas corporativas alinhadas para levar vida e saúde à população.
Regras que a gente segue
Conjunto de Leis, Regulamentos e Normativas que guiam a atuação da Sanepar.
Tarifas e Preços de Serviços
Confira as Tarifas e Preços praticados para a execução dos serviços ao cliente.
Privacidade e Tratamento de Dados
Coletamos, tratamos e utilizamos os dados dos clientes com seriedade, atendendo rigorosamente a LGPD. Saiba mais.
Benefícios ao Cliente
Conheça as vantagens agregadas à prestação te todos serviços que a Sanepar executa.
Serviços Oferecidos
A Sanepar mantém estações de tratamento de água em todo o Estado. Para assegurar o atendimento à legislação quanto aos índices de potabilidade, a Companhia realiza cerca de 622 mil análises da água, desde a captação, saída das estações de tratamento e também nas redes de distribuição. A Sanepar realiza ainda, anualmente, cerca de 7,5 milhões de análises nos laboratórios operacionais durante o processo de tratamento da água, ainda dentro das Estações e nos quatro laboratórios centrais.
A água da Sanepar passa por sistema de tratamento com diversas etapas, desde sua captação e por fim, a mesma recebe cloro e flúor, garantindo potabilidade, qualidade e auxiliando na prevenção de cáries dentárias. A Companhia segue procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água, determinados pelo Ministério da Saúde. O trabalho é realizado nas 168 estações de tratamento de água, 4 laboratórios centrais e 153 laboratórios descentralizados de análise da qualidade da água que a empresa possui no Paraná, a fim de garantir a qualidade da água que distribui. Resultados de alguns parâmetros são divulgados periodicamente no site da empresa, em um Relatório Anual, de forma resumida na conta mensal dos clientes, em atendimento ao Decreto Federal nº 5.440/2005, além da divulgação obrigatória para as Secretarias de Saúde municipais e estaduais e o Ministério da Saúde.
O esgotamento sanitário é um dos maiores desafios para melhorar a condição de vida e saúde dos brasileiros, por meio do combate às doenças de veiculação hídrica. É também um dos principais fatores de proteção ambiental, ao reduzir o despejo de dejetos em córregos e rios. Um conjunto de serviços de coleta, tratamento e destinação de esgoto traz inúmeros benefícios à sociedade:
Coleta rápida, segura e adequada do esgoto residencial;
Tratamento adequado dos resíduos líquidos, melhorando a qualidade dos corpos hídricos receptores;
Mais conforto e saúde para a população, reduzindo doenças de veiculação hídrica;
Melhora na qualidade de vida da população atendida.
A Sanepar faz a destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos para sete municípios na região Norte do Estado. Por meio de contratos com os municípios de Cianorte, Apucarana e Cornélio Procópio, a Companhia administra três aterros sanitários. Nesse segmento, atendemos com operação de Aterros Sanitários, disposição final dos resíduos sólidos urbanos, gestão dos resíduos sólidos e suporte com Educação Ambiental.
A experiência na gestão de resíduos sólidos começou em 2002, em Cianorte. O aterro, que opera de forma regionalizada, atende aos municípios de São Tomé, Terra Boa, Guaporema e Indianópolis e foi o primeiro do país sob gestão de uma empresa pública a receber a certificação ISO 14001, de gestão ambiental.
A gestão de resíduos sólidos traz benefícios para a população:
Redução da poluição do solo, da água e do ar;
Redução da exploração de recursos naturais;
Reaproveitamento de materiais que iriam para o aterro sanitário;
Aumento da vida útil dos aterros sanitários;
Redução do desperdício e do consumo de energia para fabricação de novos bens de consumo;
Geração de empregos;
Redução de custos com a saúde pública;
Cidade limpa, mais atraente para investimentos.
Cliente Sanepar
Titular dos Seviços
Informações sobre a titularidade, que caracteriza responsável pelo contrato de serviços junto à Sanepar.
Responsabilidades
Mais que direitos e deveres, o papel essencial do cliente na relação comercial com a Sanepar.
Documentos e Comprovantes
Principais documentos que podem ser solicitados à Sanepar e informações sobre documentações exigidas.
Guia do Cliente
Manual contendo instruções e orientações técnicas sobre os serviços prestados pela Sanepar.
Portal do Cliente
Conheça a área logada "Minha Sanepar" onde é possível solicitar e acompanhar serviços diversos, monitorando sua conta.
Minha Ligação
Informações e orientações para novas ligações, serviços ou manutenções de ligação de água ou de esgoto.