1 0

Gestão de Resíduos

A gestão adequada dos resíduos sólidos é essencial para a preservação ambiental, a saúde pública e o desenvolvimento sustentável das cidades.

Atuamos de forma estratégica e responsável na operação de aterros sanitários, valorização de resíduos e soluções inovadoras, sempre alinhados às melhores práticas de sustentabilidade.

Aterros sanitários operados com excelência

Operamos três aterros sanitários municipais , nas cidades de Cianorte, Apucarana e Cornélio Procópio. 

Todas essas unidades seguem padrões rigorosos de engenharia e controle ambiental, assegurando o correto manejo dos resíduos, a prevenção de contaminações e o controle de emissões.

 

Valorização e reaproveitamento

  • Reciclagem agrícola de lodo: contamos com 40 Unidades de Gerenciamento de Lodos (UGLs) que higienizam e transformam o lodo gerado nas ETEs em insumo para a agricultura.

  • Secagem térmica do lodo: o secador combustor da ETE Atuba Sul permite a recuperação energética e o aproveitamento térmico dos resíduos.

  • Biogás: projetos para geração de energia a partir da digestão de resíduos orgânicos já estão em operação e em expansão.

     

Monitoramento e responsabilidade

Todos os processos são acompanhados por sistemas de controle ambiental, atendendo às normas legais e promovendo segurança para a população e o meio ambiente.

Excelência em Gestão Ambiental

Há mais de uma década, nosso Aterro Sanitário de Cianorte mantém a certificação NBR ISO 14.001:2015, reconhecendo a excelência do processo de Gestão Ambiental da Sanepar.

Saiba mais

Sustentabilidade de ponta a ponta

Desde 2007 temos um pioneiro programa de destinação de logo de esgoto, já referenciado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e utilizado como modelo por diversas Companhias de saneamento do país.

Saiba mais

A gestão de resíduos sólidos traz também benefícios para a população, para a sociedade. Com ela, é possível reduzir a poluição do solo, da água, do ar e minimizar a exploração de recursos naturais, com o reaproveitamento de materiais que iriam para o aterro sanitário. Além disso, contribui com a geração de empregos, promovendo uma cidade mais limpa e atraente para investimentos. A gestão ambiental eficiente aumenta ainda a vida útil dos aterros, reduz o desperdício e o consumo de energia, e colabora com a saúde pública das cidades.