Recursos Hídricos









Para mitigar os riscos e gerir os mananciais de abastecimento a Sanepar criou o Programa Água Segura. Este programa que tem como objetivo implementar ações e parcerias para o uso sustentável dos recursos hídricos, com vistas a garantir a disponibilidade e qualidade da água bruta para tratamento e abastecimento público no Paraná.
O Água Segura está alinhado com o ODS 6 (Água Potável e Saneamento) e adapta e operacionaliza o Plano de Segurança da Água (PSA), conforme orientações da organização Mundial da Saúde (OMS), para, o desenvolvimento e a implementação de estratégias de gerenciamento dos riscos associados à operação dos sistemas de abastecimento de água – SAA. Visa atender também as diretrizes estabelecidas na NBR 17080 de 2023 para elaboração e implementação dos Planos de Segurança da Água (PSA).
O PSA é um processo de gestão preventiva, baseado nos princípios e conceitos de múltiplas barreiras, boas práticas, e processos de análise de perigos e riscos, e pontos críticos de controle, aplicados ao sistema de abastecimento público desde a fonte (manancial/aquífero) até o cliente. A partir dessa prática, a Companhia está aprimorando o controle e rastreabilidade dos recursos hídricos sob a perspectiva da gestão integrada, manejo sustentável, segurança da água, meio ambiente e gerenciamento de riscos e alertas de secas e cheias.
Com o desenvolvimento de ferramentas que possibilitam a avaliação dos riscos no sistema de abastecimento de água, desde a captação, tratamento, até a distribuição da água aos consumidores, em conformidade com os objetivos e ações da vigilância da qualidade da água para consumo humano. Para viabilizar o Programa, a Sanepar estabeleceu parcerias com órgãos públicos, municipais e estaduais e instituições de ensino e pesquisa, a fim de possibilitar a integração das ações e obtenção de resultados transversais, ora aplicáveis à toda sociedade paranaense.
Conheça mais sobre as ações de Segurança Hídrica da Sanepar:
Monitoramento quali quanti dos recursos hídricos
Gestão de recursos hídricos por meio de monitoramento ambiental ativo e previsão hidrometeorológica para prevenir eventos críticos.
Saiba Mais
Reserva Hídrica do Iguaçu
Projetos de soluções baseadas na natureza da Reserva Hídrica do Iguaçu, cobrindo cerca de 4.000 hectares na região das cavas
Saiba Mais
Conservação de recursos naturais
Ações de proteção e recuperação de serviços ecossistêmicos para a manutenção da qualidade e disponibilidade da água de mananciais
Saiba Mais
Outras parcerias
Demais parcerias que visam assegurar a perpetuidade do abastecimento público e mitigar o risco prioritário de indisponibilidade hídrica
Saiba MaisSituação de Disponibilidade Hídrica
A Sanepar faz a gestão e o controle dos reservatórios e, para facilitar o entendimento quanto a quantidade de água disponível para abastecimento, apresenta os volumes dos reservatórios em percentuais.
A extração de água do Karst pela Sanepar para o abastecimento público dos municípios de Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo e Itaperuçu foi objeto de estudos hidrogeológicos e ambientais. Esses estudos concluíram que é possível fazer o aproveitamento sustentável do Aquífero Karst mediante o controle constante das vazões captadas e do rebaixamento do nível da água dentro dos poços de extração. Este controle é realizado de modo permanente pela Sanepar como garantia da extração de água dentro dos limites de segurança estabelecidos pelo Instituto das Águas do Paraná (ÁGUASPARANÁ).
Em atendimento ao Parecer Técnico do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e às Portarias de Outorga de Direito de Uso dos Recursos Hídricos emitidas ÁGUASPARANÁ, o monitoramento automático e instantâneo de 28 poços em operação pela Sanepar está disponível abaixo. Os gráficos apresentam as medições da vazão captada e da profundidade do nível da água em cada poço, atualizadas a cada 60 minutos, associada ao limite de segurança estabelecido, denominado Nível Dinâmico Máximo Permissível (NDMP).