Calor intenso e elevação no consumo de água colocam a Sanepar em alerta em cidades do Noroeste
O uso da água deve ser priorizado para alimentação e higiene pessoal
O Paraná vive a mais severa estiagem dos últimos 90 anos. O momento requer muito cuidado e uso racional da água. O governo do Estado ampliou para mais seis meses o decreto de emergência hídrica no Paraná.
Na região de Umuarama, também houve queda de vazão nos mananciais, mas o maior impacto são as altas temperaturas que ocasionam aumento no volume da água consumida. Além de Umuarama, em Cianorte, Francisco Alves, Iporã e Douradina as unidades da Sanepar operam no limite da capacidade. O consumo aumentou, nestes últimos dias, 15% a mais do que o registrado no mês de novembro.
É fundamental a colaboração de todos no uso econômico da água tratada, evitando desperdícios e priorizando o seu uso para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize. É recomendado reutilizar a água da lavagem e do enxágue de roupas. Reduza especialmente o tempo no banho. Ensaboe a louça, faça a barba e escove os dentes sempre com a torneira fechada. Verifique torneiras pingando e vazamentos em seu imóvel.
Conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é importante que todos os imóveis tenham reservatórios. A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.
Ao encontrar qualquer tipo de vazamento de água na rua, avise imediatamente a Sanepar pelo Serviço de Atendimento ao Cliente, que é feito pelo telefone 0800 200 0115, durante 24 horas por dia. Para tirar dúvidas sobre a situação do seu imóvel, ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.
DICAS DE ECONOMIA
Feche a torneira- Ao lavar as mãos ou a louça, não deixe a torneira aberta o tempo todo. Isso evitará que vários litros de água tratada sejam desperdiçados.
Hora do banho- Seja rápido no banho. Cada 5 minutos embaixo do chuveiro ligado consomem aproximadamente 70 litros de água.
Basta um copo- Para escovar os dentes é necessário apenas um copo de água. Feche a torneira.
Use a vassoura- Antes de lavar a calçada, use vassoura. Jamais use a água potável para esse serviço. Reaproveite a água da lavagem de roupa ou da chuva.
Vaso sanitário- Diminua as descargas. Regule periodicamente a válvula hidra ou a caixa de descarga. Coloque uma garrafa pet com água ou areia dentro da caixa de descarga acoplada. Se a garrafa for de 1,5 litro, a cada descarga, você economiza 1,5 litro de água.
Lavando roupa- Junte roupas para lavar todas de uma só vez. Aproveite a água usada no tanque ou na máquina para lavar calçadas.
Fazendo a barba- Não faça a barba com a torneira aberta. Use a água somente para molhar e enxaguar o rosto.
Tá na mão- Ao ensaboar as mãos, deixe a torneira fechada. Só abra para enxaguar.
Reaproveite- A água do último enxágue das roupas, no tanque ou na máquina, pode ser usada para ensaboar tapetes, tênis, cobertores, pisos e calçadas.
Gaste menos- Ao lavar a louça, encha a cuba de água e deixe-a fechada. Evite deixar a torneira aberta, enxágue a louça toda ao final da lavagem. Assim, o gasto de água é bem menor.
Tá Pingando!- Os maiores ladrões de água são vazamentos, torneira pingando e descarga desregulada. Faça manutenção regularmente.
Carro- Em época de estiagem, não lave carro. Reaproveite água da chuva ou de lavagem de roupas para fazer a limpeza.