Loading spinner
DEBATE ESPECIALIZADO

Congresso de saneamento reúne principais companhias do País em Curitiba

Sanepar é apoiadora e anfitriã do evento, que será realizado até quarta-feira, com debates sobre crise hídrica, tecnologias de saneamento e novo marco legal do setor

18/10/2021

Autoridades e presidentes das principais companhias de saneamento do País participaram na noite deste domingo (18) da abertura do maior evento nacional da área de saneamento e meio ambiente, o 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que está sendo realizado em Curitiba. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), tem como tema “Cidades Inteligentes conectadas com o saneamento e meio ambiente: desafios dos novos tempos” e reunirá até quarta-feira (20) especialistas do setor de todo o País.

Representando o governador em exercício, Darci Piana, o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, deu as boas vindas aos participantes e apresentou um vídeo sobre o desenvolvimento do Paraná.

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, destacou o fato de Curitiba ser reconhecida como a melhor capital do País em saneamento, com 100% da população urbana atendida com água potável e 97% ter acesso à coleta e ao tratamento do esgoto. O congresso é o maior evento realizado na capital após o início da pandemia. Por esta condição, está sendo realizado em formato híbrido, com apresentações online e presenciais. Essa medida possibilitou que o prefeito da capital Rafael Greca também desse as boas vindas aos participantes e afirmasse seu orgulho de ter Curitiba como sede do evento. “Por cinco vezes fomos considerados a capital mais saneada do País. Isso é um orgulho e uma alegria para nós”, disse o prefeito.

O presidente da Abes, Alceu Guérios Bittencourt, disse da responsabilidade do setor diante das más condições de saneamento no Brasil. “Universalizar o atendimento é atender a população mais vulnerável, que não tem acesso a agua potável, a esgotamento sanitário e a drenagem urbana. De todas as infraestruturas, a de saneamento é a mais complexa. Enfrentar essa realidade exige ações integradas. O novo marco legal de saneamento requer medidas mais negociadas. Este congresso discutirá essas questões e a Abes está aberta a um debate franco e desarmado para o fortalecimento das instituições.”

Para o presidente da Sabesp, Benedito Braga, o tema do congresso sobre cidades inteligentes aponta o desafio de que a tecnologia tem que estar a serviço da melhoria da vida das pessoas. “O saneamento é a base da vida das cidades e precisa estar integrado a outros serviços. Mas temos que estar atentos porque tecnologia e inovação, por si só, não fazem sentido sem a real satisfação dos clientes.”

A presidente da Agência Nacional da Água e Saneamento Básico, Cristiane Dias, falou sobre a nova atribuição da ANA, a partir do novo marco do saneamento, que deverá construir a padronização e a uniformização do setor, buscando a segurança jurídica, rumo à universalização do setor.

Também participaram da abertura a vice-presidente da Fundação Nacional da Saúde, Fernanda Rodrigues de Moraes; o diretor da Abes-PR Luiz Henrique Bucco,  que está presidindo o evento; a presidente da Abes-PR, Selma Cubas; e o primeiro presidente da Abes, Francisco Borsari Netto. A vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), Thelma Krug, fez a palestra magna sobre mudanças climáticas provocadas pela interferência humana. "Discutir essa temática é fundamental, já que os resultados do relatório do IPCC são bastante preocupantes, indicando que as mudanças recentes no clima são generalizadas, rápidas e estão se intensificando, e não tem precedentes em milhares de anos", afirmou.

PROGRAMAÇÃO – Até quarta-feira, a Sanepar apresentará 53 práticas bem sucedidas na área de saneamento ambiental e inovação, sendo o maior número de trabalhos inscritos pela Companhia em relação aos congressos anteriores.

A crise hídrica, as mudanças climáticas e o planejamento do saneamento neste cenário serão temas de dois painéis com a participação do diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky. A diretora de Investimentos da Sanepar, Leura Conte de Oliveira, participará do painel Mulheres que Transformam: Saneamento para Todos; e o diretor adjunto de Comunicação e Marketing da Sanepar, Hudson José, apresentará o desafio da comunicação no cenário de crise hídrica, em painel específico da área de comunicação.

Gerentes da Sanepar também participam de painéis sobre exigências do novo marco de saneamento na área econômico-financeira; inovação, sustentabilidade e competitividade; sustentabilidade no tratamento de esgoto; e estruturas tarifárias de saneamento.

O 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental está sendo realizado no ExpoUnimed, em Curitiba, junto com a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (Fitabes).

SERVIÇO

31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

Data: De 17 a 20 de outubro de 2021

Local: Espaço ExpoUnimed - Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, Cidade Industrial de Curitiba

Galeria de fotos

211017_curitiba_congresso_abes.jpg