Consumo de água aumenta 11% no Litoral
Comparação é com igual período do ano anterior; Sanepar reforça recomendação para uso racional da água
Os dados foram apresentados na manhã de hoje pelo gerente geral da Sanepar em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, Antônio Carlos Gerardi, na primeira entrevista coletiva da Operação Verão 2018/2019, coordenada pelo chefe da Casa Militar, coronel Maurício Tortato. Também foram apresentados dados das Polícias Civil, Militar, Rodoviária e Criminalística, do Corpo de Bombeiros, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), da Secretaria do Estado da Saúde, do SAMU, Siate e Copel.
Gerardi informou ainda que, nesses primeiros dias, a Sanepar recolheu 40 toneladas de resíduos sólidos em 48 km de praia de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. A coleta manual é feita por 78 coletadores. Além disso, a partir das 19h, a Sanepar faz a higienização da areia com seis máquinas saneadoras. Este trabalho será feito diariamente até o fim da Operação Verão, na semana do Carnaval. O serviço de limpeza e higienização das praias gera 104 postos de trabalho. O lixo coletado na areia tem a destinação correta dada pelas prefeituras.
A Sanepar reforça o alerta para que os veranistas façam uso racional da água, evitando lavar carros e calçadas e também substituir a água das piscinas. Em 2018, a Companhia fez mais de 200 ações, entre manutenções e ampliações, para reforçar o sistema de abastecimento de água no Litoral.
SERVIÇOS EXTRAS – Durante a temporada, a Sanepar irá atender a população com serviços especialmente desenvolvidos para o verão. A empresa instalou 55 duchas para refresco dos banhistas na orla. Também serão disponibilizadas nove cadeiras de rodas especiais, que não afundam na água, para que pessoas com deficiência ou com a mobilidade reduzida possam entrar no mar.
CAIXA-D'ÁGUA E PISCINAS - A Sanepar também recomenda que os veranistas e moradores do Litoral procurem instalar caixas-d’água adequadas ao uso no imóvel – quanto maior a quantidade de pessoas ou mais frequente o uso de água tratada em um negócio, maior deve ser o reservatório de água. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) indica que cada imóvel tenha caixa-d’água de pelo menos 500 litros, para atender as necessidades dos moradores por 24 horas.