Consumo racional de água é prioridade em Umuarama
O consumo aumentou 30% nestes dias de calor
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) solicita à população de Umuarama que, neste fim de semana (22 a 24), consuma água tratada de forma racional. “Caso o consumo não seja reduzido, pode ocorrer queda de pressão na rede de distribuição de água, em horários de pico”, destaca o coordenador de Clientes da Sanepar, José Fogaça. Não há problemas com o rio ou com a captação de água de Umuarama, mas as altas temperaturas e o período de estiagem aumentaram em 30% o consumo da água tratada.
A Sanepar está trabalhando para ampliar o sistema de captação e reservação de água da cidade. É o caso das obras que estão sendo feitas no Parque Danielli: um novo reservatório, com capacidade para 2.000 metros cúbicos, e reforço de anéis (tubulações de médio porte) na rede de distribuição. Estas obras receberão investimentos de R$14 milhões e têm previsão de conclusão em menos de 10 meses. Ainda está prevista a construção de uma nova captação no córrego Araras (confluente do Rio Piava) e também a ampliação da Estação de Tratamento de Água, com novo módulo, para um horizonte de 20 anos de atendimento, para atender o crescimento populacional. As obras somam investimentos de mais R$ 46 milhões.
Usar a água de maneira racional é um fator de consciência ecológica e também significa economia de dinheiro. Veja algumas dicas:
- Reduza o tempo do banho e o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba.
- Prefira vasos sanitários que utilizam menos água para a descarga.
- Não deixe a torneira aberta o tempo todo enquanto lava a louça.
- Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.
- Lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.
- Lave o carro usando balde: isso economiza água.
- Quando viajar, feche o registro da entrada de água, evitando desperdícios e vazamentos.
- Quem tem piscina de fibra ou de alvenaria em casa, deve fazer manutenções periódicas para garantir a qualidade da água, a saúde de quem usa a piscina e ainda economizar água.
- A complementação do nível da piscina deve ser feita fora dos horários de consumo elevado - antes das 10h e depois das 22h.
- Quem quer piscinas plásticas, deve escolher a piscina de forma consciente. Uma piscina de 5 mil litros armazena água suficiente para abastecer uma família de até quatro pessoas por 15 dias. Por isso, a água destas piscinas não precisa ser descartada todos os dias para não comprometer o abastecimento para outras famílias vizinhas. Economizar água nessas situações é muito mais do que agir de maneira sustentável. É ser solidário com outros moradores da sua região.
- A dica para quem tem piscinas plásticas é cobrir a piscina quando ela não estiver sendo utilizada. Além de evitar que sujeiras caiam na água, também evita-se que a incidência da luz solar provoque a eutrofização, processo que provoca a proliferação de algas na água e também a aparição de outras bactérias. Cobrir a piscina também evita que ela se transforme em foco do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças (Aedes aegypti).
- Clientes que não possuem caixa-d’água domiciliar podem ficar desabastecidos temporariamente. Todo imóvel deve ter caixa-d’água adequada ao número de pessoas que moram no imóvel, suficiente para o abastecimento por 24 horas. Escolha o tamanho adequado ao seu imóvel:
500 litros – para até 4 pessoas
750 litros – de 5 a 6 pessoas
1000 litros – de 7 a 10 pessoas