Contêineres da Sanepar mostram imagens de animais marinhos do Paraná e chamam atenção para a preservação ambiental
Unidades vão servir como ponto de coleta de óleo de cozinha usado e informar quantidade de lixo recolhido das praias
Os contêineres serão ponto de recolhimento de óleo usado de cozinha, terão totem de autoatendimento para os clientes e também um painel luminoso que vai informar a quantidade de lixo retirada das praias diariamente.
PRESERVAÇÃO - Fotografias do peixe Mero (Epinephelus itajara) e da Tartaruga-verde (Chelonia mydas) ilustram os contêineres a fim de chamar a atenção dos veranistas para a preservação do meio ambiente. O registro desses animais foi feito no Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais, em Praia de Leste, pelo pesquisador Robin Loose, da Associação MarBrasil, que cedeu o uso das imagens.
O objetivo da Sanepar com esta comunicação visual é despertar, como em outras ações da Companhia, a consciência ecológica dos paranaenses. Além de valorizar o trabalho local desses profissionais que atuam na conservação do ecossistema marinho-costeiro, as imagens destacam a beleza do Litoral paranaense.
“É muito interessante divulgarmos essas imagens porque as pessoas não sabem que muitas espécies utilizam toda a nossa costa como refúgio, alimentação e reprodução”, afirma Gabriel Marchi, fotógrafo e também integrante da Associação MarBrasil. O peixe Mero, por exemplo é catalogado pela União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) como vulnerável à extinção e tem sua pesca proibida na costa ocidental do Atlântico Sul. “Ele é muito curioso, é manso, tem cerca de dois metros e está no topo da cadeira alimentar, ou seja, não tem predadores naturais. A presença dele é um sinal de que toda a cadeia abaixo dele está em ordem, é um ambiente preservado, saudável e em equilíbrio”, explica o fotógrafo.
O mesmo acontece com a Tartaruga-verde – afirma Marchi. Ela raramente desova em nosso Litoral porque precisa de regiões mais quentes, mas usa as águas para se alimentar. “A nossa água é mais turva, não porque é suja, mas por ter muitas proteínas, substâncias necessárias para a vida. É uma qualidade desse ecossistema.”
ODS - Os contêineres também trazem os símbolos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), dos quais a Sanepar é signatária e busca o seu cumprimento. A Sanepar prioriza os ODS 3 (Saúde e Bem Estar), 6 (Água Potável e Saneamento), 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e 13 (Ação contra a mudança global do clima). Nesta ação, destacam-se ainda os ODS 14 - Vida na água (Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável) e 11 (Cidades e comunidades sustentáveis).