Empregados da Sanepar colaboram no combate à dengue em Jacarezinho

Com a incidência de chuvas e calor, que aumentam a proliferação do mosquito, cuidados devem redobrar

05/02/2025

No próximo sábado (08), ocorrerá em Jacarezinho mais uma etapa do mutirão de combate à dengue, que reúne várias instituições. O Comitê do Voluntariado da Sanepar, formado por empregados da Gerência Regional de Santo Antônio da Platina, à qual pertence o sistema de Jacarezinho, vem atuando na cidade junto com a Prefeitura, Polícia Militar, Instituto Federal do Paraná, entre outros parceiros, para eliminar focos do Aedes aegypti. Mais chuvas e temperaturas acima da média favorecem a proliferação do mosquito, e o acúmulo de lixo e entulho propicia fontes de água parada, permitindo que o mosquito se reproduza rapidamente.

No último sábado (1º), o mutirão promoveu a retirada de entulhos em 17 bairros de Jacarezinho. Em um dia de trabalho, foram recolhidas cinco toneladas de lixo. “É uma quantidade muito grande de lixo. Então, o impacto de iniciativas como essa vai muito além do que conseguimos ver no momento, pois promovem mudanças reais na preservação ambiental e na qualidade de vida das pessoas”, ressalta o empregado da Sanepar Anderson Delpino Rhuy, de Cambará, que participou do mutirão com outros colegas. “Foi uma oportunidade de participar de uma ação voluntária muito especial, unindo forças para a coleta de lixo, limpeza das margens e combate a focos de dengue e outros transmissores de doenças. Foi um momento de conscientização e trabalho em equipe, em que cada um contribuiu para tornar o ambiente mais limpo e saudável para a comunidade”, comenta. Neste sábado, os voluntários da Sanepar novamente vão participar do mutirão, trabalhando no plantio de árvores.

Casos - Jacarezinho é sede da 19.ª Regional de Saúde, que abrange 22 municípios e soma uma população de mais de 290 mil pessoas. Até a semana passada, a Regional apesentava 674 casos notificados de dengue e outros 518 prováveis. Das 22 Regionais de Saúde do Estado, a 19.ª é a quinta regional em números de casos confirmados no atual período epidemiológico, que iniciou em 1.º de janeiro deste ano.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Paraná está entre os seis estados com possibilidade de aumento na incidência de casos de dengue em 2025 (junto com São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins e Mato Grosso do Sul). O principal fator para esse aumento está justamente no clima, pois a continuidade do fenômeno El Niño pode intensificar condições climáticas favoráveis à proliferação do Aedes aegypti. O Governo do Estado mantém um portal na internet com a divulgação de boletins e de informações e orientações sobre a dengue, no site https://www.dengue.pr.gov.br/.

Galeria de fotos

250205_jacarezinho_-_sanepar_combate_dengue_-_anderson_e_juliana.jpg
250205_jacarezinho_-_sanepar_combate_dengue_-_anderson_e_voluntarios_instituicoes.jpg