Empresa interliga poço em Jardim Alegre
Estão sendo implantados 2.772 metros de tubulação, ligando o poço ao centro de reservação de água, que fica na região central. O poço do Guarani tem 690 metros de profundidade e vazão de 50 metros cúbicos por hora. A água tem excelente qualidade e precisa apenas de redução da temperatura, que gira em torno dos 40º C. Para isso, será instalada uma torre de resfriamento que a reduzirá para 26ºC.
O gerente geral da Sanepar na região Nordeste, Paulo Kishima, afirma que o sistema atual, composto por cinco poços do aquífero Serra Geral, está no limite. “Este novo poço é muito oportuno. Com a conclusão desta obra, desativaremos dois poços que vêm apresentando problemas. A vazão do novo poço permitirá o abastecimento do município até 2028, dentro da previsão de crescimento populacional”, explica.
O prefeito de Jardim Alegre disse que a obra é de extrema importância para a saúde da população. “Água é vida, por isto, precisa ser boa e existir em abundância. Não tem faltado água no município, mas este poço vai garantir o nosso futuro”, garante. Oliveira diz que o município deverá receber nos próximos anos cerca de 600 novas moradias. “Esta água do Guarani vai nos ajudar no atendimento de 211 casas cujo projeto de construção já está em andamento”, destaca.
A visita à obra foi acompanhada pelo gerente regional da Sanepar em Apucarana, Nelson Mardegan, pelo o engenheiro da Sanepar, responsável pela obra, Gladiston Cotêlo, e pelo engenheiro residente da empreiteira Metro Engenharia e Empreendimentos Ltda, Donizete Felipin.
Opinião - Atento ao que acontece na cidade, Vicente Luiz Rosendo avalia que o poço perfurado no Guarani é muito importante para o crescimento de Jardim Alegre. “Esta iniciativa da Sanepar vem atender dois novos loteamentos já previstos. Certamente teremos mais aumento de demanda de água e sem este novo poço não seria possível crescer”, comenta. Rosendo tem 61 anos, é funcionário público aposentado e morador do Conjunto Habitacional José Lopes da Silva, região Sul de Jardim Alegre.
A obra – Prevista para ser concluída em março de 2012, a obra de operacionalização do poço do Aquífero Guarani terá ainda elevatória de água tratada, dois reservatórios com capacidade de 150 e 25 metros cúbicos, casa de química, câmera de contato para aplicação de cloro para desinfecção, e flúor, como reforço na prevenção da cárie dentária. Além disso, a obra gera 171 empregados diretos e indiretos.
Nova adutora terá 2.772 metros
O prefeito de Jardim Alegre, Pe. José Martins de Oliveira, e o gerente geral da Sanepar na Região Nordeste, Paulo Kishima, visitam obra da Sanepar. Da esquerda para a direita: O prefeito, Kishima, Nelson Mardegan, Gladiston Cotelo e Donizete Felipin