Escolas cumprem etapa do projeto Da Escola ao Rio
Coletas de amostras da água, limpeza dos rios e mobilização da comunidade fazem parte das atividades
Mallet, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Londrina e Rolândia cumprem mais uma etapa do projeto “Sustentabilidade: Da escola ao rio”, desenvolvido pela Sanepar, Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) e Secretaria Estadual de Educação (SEED). O projeto envolve 23 escolas em todo o Estado. Nesta quinta-feira (5), os alunos do 2.º ano do curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins, em Guarapuava, que monitoram a qualidade da água do Arroio do Pocinho, farão a última coleta de água e a mobilização com os moradores do entorno do arroio.
O projeto “Sustentabilidade: Da escola ao rio” dissemina o conceito de sustentabilidade e como ele se aplica à qualidade e à conservação dos recursos hídricos. Os estudantes estão fazendo o monitoramento de rios vizinhos às escolas e um trabalho socioambiental junto aos moradores ribeirinhos. Nesta sexta-feira (6), os alunos do ensino médio do Colégio Pioneiros farão a limpeza do Arroio Sanga Romão, com a participação da comunidade. Eles também irão apresentar os resultados do projeto. Também na sexta-feira serão realizadas atividades em Londrina e Rolândia.
Na Escola Estadual Nicolau Copérnico, de Mallet, 85 alunos fazem, na próxima segunda-feira (9), a última coleta de amostras da água do Rio Charqueada. As amostras coletadas são observadas in loco e analisadas em laboratório. No final de novembro, 45 alunos das turmas de 6.º ano da escola de Mallet também fizeram uma caminhada ecológica, da escola até o Parque Municipal, onde passa o rio. “Durante a caminhada, nós, da Sanepar, os alunos e os professores fizemos um trabalho educativo, que atingiu 200 famílias que residem nas proximidades do rio. Disseminamos informações, distribuímos material de orientação feito exclusivamente para o projeto e sensibilizamos os moradores”, conta Alciléia Félix da Silva, gestora socioambiental da Sanepar.
A atividade consistiu ainda na coleta e análise da disposição inadequada de resíduos no entorno do rio. O Corpo de Bombeiros auxiliou no trabalho. “Antes de iniciarmos o recolhimento dos resíduos, orientamos os alunos sobre os problemas ambientais do rio e destacamos aqueles causados por esse lixo jogado em local inadequado. E falamos, principalmente, da importância que este projeto tem para eles, para nós, para toda a sociedade”, destacou Luciana Garcia, gestora socioambiental da Sanepar. Foram coletados mais de 100 quilos de lixo, que foram levados ao aterro municipal.
Além das coletas e análises, o projeto realiza um diagnóstico dos impactos ambientais no entorno do rio. ”Todos os dados coletados durante o projeto servirão para embasar ações futuras no manancial”, explica Alciléia. Depois de concluídas todas as coletas e análises, alunos, professores e Sanepar deverão traçar um plano e trabalhar o que pode ser feito para melhorar as condições ambientais do rio.