Estande da Sanepar busca valorizar a água
Além de dicas sobre o uso racional, crianças e adultos podem percorrer exposição de animais no escuro
Até o próximo domingo (14), os visitantes da ExpoLondrina 2013 poderão ter uma verdadeira aula de economia de água no estande da Sanepar. Dicas sobre leitura de hidrômetro, identificação de vazamentos e desperdício do produto nos diferentes pontos de um imóvel, buscam a valorização da água e o seu uso racional. O Safári Noturno, com 60 animais de diferentes países, é outra atração do estande e um convite para reflexão sobre a importância dos animais e das florestas, enfim, do ambiente de onde vem a água.
O presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, acompanhado dos diretores Comercial, Antônio Carlos Belinati, e de Relações com Investidores, Ezequias Moreira Rodrigues, e do gerente geral da Sanepar na Região Nordeste, Carlos Roberto Pinto, visitou o estande nessa quinta-feira (11) e destacou a parceria do governo do Estado com a Sociedade Rural do Paraná. “Não poderíamos deixar de participar desta que é a maior e melhor exposição agropecuária do país. Estamos orgulhosos de poder exibir aqui o trabalho da Sanepar e a nossa preocupação com o meio ambiente”, declarou Ghignone.
Constantemente movimentado, o estande da Sanepar recebeu milhares de escolares nesta semana. Andréa Lílian Silveira, diretora do Centro de Educação Infantil Ursinho Encantado, localizado no Conjunto Maria Lúcia, realizou a visita com professores e 48 crianças de quatro a seis anos. A diretora elogiou a proposta educacional da Sanepar e disse que a mensagem principal sobre “o uso inteligente da água será levado para a vida toda. Eles vão falar para a família todos os detalhes. Deu para entender perfeitamente a importância de não desperdiçar”, comenta.
Mais visitantes - Quem também passou pelo estande da Sanepar foi o coordenador da Região Metropolitana de Londrina (Comel), Victor Hugo Boselli Dantas, que foi recebido pela gerente regional da Sanepar, Mara Lúcia Pereira Kalinowski. Ele assistiu atentamente as explicações sobre o uso racional da água e argumentou sobre a influência dos modelos de torneiras e válvulas de descargas na consumo de um imóvel. “É importante observar como cada modelo consome uma quantidade diferente de água. Temos que dar prioridade para os menos gastadores e mais inteligentes. É muito importante este trabalho de conscientização da Sanepar”, comentou.
Luiz Gustavo Cortezia, aluno do Colégio Estadual Agrícola Manoel Ribas, em Apucarana, também visitou o estande da Sanepar e aproveitou todas as explicações sobre a leitura do hidrômetro e a identificação de vazamentos de água. Diante das informações, ele confessou ser um “gastador de água” e comentou que, embora as pessoas tenham consciência sobre a escassez do produto, nem todos se empenham para mudar os hábitos de consumo.
A dona de casa Terezinha Batista também passou pelo Safári Noturno acompanhada do filho Daniel Batista, da nora Dayane e da neta Sabrina Canelas. “Foi a primeira vez que entramos no estande da Sanepar na ExpoLondrina. É um trabalho lindo. As pessoas não têm noção da nossa dependência da natureza e de onde a água vem. É importante este trabalho de conscientização”, destaca.
O estande da Sanepar na ExpoLondrina 2013 está localizado na esquina da Rua dos Expositores com a Rua dos Criadores (próximo ao estande da Harley Davidson) e funciona até domingo, das 10h da manhã às 10h da noite.