Imóveis atendidos com rede de esgoto terão vistoria técnica ambiental
Até o fim de setembro, agentes com identificação a serviço da Sanepar devem fazer verificação em todos os imóveis com rede coletora
Uniformizados e identificados com a inscrição “A Serviço da Sanepar”, os agentes usam equipamentos de segurança e seguem os protocolos de prevenção à Covid-19. “O trabalho deles depende de entrar no imóvel e vistoriar os três pontos de lançamento de esgoto doméstico: banheiro, cozinha e lavanderia. Todo o esgoto desses lugares deve ser destinado à rede pública da Sanepar, que faz a coleta e o tratamento adequados. Todos os imóveis servidos por rede coletora são obrigados a se conectar à rede”, explica a gestora socioambiental da Sanepar, Marilucia Cyrino Rodrigues.
Problemas na ligação – A gestora da Sanepar reforça que é preciso dar atenção à necessidade da caixa de gordura e à destinação da água das calhas, proveniente da chuva. “Há muitos imóveis com ligação irregular ou despejo incorreto de resíduos na rede. Já nos primeiros dias de trabalho a equipe identificou várias situações, como lançamento de lixo e gordura na rede coletora e destinação da água da chuva na rede de esgoto. Isso causa transtornos para a Sanepar e também para o cliente, pois pode haver transbordamento de esgoto nas ruas e refluxo de esgoto para dentro do imóvel”, enfatiza Marilucia.
Trabalho seguro – A equipe que faz a Vistoria Técnica Ambiental precisa de permissão do morador para entrar no imóvel e verificar as instalações da cozinha, da lavanderia, do tanque e de sanitários. Os agentes utilizam corante à base d’água para fazer os testes e emitem, ao final da vistoria, o certificado de regularidade se o imóvel estiver com todas as instalações feitas de forma correta. Caso haja alguma situação irregular ou fora do padrão exigido pela Sanepar, o cliente é orientado, notificado e terá um prazo para fazer a regularização.
“Essas ações são muito importantes porque, além da vistoria, os agentes orientam sobre os benefícios da rede coletora, os cuidados com a ligação e explicam como funciona o processo de coleta e tratamento de esgoto”, explica o gerente da Sanepar na região, Edenilson Albani.
Em caso de dúvida, os clientes podem entrar em contato com a Sanepar pelo 0800 200 0115 (ligação gratuita, 24 horas por dia) ou diretamente na Central de Relacionamento com o Cliente em Coronel Vivida, na rua Luiz Rufatto, 300, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h.