Jovens conhecem trabalho feito antes da água chegar à torneira
Projeto que promove atividades de preservação da água levou jovens a visitar a Estação de Tratamento Cafezal, em Londrina
Estudantes do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Paulo Freire, de Londrina, conheceram o processo de tratamento da água durante visita à Estação de Tratamento Cafezal. Eles participam de um projeto de meio ambiente desenvolvido na escola em parceria com a Universidade Estadual de Londrina. Acompanhados por professores de química e de geografia, eles puderam esclarecer dúvidas sobre o tratamento e o controle de qualidade da água feito pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A visita ocorreu na quinta-feira (30).
A aluna Milena Reis considerou a visita esclarecedora. “Não sabia como era o tratamento da água feito pela Sanepar e que até a água dos poços artesianos, se for para abastecimento público, precisa de tratamento. Achava que era só beber”, disse. O estudante Ronerson Tacuno também gostou de saber como se trata a água. “É fácil abrir a torneira, mas a gente tem que conhecer que não é simples ter a água tratada”.
O professor de Geografia do Colégio Paulo Freire, Jean Bazoni, explica que conhecer na prática como é o processo de tratamento de água faz parte do projeto. “É um trabalho interdisciplinar, com estagiários de geografia, pedagogia, biologia e outras áreas, dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), do Ministério da Educação. Com isso, abrangemos o assunto de forma bem ampla.”
Segundo Bazoni, os estudantes já participam de atividades de preservação da água dentro da escola. “Como havia um consumo grande de água no colégio, todos se envolveram em ações de uso racional e ajudaram a identificar os pontos de desperdício. Eles agora conferem as faturas de água, comparam com o que consomem em casa. Estão mais atentos à importância da preservação dos recursos naturais”, disse.