Mais de 800 ciclistas pedalaram 25 km
Organizado por empregados da Sanepar, Ecobike está em sua 7ª edição, tem o apoio da empresa e de outras instituições
Centenas de pessoas comemoraram a chegada do inverno pedalando em Maringá. A 7ª etapa do Ecobike reuniu, neste domingo (21), mais de 800 ciclistas de várias idades. Foram 25 km percorridos pelas ruas e avenidas da Cidade Canção, passando pelos principais parques e pontos turísticos. O Ecobike é promovido pelos empregados da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), com o apoio de várias instituições, e já é considerado um dos principais eventos ciclísticos do Paraná.
Para um dos coordenadores do Ecobike, Alinor Rodrigues Júnior, o evento tem se superado a cada ano. “Começamos timidamente em 2009 com cerca de 70 pessoas e hoje colocamos o Ecobike no calendário de Maringá e do Estado devido ao grande número de participantes”.
Rodrigues destaca ainda que o evento está, gradativamente, se transformando em um grande movimento. “A forma como os participantes aderem ao Ecobike é surpreendente. Eles não atuam como simples ouvintes de palestras, que fazem parte das programação, ou pessoas que vêm para um passeio ciclístico. Todos se sentem participantes ativos, dão sugestões, fazem perguntas, interagem nas redes sociais e buscam provocar mudanças nas políticas de mobilidade urbana”, explicou.
PAIXÃO – “Pedalar é a minha filosofia de vida”. Esta frase resume a paixão do ciclista Marcelo Castro pela bike. Ele faz parte do Clube do Cicloturismo do Brasil – ONG que promove viagens de bicicleta – e diz que pedalar faz seu coração pulsar mais forte. “A bike aproxima as pessoas, estreita as relações humanas e reforça as amizades. Não consigo me ver fora deste cenário”, destaca Castro, que também é uma das pessoas mais engajadas no ciclismo de Maringá.
O casal Terezinha e Luiz Mussio também acordou cedo para marcar presença no Ecobike, junto com a amiga Juraci Pugin. “Pedalar garante mais saúde e qualidade de vida, além de ser uma ótima maneira de começar bem a semana”, ressalta. Os três sempre foram apaixonados por caminhadas e adotaram também, recentemente, a prática do ciclismo.
Muitos participantes vieram das cidades da região. Anor Beffa e Everton Novacki são funcionários da Sanepar e saíram cedo de Londrina para participarem do Ecobike. “Gostamos de peladar e ganhamos muito por estarmos aqui”, enfatizam. Leonardo Bittencourt, que trabalha na Fundação Sanepar, também em Londrina, diz que “a prática do ciclismo traz mais motivação para a vida”.
PALESTRAS – O tema do Ecobike deste ano foi Cicloturismo e Mobilidade Urbana. Entre as atrações desta edição estavam palestras com atletas do ciclismo brasileiro e cicloviajantes, além de oficinas para pequenos reparos em bicicletas. Durante o evento foi apresentado, pela arquiteta e urbanista da Secretaria de Planejamento de Maringá, Elise Savi, o projeto Cicloviário de Maringá. Os participantes também tiveram palestras com os cicloativistas Cleber Gazoli de Faria e Rodrigo Shoiti Assakawa, que fizeram uma expedição de bike pelo Uruguai. Os atletas Luiz Henrique Ferreira e Roberto Trevisan palestraram sobre Modalidade de Longa Distância não Competitiva.