Loading spinner
ESPECIAL CHUVAS | MARINGÁ

Nesta madrugada, abastecimento retorna para parte da população

Reparos na adutora já foram concluídos e motores começam a ser reinstalados" alt="" class="mceItem">

14/01/2016

As equipes da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) continuam trabalhando para restabelecer o abastecimento em Maringá. Na quarta-feira os seis motores danificados foram retirados e transportados para empresas especializadas para o processo de limpeza, secagem e manutenção. O primeiro motor da unidade de bombeamento da Captação do Rio Pirapó começou a ser instalado no final da tarde desta quinta-feira (14). No total, foram enviados para limpeza, secagem e manutenção, seis motores. Até o final da noite de hoje as equipes da Sanepar devem iniciar a instalação de outros dois motores. A previsão é a de que todos os equipamentos estejam instalados e funcionando até o próximo domingo (17).

Assim que o primeiro conjunto motobomba entrar em funcionamento, os processos de captação e tratamento serão retomados. A partir da manhã desta sexta-feira (15) cerca de 30% da população abastecida pelo Rio Pirapó começa a receber água. Os bairros situados nas regiões mais baixas da cidade serão os primeiros a serem atendidos. À medida que os demais motores forem sendo instalados a capacidade de tratamento será ampliada e, gradativamente, a empresa deve aumentar o fornecimento de água. A normalização total do sistema deve acontecer somente no domingo.

Nesta quinta-feira os bairros Sanenge, Parque da Gávea, Catedral, São Silvestre e o complemento do Aeroporto (parte já é atendida por poço artesiano) já começaram a receber água. Provisoriamente, a região atendida pelo Cidade Alta pode ter o fornecimento afetado, por isso, a empresa solicita que os moradores façam o uso racional da água.

REFORÇO – A Sanepar disponibilizou, desde a manhã de hoje, mais dois pontos de distribuição de água tratada. Um caminhão-pipa está estacionado na Avenida Kakogawa, esquina com Avenida das Palmeiras; e outro na Avenida Tuiuti, em frente ao Colégio Tancredo Neves. Ontem também foram disponibilizados para a população três pontos. Um no Conjunto Ney Braga, na rua Bem-Te-Vi com a rua Iven Lagoano Pacheco, outro no Jardim Aeroporto, na rua José Balan, entre a Avenida Sincler Sambatti e a rua Alo Ticoulat Guimarães, e um terceiro ponto de distribuição no Jardim Alvorada, na rua São Silvestre, ao lado da Estação de Tratamento de Água da empresa. Nos cinco pontos o atendimento é das das 8h às 22h.

Situações emergenciais, como hospitais, postos de saúde, creches, asilos e repartições públicas, estão sendo atendidas por meio de caminhões-pipas. Nesses três dias mais de 100 atendimentos já foram realizados.

NOVA ESPERANÇA - A Sanepar está tratando água dos dois poços do sistema de abastecimento de Nova Esperança, mas isso ainda não é o sufiente para atender toda a população. Na madrugada desta quinta-feira (14), foram distribuídos 2 milhões de litros de água tratada para os moradores da região mais alta da cidade. Durante o dia, em um dos poços - na Avenida Santos Dumont, 503 - a Sanepar está fornecendo água aos moradores que forem até o local buscar. Nesta manhã, a empresa contratada para a dragagem do Ribeirão Paracatu, manancial de abastecimento da cidade, começou o trabalho de retirada dos sedimentos no leito do rio, que está totalmente assoreado. Ainda não há previsão para que o abastecimento seja totalmente restabelecido.

Galeria de fotos

maringa_3.jpg
maringa_2.jpg
maringa_1.jpg
maringa.jpg