Novo poço entra em operação na cidade de Pranchita
Com essa unidade, a Sanepar aumenta produção de água e contribui para a suspensão do rodízio no abastecimento
O gerente geral da Sanepar, Renato Mayer Bueno, comemora a antecipação na operação do poço. “A Sanepar, que fez todos os esforços para manter o fornecimento de água para a população, também se empenhou para que o novo poço pudesse integrar o sistema o quanto antes, garantindo o fornecimento de água em quantidade, qualidade e regularidade”, explica Renato.
As obras de perfuração e de interligação desse poço foram feitas emergencialmente para poder suprir a demanda de água das duas cidades. Os poços, instalados em Santo Antônio do Sudoeste, perderam suas vazões em razão da prolongada estiagem que atinge o Paraná. Com a falta de chuvas regulares, os mananciais entram em 2020, e perduram até agora, com volumes de água abaixo da normalidade. Algumas medidas operacionais foram adotadas, inclusive, a utilização de caminhões-pipa para complementar o abastecimento. Porém, essas ações não foram suficientes para a recuperação dos níveis e vazões. A alternativa encontrada foi a contratação de obras de implantação de mais um manancial para garantir que as duas cidades tenham regularidade no fornecimento de água.
Com 225 metros de profundidade, o poço passa a fornecer água para Pranchita, enquanto os outros dois poços irão abastecer Santo Antônio do Sudoeste. Os sistemas de abastecimento vão permanecer integrados para assegurar o abastecimento nas duas cidades em qualquer eventualidade.
INVESTIMENTO -O valor do investimento nessa ampliação foi de mais R$ 1,7 milhão. Além da perfuração do poço, foram instaladas as unidades de tratamento e elétrica. Para o transporte da água foram assentados 1.332 metros de tubulação, que vai do tratamento até o reservatório em Pranchita.
APOIO– O gerente lembra também que a compreensão e a colaboração de todos foram fundamentais para os sistemas superassem essa crise. “Precisamos agradecer o apoio do Poder Público de Pranchita e de Santo Antônio do Sudoeste, dos veículos de comunicação que nos ajudaram a divulgar as informações diárias e aos moradores das duas cidades por contribuírem com o uso racional da água nos momentos mais críticos”, destaca Bueno.