Obra de R$ 4,2 milhões para ampliar saneamento em Tibagi entra na reta final
Sanepar promove encontro com as famílias do bairro Beira Rio na quinta-feira (25), no Teatro Municipal, para orientar quando e como os imóveis devem ser ligados à rede de esgoto
A obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Tibagi avança para sua fase conclusiva. Com um investimento de R$ 4,205 milhões, o projeto da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai possibilitar o acesso aos serviços de esgoto para 61 famílias do bairro Beira Rio.
Diante do avanço da obra, a Sanepar promove, nesta quinta-feira (25) uma reunião com os moradores da região beneficiada pelo empreendimento. O encontro será às 19h no Teatro Municipal e servirá, principalmente, para orientar a população sobre a correta ligação dos imóveis à rede coletora de esgoto após a conclusão da obra.
A OBRA - O empreendimento engloba uma infraestrutura completa, incluindo a construção de mais de 1,3 quilômetros de rede coletora de esgoto, 61 ligações prediais, coletores e linhas de recalque. O investimento também serviu para ampliar e readequar duas estações elevatórias, e a construção de uma nova elevatória de esgoto, no bairro Beira Rio.
A obra está na reta final, na fase de instalações elétricas. A previsão da Sanepar, que retomou os trabalhos no ano passado após o descumprimento de contrato pela primeira ganhadora da licitação, é entregar o empreendimento até o fim de agosto.
COMPROMISSO – "Nosso compromisso é entregar essa estrutura para que os moradores de Tibagi possam ter acesso ao esgoto coletado e tratado no menor tempo possível”, afirma o gerente de Projetos e Obras da Sanepar na região Sudeste, Joel Pires.
O gerente reforça que as ampliações na infraestrutura de esgoto contribuem para o destaque da cidade entre os municípios do Paraná e do Brasil com excelentes índices de saneamento. Tibagi, atualmente, conta com 100% de atendimento com água tratada e 92% de cobertura pelo esgotamento sanitário, ultrapassando antecipadamente as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, que prevê atendimento de 90% pelo sistema de esgoto até 2033.
ALERTA - Embora a tubulação da rede coletora já tenha sido instalada em frente às residências, a Sanepar alerta aos moradores do bairro Beira Rio para que aguardem a liberação formal da Sanepar para interligar a saída de esgoto dos imóveis à rede pública.
Para que o sistema funcione corretamente, as obras e instalações elétricas da estação elevatória Prainha precisam ser finalizadas. Esta elevatória é o equipamento responsável por bombear o esgoto da rede coletora até a estação de tratamento. Antes de sua conclusão, a rede ainda não possui o escoamento necessário e o esgoto pode extravasar nas vias públicas ou até mesmo retornar para dentro dos imóveis.
Interligar o imóvel antes da autorização formal gera graves transtornos ambientais e de saúde pública, causando mau cheiro e proliferação de insetos, configurando inclusive risco de crime ambiental. Assim que o sistema estiver pronto para operar, a Sanepar entregará um comunicado oficial por escrito em cada imóvel, autorizando a ligação.
ENCONTRO COM A COMUNIDADE - Para esclarecer todas as dúvidas e orientar a população, a Sanepar convida os moradores do bairro Beira Rio para uma reunião comunitária na próxima quinta-feira (25), às 19h, no Teatro Municipal.
A presença dos representantes das 61 famílias beneficiadas pelas obras em andamento é considerada indispensável. Essas famílias receberão o convite diretamente em suas casas.
Durante o evento, a comunidade geral receberá orientações detalhadas sobre o andamento da obra e instruções de como e quando fazer a interligação do imóvel da forma correta. Também serão abordados temas como o funcionamento do sistema de tratamento de esgoto, as diretrizes do Código Estadual de Saúde, as tarifas praticadas pela Companhia e as regras para o cadastro no programa Água Solidária.
Serviço:
Reunião com moradores do Beira Rio
- Data: 25/06/2026
- Horário: 19h
- Local: Teatro Municipal de Tibagi – Rua Padres Redentoristas, 1147