Produção de água é retomada, abastecimento normalizará gradativamente no domingo
Nesta manhã, estão chegando à estação 335 litros de água por segundo
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) comunica que retomou na manhã desta sexta-feira (15) o processo de tratamento de água em Maringá. Por volta das 8h da manhã estavam chegando à estação 335 litros de água por segundo (cerca 30% da média de tratamento que é de 1.100 l/s). A Captação está funcionando, neste momento, com dois conjuntos motobombas.
Ainda nesta sexta-feira, mais um conjunto motobomba será instalado, ampliando a produção para 50% da capacidade. Na parte da manhã, toda a água tratada produzida será encaminhada para as unidades de reservação. A previsão é a de que a partir das 14h os bairros localizados nas partes mais baixas da cidade comecem a receber água. A normalização do sistema será gradativa e deverá acontecer no domingo (17).
ATENDIMENTOS EMERGENCIAIS – Cinco pontos de atendimentos emergenciais estão disponibilizados à população: Praça Miguel de Oliveira, no conjunto Requião; Avenida Paiçandu com Riachuelo (em frente ao Centro Esportivo da Vila Operária); Avenida Kakogawa, esquina com Avenida das Palmeiras; Avenida Tuiuti, em frente ao Colégio Tancredo Neves, no Conjunto Ney Braga; Rua Bem-Te-Vi com Rua Iven Lagoano Pacheco; Jardim Aeroporto, na Rua José Balan, entre a Avenida Sincler Sambatti e a Rua Alo Ticoulat Guimarães; Jardim Alvorada, na rua São Silvestre, ao lado da Estação de Tratamento de Água. O atendimento está sendo feito das 8h às 22h, até que o abastecimento seja normalizado em toda a cidade.
NOVA ESPERANÇA - A Sanepar informa que na tarde da quinta-feira (14) executou serviços de dragagem do Ribeirão Paracatu, manancial de abastecimento de Nova Esperança, para a retomada da captação da água. Na manhã desta sexta-feira (15), os técnicos realizam a limpeza das canaletas de entrada e do poço de sucção dos crivos das bombas. “Caso não tenhamos nenhum contratempo, poderemos iniciar a captação já no período da tarde”, afirma Valteir Galdino da Nobrega, gerente regional de Maringá, responsável pelo abastecimento de Nova Esperança. Os trabalhos de retirada dos sedimentos no leito do rio, que está totalmente assoreado, continuam.
A distribuição de 2 milhões de litros para 70% da população por meio da produção de água de dois poços continua. A Sanepar também disponibilizou à população um ponto para o abastecimento emergencial: na Avenida Santos Dumont, 503. Também o caminhão-pipa, que realiza o abastecimento do hospital, creche e postos de saúde, quando não está realizando esse serviço, percorre ruas dos bairros, abastecendo os moradores.