Loading spinner
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Professores fazem capacitação para o programa Pingo D’Água

Material didático distribuído para professores e alunos tem patrocínio da Sanepar

24/05/2013

Com o apoio da Sanepar, o Consórcio Intermunicipal para Proteção Ambiental do Rio Tibagi (COPATI) promoveu na última quarta-feira (22), em Telêmaco Borba, curso de capacitação para o Programa de Educação Ambiental Pingo D’Água. Ministrado pelo professor José Carlos de Paula e demais membros da equipe do COPATI, o encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, reunindo 120 professores dos municípios de Telêmaco Borba, Ventania, Sapopema, Figueira e Curiúva.

O programa Pingo D’Água tem como objetivo contribuir para a proteção da Bacia Hidrográfica do Rio Tibagi através da educação ambiental. Já na 12ª edição do programa, a capacitação é voltada para professores do 5º ano da rede municipal de ensino. Eles trabalharão durante todo o ano na sensibilização dos alunos da região da bacia sobre os problemas ambientais existentes, buscando incentivá-los na busca de soluções alternativas para proteger e recuperar o ecossistema do Rio Tibagi.

Além de contribuir com apoio técnico, o material didático distribuído pelo programa Pingo D’Água recebeu patrocínio da Sanepar. A cartilha é disponibilizada em duas versões, sendo uma dirigida aos alunos e outra um manual para os professores.

Saneamento - O saneamento ambiental está entre os sete grandes eixos temáticos trabalhados pelo Pingo D’Água. Durante a capacitação em Telêmaco Borba, Alciléia Jakeline Félix da Silva e Crislaine Mendes, da Unidade de Educação Socioambiental da Sanepar, abordaram a importância do saneamento ambiental no contexto de bacias hidrográficas e apresentaram as ações educativas da empresa nos processos de tratamento da água e de coleta e tratamento de esgoto. Elas ressaltaram o Compromisso do Rio ao Rio, que norteia a atuação da Sanepar. Os demais eixos temáticos tratados pelo programa são: Água, fonte de vida; O surgimento da humanidade e sua evolução; Alteração ambiental; Uso racional da energia elétrica, Cidade limpa e Educação ambiental.

Em junho, professores dos municípios de Ponta Grossa, Guamiranga, Teixeira Soares, Piraí do Sul, Reserva, Tibagi, Imbaú e Ortigueira também irão participar de capacitação para o programa.

Galeria de fotos

24052013_pingo_dagua2.jpg