Projeto vai capacitar mais 2.440 professores em 35 municípios
Dois encontros já aconteceram e viabilizaram a capacitação de 48 professores das cidades de Arapongas e Apucarana. O programa aborda, entre outros assuntos, o saneamento ambiental com foco no uso correto da rede coletora de esgoto. O tema, que vem sendo fortemente trabalhado pela Sanepar como fator essencial para a proteção dos mananciais, foi apresentada pelo técnico de meio ambiente Silvio Fachini e pela gestora ambiental Andréa Fontes da Silva, ambos da Unidade de Serviço de Educação Ambiental (USEA), de Arapongas e Londrina, respectivamente. Para julho estão previstos mais dois encontros: Leópolis (20) e Cornélio Procópio (27).
A presidente do Copati, Lúcia Helena Batista Gratão, afirma que o Pingo D’Água é um programa consolidado e que cumpre seu papel junto à comunidade. “A formação dos professores como multiplicadores é essencial. Trabalhar com água é trabalhar com confluências, encontros e parcerias. Sem eles as coisas não acontecem”, comenta. “Estamos envolvendo os municípios, professores e alunos e assim fazendo que cada pingo de sensibilização forme a grande bacia”, destaca.
Parceria - A Sanepar é parceira do Copati no Pingo D’Água desde sua criação, há 11 anos. O programa coleciona quatro importantes prêmios: Expressão Ecologia – 2003, Ministério das Cidades – 2006, Agência Nacional das Águas (ANA) – 2008 e Ministério do Meio Ambiente – 2010. No total, já foram envolvidos 12 mil educadores e 150 mil alunos, de 36 municípios. Neste ano, a Sanepar está viabilizando todo o material didático para professores e alunos. O investimento é de R$ 50 mil. Além dos recursos, a Sanepar fornece conhecimento e apoio técnico.
Além da Sanepar e Consórcio Cruzeiro do Sul, os demais parceiros do Pingo D’Água, são da iniciativa privada: Klabim Papéis, BRF Brasil Foods, Rondopar, Econorte, Tamarana Metais, Cia Cacique, Cia Iguaçu, Dori Alimentos, Karamuru Alimentos, Pedreira Ica, Confepar, Tetra Pak, Transportes Coletivos Grande Londrina e Milênia Agrociências.