Propriedades rurais de São João e Chopinzinho serão pesquisadas
Sanepar e parceiros dão continuidade às ações na bacia do Rio Capivara
Este trabalho faz parte das ações socioambientais que vêm sendo desenvolvidas desde o início deste ano, com intuito de proteger e preservar o Rio Capivara, que, atualmente, é o responsável pelo abastecimento de mais de 8 mil habitantes das cidades de São João e de Sulina. Tais atividades estão sendo feitas pelo Grupo de Trabalho (GT), formado pela Sanepar, prefeituras de Chopinzinho e São João, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Emater, Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab).
De acordo com um dos membros do GT, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Chopizinho, Luiz Pasquali, é necessário fazer um mapeamento dessas propriedades. Nos últimos anos houve mudança significativa das explorações agrícolas e do sistema de produção no entorno da bacia do manancial, com o aparecimento de novas culturas e produções, como avicultura, horticultura e leite. “Antes, a exploração era reduzida basicamente ao cultivo de soja e milho. Devemos estar atentos a essas alterações, inclusive para o uso de novos defensivos agrícolas que, se aplicados de forma incorreta, podem prejudicar o meio ambiente.”
O gerente regional da Sanepar em Pato Branco, Aderbal Roncatto, informa que análises recentes mostraram alterações da água in natura do Rio Capivara, o que deixou o GT em alerta. “A Sanepar garante a qualidade da água distribuída à população, por meio de análises diárias feitas por nossa equipe técnica. Também focamos a preservação dos rios da região, para que no futuro a água desses mananciais não seja inviabilizada para o consumo humano. A realização deste trabalho servirá como exemplo para a gestão ambiental de outros mananciais”, ressalta.
Trabalho coletivo – A gestora ambiental da Sanepar, Marilucia Cyrino, diz que em paralelo a essa pesquisa, a Sanepar e os órgãos parceiros estão promovendo ações de educação socioambiental com a população. Recentemente foi realizado encontro na comunidade de São Francisco, em Chopinzinho. “Cerca de 50 proprietários rurais estiveram reunidos para receber informações sobre os cuidados com o manejo do solo e o uso da água”, ressalta.
Além disso, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, por meio do Núcleo Regional de Pato Branco, enviará a partir da próxima semana orientação as empresas de planejamento agrícola sobre os cuidados a serem tomados na hora de prescrever as recomendações técnicas aos agricultores, “para garantir a eficiência do tratamento e não provocar danos à saúde pública”, informou a engenheira agrônoma, Adriana Lazaroto.