Loading spinner

Safári Noturno é a principal atração da Sanepar na Expoingá

Além dos 60 animais empalhados, visitantes também receberão informações sobre a importância da água

08/05/2013

A Sanepar participa da 41ª Expoingá, Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá, que está entre as cinco maiores feiras agropecuárias do Brasil. Com estande de 150 metros quadrados, a Sanepar vai movimentar a feira com uma grande exposição de 60 animais taxidermizados (empalhados) e vai destacar a importância da economia da água. O estande está localizado na área externa, próximo à arena de shows e rodeios. A exposição será aberta nesta quinta-feira (9) e funcionará das 10h ás 23h, até o dia 19 de maio.

Os animais estarão ao longo de uma trilha de 16 metros, chamada Safári Noturno, repleta de aves, répteis e mamíferos de diferentes regiões do Paraná, do Brasil e até do mundo. Todos os animais empalhados são do acervo do Instituto Harpia de Pesquisa em História Natural, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Cornélio Procópio e foi montado em um período de 55 anos.

No Safári Noturno, todo o trajeto é realizado pelo visitante com iluminação de lanternas. No espaço, será possível ver, em tamanho natural, um tigre de bengala, o maior carnívoro do planeta, animal ameaçado de extinção, com três metros de comprimento e cerca de 300 quilos, um lobo-guará, característico da região dos Campos Gerais, uma cotia, responsável por grande parte do plantio da araucária no Paraná e uma harpia ou gavião-real, maior águia do planeta. Também estarão presentes o macaco-mandril, que vive em bandos na África Ocidental e o macaco-siamango, originário das florestas das montanhas da Malásia e a coruja rasga-mortalha, ou suindara.

De acordo com o presidente do Instituto e diretor do Departamento de Museu e Taxidermia da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil, João Galdino, que é odontólogo e biólogo, os animais empalhados foram recolhidos em apreensões feitas pelo Ibama e pela Polícia Federal, em poder de caçadores. Outros morreram em cativeiros ou zoológicos.

Água – Em seu estande, a Sanepar também vai demonstrar aos milhares de pessoas que deverão passar pela exposição, a importância do uso racional da água. O visitante terá dicas sobre leitura de hidrômetro, identificação de vazamentos e desperdício nos diferentes pontos do imóvel. A ideia é provocar a reflexão sobre a importância dos animais, das florestas e do ambiente de onde vem a água, sempre buscando a valorização e a conscientização sobre a importância do produto. De maneira prática, será demonstrada a influência dos modelos de torneiras e válvulas de descargas no consumo de um imóvel.

 

Galeria de fotos

130201_estande_simula_safari_noturno_no_show_rural2.jpg
130201_estande_simula_safari_noturno_no_show_rural1.jpg