Loading spinner

Sanepar completa 53 anos de trabalho para melhorar os índices do setor

Os índices de prestação dos serviços estão muito acima da média nacional

22/01/2016

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) celebra neste sábado (23) os 53 anos de sua criação. A Sanepar atua em 345 dos 399 municípios paranaenses e em um do Estado de Santa Catarina. São atendidas diariamente com água tratada cerca de 11 milhões de pessoas e coletado e tratado o esgoto doméstico gerado por mais de 7,5 milhões de paranaenses. Para tanto, estão instaladas 2.979.359 ligações de água e 1.859.533 ligações de esgoto.

Os índices de prestação dos serviços estão muito acima da média nacional. A cobertura com água já foi universalizada, pois 100% dos clientes urbanos estão conectados à rede da Sanepar. Enquanto na média nacional nem 50% dos moradores contam com a coleta do esgoto, 67% dos clientes da Sanepar dispõem do serviço na frente do seu imóvel. A malha de rede de água espalhada nas cidades atendidas pela Sanepar chega a 49,6 mil quilômetros. A de esgoto supera os 31 mil km.

Hoje, Curitiba é, entre as capitais estaduais de todo o país, a que apresenta os melhores índices de cobertura. No Paraná, está instalada a segunda cidade melhor saneada do Brasil: Maringá. Outras grandes também ocupam lugar de destaque no cenário nacional, como Londrina, Cascavel, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa. Todas as detentoras de índices privilegiados são operadas pela Sanepar.

Estar neste ranking não é fruto do acaso. Ao contrário, esta posição vem sendo conquistada dia após dia, com muito trabalho, dedicação, renúncia e até sacrifício pessoal dos empregados que trabalham em processos mais exigentes”, destaca o presidente da Companhia, Mounir Chaowiche.

A Sanepar faz ainda a coleta dos resíduos sólidos de Cianorte e Cornélio Procópio e opera os aterros sanitários destas duas cidades. No aterro de Cianorte, também recebe e faz a gestão ambientalmente correta dos resíduos gerados em Terra Boa, São Tomé e Guaporema. Em Apucarana, a Companhia presta o serviço de operação do aterro. Nos três aterros, onde chegam 60 mil toneladas/ano de resíduos, o serviço beneficia 250 mil pessoas dos seis municípios.

HISTÓRIA - Nascida como Agepar, teve a identificação alterada, mas se mantém firme no seu propósito inicial que é vencer os desafios do saneamento básico. A empresa atua em três processos do setor: abastecimento da população com água tratada, coleta e tratamento do esgoto doméstico e gestão dos resíduos sólidos urbanos. O sistema de drenagem continua sob responsabilidade da prefeitura.

A Sanepar foi criada por inspiração do Governador Ney Braga com o objetivo de abrir novos horizontes no setor de saneamento, até então estrangulado e carente de recursos face às antiquadas normas adotadas. Por isso, a Sanepar fixou uma nova política de saneamento, incumbindo-se de estudar, projetar, construir e administrar os serviços de abastecimento de água e sistemas de esgotos sanitários, mediante a efetiva colaboração de entidades municipais.” Este texto, publicado no primeiro Relatório das Atividades da Companhia, continua atual, pois ainda é necessário manter equipes debruçadas em estudar, projetar, construir e administrar os serviços em estreita parceria com as prefeituras. Com a Lei do Saneamento, esta parceria se dá por meio do Plano Municipal de Saneamento (PMSB), pelo qual são traçadas as metas para o setor.

Galeria de fotos

novo_laboratorio_central-taruma_ctba_033.jpg